• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LAG1307
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Viticultura I

Código: LAG1307    Sigla: VITI1
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 37 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 2,5 30 70

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_3NOITE

Teórico-Práticas: 0,00

LAG_3A

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Manuel Adão Marques Pacheco Botelho Moreira - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Adão Marques Pacheco Botelho Moreira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a realidade da produção vitícola nacional, europeia e mundial. Conhecer e identificar os diversos órgãos da videira; Entender as funções dos diversos sistemas de condução e dos vários tipos e processos de poda e dos respetivos fatores que os condicionam e assim, adquirir as competências necessárias para poder de uma forma fundamentada, executar a condução e a poda da vinha.   

Conteúdos programáticos

Caracterização da viticultura mundial, europeia e nacional. Sua importância económica e social. A Organização Comum de Mercado da vinha e do vinho. Sistemática da videira. Morfologia da videira: Raiz; Caule; Folha; Gomos; Gavinhas; Inflorescências; Flor: Fruto. Dormência da videira. 5. Poda. Objectivos. Tipos de poda. Determinação da carga. Mecanização da poda. Pré-poda. Principais sistemas de condução e parâmetros para a sua escolha.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com a caracterização da produção vitícola a nível mundial, europeu e nacional, fornece-se aos alunos conhecimentos sobre a produção e o mercado da uva e do vinho.  O estudo das particularidades morfológicas da videira, quer nas aulas teóricas quer nas práticas de campo, os alunos adquirem competências para poderem descrever morfologicamente videiras e assim avaliarem o seu estado produtivo e vegetativo. O conhecimento dos diversos sistemas de condução utilizados para as videiras e dos factores que os condicionam, irá desenvolver competências para a sua eleição e utilização. Com as bases teóricas que fundamentam a poda, nas videiras e as aulas práticas desenvolvidas na vinha e com as visitas de estudo, os alunos adquirem competências para uma execução fundamentada e crítica da condução e poda.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas, que constarão de uma parte em sala e outra no campo, para a execução de práticas culturais como a poda. Visitas de estudo com a finalidade de conhecer a realidade produtiva e as técnicas utilizadas em viticultura.


Avaliação

Avaliação:
- Avaliação contínua = Prova escrita (PE) = 1 ; Prova prática (PP) = 1;
- Fórmula de dispensa de exame final - 0,75 (PE) + 0,25 (PP); ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores;
- Condições de admissão a exame: estar inscrito na unidade curricular;
- Exame final: uma prova escrita ou prova escrita + prova prática;
- Classificação final de exame = 0,75 (PE) + 0,25 (PP) igual ou maior que 10; Ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Exposições teóricas complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, para que o contacto com a realidade não só forneça conhecimentos sobre as diferentes técnicas culturais, assim como demonstre a necessidade dos conhecimentos teóricos, permitindo assim uma aprendizagem mais fundamentada das diferentes práticas culturais em viticultura.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Champagnol, F. (1984) Elements de Physiologie Vegetal et de Viticulture Géneral. Edição F. Champagnol.
Galet, P. (1993) Precis de Viticulture. Edicão P. Galet.
Galet, P. (1991) Precis d¿ Ampelographie Pratique. Edicão P. Galet.
Magalhães, N. (2015) Tratado de Viticultura. Edição Esférica Poética.
Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa.
Revista : Le progrés agricole et viticole. Montpellier : Sté le Progrés et viticole,
Castro, R., Cruz, A., Botelho, M. (2015). Sistemas de Condução da Vinha. Bayer
Castro, R., Cruz, A., Botelho, M. (2006). Tecnologia Vitícola ¿ Bairrada. Comissão Vitivinícola da Bairrada