Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
São objetivos principais da unidade curricular:
Consolidar e integrar os conhecimentos obtidos nas restantes unidades curriculares do curso, em especial aqueles que tenham uma relação mais direta com o exercício das atividades profissionais para as quais o curso habilita;
Proporcionar aos alunos uma visão prática da realidade das atividades profissionais, num ambiente de simulação empresarial, desde a elaboração de um plano de negócios até à fase da empresa em funcionamento;
Facultar aos alunos uma vivência, num ambiente de simulação da realidade empresarial, dos aspetos relacionados com a ética e a deontologia do exercício das atividades profissionais, que habilite os alunos com os conhecimentos necessários para o exercício da sua atividade profissional em conformidade com as normas legais, éticas e deontológicas em vigor.
Conteúdos programáticos
Constituição da empresa e elaboração do plano de negócio;
Organização contabilística nos termos do SNC (e outras normas oficialmente aplicáveis), desde a receção dos documentos até à sua classificação, registo e arquivo, contemplando atividades dos ciclos operacional, de investimento e de financiamento;
Apuramento de contribuições e impostos e preenchimento das respetivas declarações;
Atividades declarativas para entidades oficiais (Autoridade Tributária, Segurança Social, entre outras);
Encerramento de contas e preparação das demonstrações financeiras e restantes documentos que compõem o ¿dossier fiscal¿;
Preparação da informação contabilística para relatórios e análise de gestão e informação periódica à entidade a quem presta serviços;
Práticas de controlo interno;
Identificação e acompanhamento relativo à resolução de questões da organização com o recurso a contactos com os serviços relacionados com a profissão;
Ética e deontologia profissional associada à profissão.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As atividades da Unidade Curricular de Simulação Empresarial iniciam-se com o processo de constituição de uma empresa, de seguida os alunos elaborarão um plano de negócio, de acordo com a ficha de empresa atribuída. Segue-se a identificação das questões operacionais que se levantam no dia-a-dia da respetiva empresa e encontrar a solução adequada no mercado ou junto dos Serviços Centrais (Central Pública, Comercial e Financeira). Serão selecionados os conhecimentos teóricos e práticos necessários para desenvolver as diferentes tarefas e para encontrar soluções para as questões suscitadas pelo desenvolvimento das atividades operacionais procedendo à sua sistemática aplicação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino tem por base os seguintes métodos: 1. método participativo; 2. método experimental; 3. método ativo; 4. Auto-estudo.
Os alunos deverão desenvolver a atividade empresarial proposta recorrendo ao Simulador disponível.
Avaliação
A avaliação do aproveitamento tem componentes de avaliação contínua e componentes de avaliação pontual (relatórios).
A avaliação é constituída pelos seguintes elementos: a) Relatório inicial (inclui: constituição da empresa + plano de negócios + contabilidade de gestão + controlo interno): 12,5%; b) Cumprimento dos prazos de entrega e correção formal das declarações fiscais (inclui: declarações de IVA, retenções na fonte de IRS, Segurança Social, outras): 10%; c) Relatório intercalar (inclui Demonstrações financeiras intercalares): 10%; d) Auditoria contabilística intercalar (inclui verificações da organização contabilística): 15%; e) Auditoria contabilística global (inclui verificações da organização contabilística): 20%; f) Procedimentos de ética e deontologia profissional: 2,5%; g) Relatório Final (inclui processo completo de prestação de contas + Dossier fiscal): 20%; h) Apresentação oral: 10%.
O método de avaliação da UC é exclusivamente o da avaliação contínua, não havendo lugar à realização de exame final. A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular tem como conteúdo, definido em termos gerais, a gestão corrente de uma empresa e as atividades contabilísticas, fiscais, sociais e legais correlacionadas, assentando numa simulação empresarial. Com a aplicação prática os alunos terão uma vivência, num ambiente de simulação da realidade empresarial, dos aspetos relacionados com a atividade profissional que habilita os alunos com os conhecimentos necessários para o exercício da sua atividade profissional em conformidade com as normas legais, éticas e deontológicas em vigor.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
CNC ¿ Comissão de Normalização Contabilística (2016). Sistema de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt/ Códigos Tributários disponíveis em www.portaldasfinancas.pt Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial da Segurança Social disponíveis em www.seg-social.pt Código das Sociedades Comerciais e legislação conexa disponível em www.pgdlisboa.pt Código do Trabalho (idem) Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e Código Deontológico dos Contabilistas Certificados disponível em https://www.occ.pt