Código: | LE-FE1 | Sigla: | FE1 | |
Área Científica: | Enfermagem |
Página Web: | |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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L3ENF1 | 81 | Licenciatura Enfermagem | 1º | 10,5 |
Ensino Teórico: | 6,00 |
Teórico-Práticas: | 5,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 1,67 |
Seminários: | 0,00 |
Ensino Teórico: | 30,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Seminários: | 0,00 |
Ensino Teórico: | 5,83 |
Teórico-Práticas: | 5,33 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 1,67 |
Seminários: | 0,00 |
Capacidade de aquisição de conhecimentos, análise e interpretação de documentos sobre o funcionamento do sistema de saúde nacional no contexto internacional, plano nacional de saúde, medidas de promoção e prevenção na saúde individual e da comunidade
Capacidade de identificação das etapas históricas da Enfermagem de acordo com a sua natureza ontológica e epistemológica nas dimensões académica e profissional
Capacidade de trabalhar em grupo analisando a importância dos instrumentos básicos e do processo de enfermagem para o processo de cuidados
Capacidade de identificação dos domínios de competência do enfermeiro de cuidados gerais para o exercício profissional
Capacidade de identificação de modelos e teorias de educação para a saúde no processo de cuidados
As organizações como contextos de cuidados de saúde
Sistema de saúde nacional no contexto internacional
Direitos e deveres do cidadão, envolvimento dos atores em contextos de cuidados
Organizações nacionais e internacionais
Plano nacional de saúde, programas de saúde
Conceito de saúde individual e da comunidade
Medidas de promoção e prevenção em saúde
Evolução histórica, ontológica e epistemológica da Enfermagem
Teorias precursoras do pensamento em Enfermagem
Enfermagem como disciplina do conhecimento
As escolas de pensamento
Conceções em Enfermagem
Método e instrumentos básicos
Da componente académica à profissional da disciplina de Enfermagem
Exercício profissional de Enfermagem, competências dos enfermeiros
O corpo no cuidar em Enfermagem
Relação interpessoal e cuidar em Enfermagem
Promoção de saúde e educação para a saúde ao longo da vida
Modelos e teorias de aprendizagem
Planeamento de atividades
Como o programa é organizado em torno dos quatro conceitos de metaparadigma em Enfermagem, as metodologias de ensino foram projetadas com o objetivo de proporcionar uma apropriação gradual e ativa dos conteúdos pelos estudantes; a enfermagem é contextualizada como disciplina e profissão, adotando-se estratégias diversificadas em aulas teóricas e teórico-práticas, considerando os diferentes estilos de aprendizagem de diferentes estudantes. Visa-se a preparação para a subsequente UC de Fundamentos de Enfermagem II, no 2º semestre. Promove-se a análise, interpretação e síntese de documentos sobre o sistema de saúde e a política nacional de saúde no contexto internacional, utilizando sessões expositivas e estratégias que levam à troca de opiniões entre estudantes e professor; estimula-se a expressão e o debate de ideias com pesquisas individuais e em grupo. Visa-se o desenvolvimento da capacidade de compreender e dar sentido aos conteúdos relacionados à natureza ontoepistemológica da Enfermagem como disciplina, na construção das suas dimensões académica e profissional, adotando estratégias de troca de opiniões entre estudantes e professores. A expressão e o debate de ideias e pesquisas individuais e em grupo são mobilizados, essencialmente em aulas teóricas e teórico-práticas. Assumindo-se o estudante simultaneamente como autor e centro da sua aprendizagem, o trabalho em grupo é promovido, recriando cenários de aprendizagem em práticas laboratoriais e seminários.
Método expositivo e interativo. Pesquisa orientada em fontes documentais, desenvolvendo as competências instrumentais.
Orientação e apresentação dos trabalhos de grupo, visando o desenvolvimento de competências interpessoais.
A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de: análise de bibliografia científica acerca das temáticas abordadas e de outras consideradas complementares ao desenvolvimento das competências.
As práticas laboratoriais (PL), tipologia de ensino realizado em laboratório, com recurso à simulação a partir de cenários virtuais que têm por finalidade a aprendizagem, com a exploração dos métodos, processos e técnicas de aplicação para compreensão dos conceitos e princípios, inerentes ao ensino teórico (T), e/ou teórico-prático (TP) revela-se essencial ao desenvolvimento de competências instrumentais; relacionais e sistémicas.
Componente individual 65% (Frequências - 90% e Práticas Laboratoriais - 10%); Componente de Grupo 35% (Trabalho Escrito 70% e Apresentação 30%)
Sendo o programa organizado em torno dos quatro conceitos metaparadigma em Enfermagem, as metodologias de ensino foram traçadas por forma a proporcionar uma apropriação gradual e ativa dos conteúdos pelos estudantes, de acordo com o respetivo enquadramento teórico; contextualiza-se a Enfermagem enquanto disciplina e profissão, adotam-se estratégias diversificadas em aulas teóricas e teórico-práticas, considerando estilos de aprendizagem diferentes dos diversos estudantes. Visa-se a preparação para a UC subsequente de Fundamentos de Enfermagem II, no 2.º semestre, bem como para o desenvolvimento curricular do curso de licenciatura em Enfermagem. Promove-se a análise, interpretação e síntese de documentos sobre o sistema de saúde e política de saúde nacional no contexto internacional, utilizando sessões expositivas e estratégias conducentes à troca de opiniões entre os estudantes e o professor, à expressão e debate de ideias com pesquisa individual e de grupo. Visa-se o desenvolvimento da habilidade de compreender e dar significado aos conteúdos referentes à natureza ontoepistemológica da Enfermagem como disciplina, na construção das suas dimensões académica e profissional.