Código: | LCFB10119 | Sigla: | CG II | |
Área Científica: | Contabilidade |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LCFB1 | 57 | Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre os processos de planeamento e controlo orçamental. Assim, no final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
OA1.Conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão;
OA2. Compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações;
OA3. Conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
CP1: Planeamento e Sistemas de Contabilidade de Gestão.
CP2: Orçamento Anual.
CP3: Custos Básicos.
CP4: Controlo Orçamental.
CP5: Conceção e Implementação de Sistemas de Contabilidade de Gestão.
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O CP1 permite ao estudante conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão (OA1). Os CP2, CP3 e CP4 permitem ao estudante compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações (OA2). O CP5 permite ao estudante conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão (OA3).
Nesta unidade curricular a metodologia de ensino tem base os seguintes métodos:
- Método expositivo (M1);
- Método demonstrativo (M2);
- Método participativo (M3);
- Método ativo (M4);
- Autoestudo (M5).
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes três componentes:
A1. Participação construtiva em aula (15%).
A2. Avaliação individual (40%).
A3. Trabalho em grupo (45%).
Os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3) serão alcançados por intermédio da combinação de cinco diferentes métodos de ensino (M1, M2, M3, M4, M5) e avaliados através da participação individual em sala de aula (A1) a realização de uma avaliação individual escrita (A2) e um trabalho em grupo (A3).
Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão (9.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.
Drury, C. e Tayles, M. (2023). Management and Cost Accounting (12.ª Edição). London: Cengage Learning College.
Jordan, H., Neves, J., e Rodrigues, J. (2021). O Controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (11.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.