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Biotecnologia Alimentar I

Código: LBBA1202    Sigla: BTAL1
Área Científica: Indústrias Alimentares

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 13 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_2

Ensino Teórico: 13,50
Ensino Prático e Laboratorial: 20,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   1,00
António José Faria Raimundo - ESA   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   1,00
António José Faria Raimundo - ESA   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimento em:
- Tecnologias para obtenção de produtos de origem animal (POA) (carne, leite, produtos da pesca, ovos e mel e derivados);
- Aplicação da biotecnologia na obtenção das matérias-primas até ao produto final, incluindo embalagens, outros ingredientes, tempo de vida útil, segurança alimentar e características físicas; na obtenção de produtos de conveniência, com boas características nutricionais e no desenvolvimento de novos produtos; genética e culturas celulares;
- Biotecnologia como mais-valia nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, prioridades globais para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Os técnicos terão capacidade para se enquadrarem em atividades de produção, gestão e controlo, a compreensão da multidisciplinaridade necessária para ligar diferentes etapas da cadeia de produção e para a resolução de problemas e integração em atividades de I&D aplicada e promoção do desenvolvimento de novos produtos.

Conteúdos programáticos

Estudo das tecnologias e aplicação da biotecnologia na obtenção de POA: definições e tipos, grupos e classificação, ingredientes, etapas e processos, instalações e equipamentos; acondicionamento, embalagem e rotulagem; armazenamento; refrigeração e congelação; caraterísticas da qualidade dos produtos e derivados; controlo da qualidade e da segurança; rastreabilidade; legislação, normas e guidelines; impacto ambiental; planeamento, organização, controlo de custos; desenvolvimento de novos produtos e serviços. Desenvolvimento da biotecnologia na obtenção de produtos de conveniência, com boas características nutricionais e outros benefícios para a saúde.
A tecnologia enzimática e microbiana ao serviço da transformação das matérias-primas de origem animal. Perspetiva da utilização da genética e de culturas celulares na obtenção de similares destes produtos.
Estudo da contribuição da biotecnologia alimentar nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos referem etapas, fatores da cadeia de produção e compreensão da biotecnologia alimentar de POA, tecnologias, formas de gestão, controlo e aplicação. Isto permitirá desenvolver estudo e trabalho autónomos que permitirão alcançar conhecimentos, aptidões, métodos e competências adequadas à sua inclusão na aplicação da biotecnologia em POA.
Serão apresentadas as diferentes formas de obtenção e características das matérias-primas e influência da biotecnologia na obtenção de POA, prós e contras ligados à produção e ao seu consumo, assim como os processos biotecnológicos atualmente utilizados e os previsivelmente a introduzir. Assim, será possível analisar todas as etapas e fatores e aplicar ferramentas de gestão, do controlo da qualidade e da segurança. O estudante contactará com os aspetos que o ajudarão a dominar as atividades dos clusters de empresas de POA e a propor alternativas, adaptação às condições do mercado e aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os métodos pedagógicos utilizados são:
Método expositivo (sessões teóricas);
Método demonstrativo e ativo (sessões práticas e laboratoriais, trabalhos de campo e desenvolvimento do trabalho de pesquisa em grupo (TPG)). O tema do TPG poderá ser o desenvolvimento de um novo produto alimentar de origem animal ou um já existente que cumpra os ODS.



Avaliação

Os estudantes matriculados na UC estão admitidos a exame final (prova escrita);


A avaliação contínua será constituída por duas provas escritas (PE1 e PE2) (60%) e um trabalho de pesquisa em grupo (TPG), grupo com máximo de 3 estudantes e apresentação (40%). 
Os estudantes podem dispensar do exame final desde que entreguem obrigatoriamente o TPG e assistência obrigatória no mínimo a 75% (3/4) das sessões. 
A Fórmula de dispensa total é: 
                                                  DISP= 0,6 ((PE1 + PE2)/2)+ 0,4TPG (60% trabalho+ 40% apresentação) 
A média das PEs tem de ser igual ou maior que 10 e a classificação mínima de 8 valores em cada uma delas.

Exame final: 1 prova escrita (70%) + nota do trabalho escrito entregue (30%).

Para os estudantes que não frequentaram a avaliação contínua, 1 prova escrita, com classificação igual ou maior que 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teóricas e teórico-práticas, em sala e complementadas com atividades em oficinas tecnológicas e em laboratórios, os estudantes: receberão dos docentes as principais pistas referentes ao produto, praticarão os diversos processos tecnológicos e técnicas de controlo laboratorial. Através de tutoriais expandirão autonomamente as pistas que lhes serão fornecidas e arrumarão de forma metódica ferramentas e informação e fontes de informação relevantes. O trabalho de pesquisa permitirá aos docentes, em sessões tutoriais conduzir os estudantes a atingir os objetivos propostos serem alcançados na unidade curricular e adaptar o trabalho desenvolvido ao grupo-alvo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Aberle, E.; Forrest, J.; Gerrard, D.; Merkel, R. A.; Mills, E.; Judge, M. (2012). Principles of Meat Science. 5th ed. Dubuque: Kendall Hunt Publishing Company. ISBN: 978-0-7575-9995-8
- Belitz, H. D.; Grosch, W.; Scieberle, P. (2012) Química de los alimentos. (3.ªed). Editorial Acribia, S.A. Zaragoza. 938 pp.
- Bremner, A. H. (2002). Safety and Quality Issues in Fish Processing. CRC Press. ISBN: 9780849315404
- Fellows, P. J. (2006). Food biotechnology. (K. Shetty, G. Paliyath, A. Pometto, & R. E. Levin, Eds.) (2.ªed.). Boca Raton: Taylor & Francis Group, LLC. https://doi.org/10.1533/9781845696344.2.229
- Ranjan, S. & Jadhav, V. J. (2015). Quality Control of Dairy and Meat Products. (1.ªed.). Astral International Pvt. Ltd.181 pp.
- Stahl, U., Nevoigt, E., & Donalies, U. E. B. (2008). Food Biotechnology. (T. Scheper, Ed.), 111 Advances in Biochemical Engineering Biotechnology. Verlag Berlin Heidelberg: Springer. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004