Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas, dinâmica e evolução das populações, conservação e biodiversidade, técnicas de análise ambiental, legislação e políticas de ambiente.
Conteúdos programáticos
1. Panorama ambiental em Portugal e no mundo. 2. Objetivos, princípios e
conceitos de ecologia. 3. Influência do ambiente sobre os organismos.
Adaptação e variabilidade dos organismos e populações. 4. Relações
tróficas, cadeias alimentares e relações intra e interespecíficas. 5.
Organização e diversidade de comunidades, ecossistemas e biomas; os
ecossistemas mediterrânicos. 6. Dinâmica e demografia das populações:
efetivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial,
crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e
sucessão ecológica. 7. Métodos de amostragem de populações animais e
vegetais e sua identificação taxonómica. 8. Estudo da paisagem. Origem
da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 9.
Biodiversidade, Conservação e Desenvolvimento Sustentável. 10. Poluição e
Bioindicadores. 11. Sistemas de Gestão Ambiental e Legislação Ambiental
e Políticas de Ambiente: no âmbito das Nações Unidas, da UE e Portugal.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre o funcionamento dos ecossistemas e sobre os principais impactos ambientais da atividade antropogénica. Igualmente, através da análise dos problemas e dos desafios ambientais, mas também dos instrumentos de gestão ambiental, esta UC pretende dotar os alunos das competências necessárias para promoverem o desenvolvimento sustentável em diversas atividades.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.
Avaliação
Avaliação
1 - Condições para admissão a exame
final: Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a
exame final (o exame final consta da realização de uma prova escrita).
2 - Condições de dispensa a exame final: (1)
Realização de uma prova escrita
(PE); (2) Apresentação oral de um trabalho (AO); (3) Realização de
fichas de avaliação de conhecimentos durante as aulas (FA) (para efeitos
de avaliação serão consideradas as três fichas com melhor
classificação; (4) obter uma classificação mínima de 8,0 (oito) valores em
cada uma das componentes de avaliação indicadas.
Classificação final = 50% PE + 30% AO + 20% FA.
3.
As provas de avaliação poderão ser realizadas através da plataforma
MOODLE; se tal se verificar, implicam pré-inscrição no Moodle da unidade
curricular até 36 horas antes da data da sua realização (a não
inscrição impede a realização da prova).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os principais aspectos da ciência ecológica e da sua aplicabilidade. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC. Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta. Casetta, Elena, 2018. Biodiversidade: o que é e porque é importante. Gradiva. Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco. Molles JR., Manuel C.& Sher, Anna A. (2019). Ecology: concepts and applications. New York: McGrawHill Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press. Oliveira, Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel Edições Técnicas, Ldª. Pereira, H.M.L.F., 2009. Ecossistemas e bem-estar humano: avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora. Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Soares, A. & Cunha F., 2010. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Verlag Dashöfer.