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Bioeconomia e Bioempreendedorismo

Código: LBBA1303    Sigla: B&B
Área Científica: Ciências empresariais

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 12 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_3

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Carlos Pedro Oliveira Santos Trindade - ESA   0,80
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA   0,27
Marta Isabel Gigante Barradas - ESA   2,13
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se proporcionar:

- A compreensão dos conceitos e metodologias utilizados em economia com foco, na natureza do raciocínio económico e na definição dos mecanismos económicos;
- A familiarização com os principais conceitos de marketing, enquanto ferramenta que permite identificar necessidades e avaliar o mercado;
- O conhecimento dos conceitos de empreendedorismo e bioempreendedorismo, apresentando os modelos de negócio e o processo de criação de valor;
- O acesso a um conjunto de técnicas utilizadas para gerar ideias de negócio, em especial na área da biologia e da biotecnologia.

No final da aprendizagem os estudantes deverão estar capazes de integrar todos os conhecimentos e adquirir a capacidade de avaliar a atratividade de novas ideias, conceitos ou oportunidades de negócios na área da biologia e da biotecnologia, utilizando metodologias de apoio à geração de ideias e à sua implementação, como por exemplo ao modelo de negócios de Canvas.

Conteúdos programáticos

Economia vs Economia circular vs Bioeconomia. Bioeconomia verde e Bioeconomia Branca. A transição para a Bioeconomia circular. Estratégia Europeia de Bioeconomia e Plano de Ação para a Economia circular. Relações com os Objetivos de desenvolvimento sustentável e com a Agenda 2030. O impato e os obstáculos à aplicação da Bioeconomia Circular. Economia: escassez de recursos, custos de oportunidade e escolha; microeconomia vs macroeconomia; soluções do problema económico. Economia da Procura e da Oferta. Mercados e formação de preços. Introdução ao Marketing: Estudos de mercado. Avaliação de mercado, segmentação e Posicionamento. Estratégias de marketing. Conceção e inovação de produtos e serviços: processo de desenvolvimento dos produtos, ciclo de vida do produto e sua sustentabilidade. Empreendedorismo: Conceitos. Atitude empreendedora e o Bioempreendedorismo. A geração de ideias. A proposta de valor e modelo de negócios. Ferramentas de suporte ao empreendedorismo. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, os conteúdos programáticos pretendem assegurar a integração dos conhecimentos em Economia, Marketing e Empreendedorismo aplicados em Biociências. A articulação entre conteúdos programáticos e objetivos da u.c. pretende uma transmissão de conhecimentos mais efetiva e uma troca de experiências enriquecedora e inovadora. O conteúdo programático desta u.c. foi construído para proporcionar as bases de um entendimento amplo e atual da transição ecológica e sustentável que contém as necessidades e potencialidades de todos os países e regiões da UE. Adicionalmente aos conceitos técnicos de introdução à Economia, apresentam-se as políticas económicas e os modelos de negócio na ótica do uso eficiente de recursos na perspetiva de combinar a sustentabilidade económica com a sustentabilidade social e ambiental.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia utilizada segue o regime presencial em sala onde se procura interligar o método expositivo com foco no diálogo e na participação dos estudantes, nomeadamente, com a discussão crítica de exemplos de estratégias e ações de marketing de fontes diversas. Os desafios propostos para a realização dos trabalhos de grupo devem promover a sua atitude empreendedora.Alia-se ainda o regime não presencial beneficiando da informação que se disponibiliza na plataforma de ensino à distância e da pesquisa em bases de dados eletrónicas. Os alunos deverão incrementar a sua criatividade, versatilidade e capacidade de comunicação oral e escrita.


Avaliação

Regime de avaliação:

- A assistência às aulas é facultativa.
- Avaliação periódica: uma prova escrita (PE) e um trabalho de grupo, escrito (TE) com apresentação e discussão oral (AO).
- Fórmula (de dispensa de exame final): 50% PE + 30% TE + 20% AO = ou > 10 valores e obtenção de um mínimo de 8 valores na prova escrita e de 10 valores no TE+AO.
- Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
- Exame final: 1 prova escrita.
Classificação de exame final:
- exame final (com um peso de 50% na avaliação final) + classificação do trabalho realizado no semestre (TE+AO) (com um peso de 50% na avaliação final); ou
- exame final (100%). 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando-se fundamental que os estudantes inscritos nesta u.c. tenham as competências adequadas para analisarem diferentes situações reais impõe-se uma abordagem expositiva preponderante nas aulas iniciais. Após a compreensão de novos conceitos, é privilegiada a sua integração dominando a interação com e entre estudantes e o progressivo incremento de análises críticas de situações reais em que devem ser relacionados os conhecimentos adquiridos nesta u.c. com os de outras u.c. lecionadas anteriormente de forma a capacitá-los para a análise de cenários possíveis em termos de geração e avaliação de ideias, definição de planos e estratégias para atingir as metas a que se propõem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2018), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.

European Commission. Sustainable bioeconomy for Europe: strengthening the connection between economy, society and the environment, Brussels, 2018. ISBN: 978-92-79-94144-3

Krugman, P. e Wells, R. (2014). Introdução à Economia, 1ª edição, Editora Campus Grupo Elsevier, Brasil.

Osterwalder, A., Bernarda G., Pigneur, Y. e Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor. Ed. Dom Quixote.

https://ec.europa.eu/research/bioeconomy/policy/bioeconomy_en.htm

https://www.rederural.gov.pt/centro-de-recursos?task=download.send&id=1748&catid=46&m=0

https://bbsrc.ukri.org/documents/communicating-the-bioeconomy-2015/

Artigos do Journal of Bioeconomics (Springer)