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Fundamentos de Enfermagem I

Código: LE-FE1    Sigla: FE1
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Página Web:
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 81 Licenciatura Enfermagem 10,5

Horas Efetivamente Lecionadas

39-B

Ensino Teórico: 6,00
Teórico-Práticas: 5,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,67
Seminários: 0,00

39

Ensino Teórico: 30,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00

39-A

Ensino Teórico: 5,83
Teórico-Práticas: 5,33
Ensino Prático e Laboratorial: 1,67
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 6,67
Teórico-Práticas: 3,73
Ensino Prático e Laboratorial: 0,67
Seminários: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 6,67
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE / ESGTS   1,20
Gina Maria da Silva Marques   1,60
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   1,33
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,87
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   1,67
Teórico-Práticas Totais 2 7,46
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE / ESGTS   1,47
Gina Maria da Silva Marques   1,47
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   1,87
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   1,06
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   1,60
Ensino Prático e Laboratorial Totais 8 5,36
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE / ESGTS   1,33
Gina Maria da Silva Marques   1,07
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   1,07
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   1,07
Seminários Totais 8 3,20
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE / ESGTS   0,27
Gina Maria da Silva Marques   0,27
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição de conhecimentos, análise e interpretação de documentos sobre o funcionamento do sistema de saúde nacional no contexto internacional, plano nacional de saúde, medidas de promoção e prevenção na saúde individual e da comunidade
Capacidade de identificação das etapas históricas da Enfermagem de acordo com a sua natureza ontológica e epistemológica nas dimensões académica e profissional
Capacidade de trabalhar em grupo analisando a importância dos instrumentos básicos e do processo de enfermagem para o processo de cuidados
Capacidade de identificação dos domínios de competência do enfermeiro de cuidados gerais para o exercício profissional
Capacidade de identificação de modelos e teorias de educação para a saúde no processo de cuidados    

Conteúdos programáticos

As organizações como contextos de cuidados de saúde
Sistema de saúde nacional no contexto internacional
Direitos e deveres do cidadão, envolvimento dos atores em contextos de cuidados
Organizações nacionais e internacionais
Plano nacional de saúde, programas de saúde
Conceito de saúde individual e da comunidade
Medidas de promoção e prevenção em saúde
Evolução histórica, ontológica e epistemológica da Enfermagem
Teorias precursoras do pensamento em Enfermagem
Enfermagem como disciplina do conhecimento
As escolas de pensamento
Conceções em Enfermagem
Método e instrumentos básicos
Da componente académica à profissional da disciplina de Enfermagem
Exercício profissional de Enfermagem, competências dos enfermeiros
O corpo no cuidar em Enfermagem
Relação interpessoal e cuidar em Enfermagem
Promoção de saúde e educação para a saúde ao longo da vida
Modelos e teorias de aprendizagem
Planeamento de atividades    

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Como o programa é organizado em torno dos quatro conceitos de metaparadigma em Enfermagem, as metodologias de ensino foram projetadas com o objetivo de proporcionar uma apropriação gradual e ativa dos conteúdos pelos estudantes; a enfermagem é contextualizada como disciplina e profissão, adotando-se estratégias diversificadas em aulas teóricas e teórico-práticas, considerando os diferentes estilos de aprendizagem de diferentes estudantes. Visa-se a preparação para a subsequente UC de Fundamentos de Enfermagem II, no 2º semestre. Promove-se a análise, interpretação e síntese de documentos sobre o sistema de saúde e a política nacional de saúde no contexto internacional, utilizando sessões expositivas e estratégias que levam à troca de opiniões entre estudantes e professor; estimula-se a expressão e o debate de ideias com pesquisas individuais e em grupo. Visa-se o desenvolvimento da capacidade de compreender e dar sentido aos conteúdos relacionados à natureza ontoepistemológica da Enfermagem como disciplina, na construção das suas dimensões académica e profissional, adotando estratégias de troca de opiniões entre estudantes e professores. A expressão e o debate de ideias e pesquisas individuais e em grupo são mobilizados, essencialmente em aulas teóricas e teórico-práticas. Assumindo-se o estudante simultaneamente como autor e centro da sua aprendizagem, o trabalho em grupo é promovido, recriando cenários de aprendizagem em práticas laboratoriais e seminários. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Método expositivo e interativo. Pesquisa orientada em fontes documentais, desenvolvendo as competências instrumentais.
Orientação e apresentação dos trabalhos de grupo, visando o desenvolvimento de competências interpessoais.
A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de: análise de bibliografia científica acerca das temáticas abordadas e de outras consideradas complementares ao desenvolvimento das competências.
As práticas laboratoriais (PL), tipologia de ensino realizado em laboratório, com recurso à simulação a partir de cenários virtuais que têm por finalidade a aprendizagem, com a exploração dos métodos, processos e técnicas de aplicação para compreensão dos conceitos e princípios, inerentes ao ensino teórico (T), e/ou teórico-prático (TP) revela-se essencial ao desenvolvimento de competências instrumentais; relacionais e sistémicas.

 


Avaliação

Componente individual 65% (Frequências - 90% e Práticas Laboratoriais - 10%); Componente de Grupo 35% (Trabalho Escrito 70% e Apresentação 30%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sendo o programa organizado em torno dos quatro conceitos metaparadigma em Enfermagem, as metodologias de ensino foram traçadas por forma a proporcionar uma apropriação gradual e ativa dos conteúdos pelos estudantes, de acordo com o respetivo enquadramento teórico; contextualiza-se a Enfermagem enquanto disciplina e profissão, adotam-se estratégias diversificadas em aulas teóricas e teórico-práticas, considerando estilos de aprendizagem diferentes dos diversos estudantes. Visa-se a preparação para a UC subsequente de Fundamentos de Enfermagem II, no 2.º semestre, bem como para o desenvolvimento curricular do curso de licenciatura em Enfermagem. Promove-se a análise, interpretação e síntese de documentos sobre o sistema de saúde e política de saúde nacional no contexto internacional, utilizando sessões expositivas e estratégias conducentes à troca de opiniões entre os estudantes e o professor, à expressão e debate de ideias com pesquisa individual e de grupo. Visa-se o desenvolvimento da habilidade de compreender e dar significado aos conteúdos referentes à natureza ontoepistemológica da Enfermagem como disciplina, na construção das suas dimensões académica e profissional. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amendoeira, J. (2006). Uma biografia partilhada da enfermagem: A segunda metade do século XX [A shared biography of nursing: The second half of the 20th century]. Formasau
Lopes, J., Silva, H. & Morais, E. (2022). Construção e validação de uma escala de disposições do pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC).Revista Lusofona de Educacao 53(53);(p119-138).DOI:10.24140/issn.1645-7250.rle53.07
Mártires, A., Monteiro, M. J., Rainho, M. da C., & Branco, M. Z. C. (2019). Promoção de competências de pensamento crítico em estudantes de enfermagem. Revista Lusófona de Educação, 44(44), (p 159¿172). https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle44.10
Potter, P., Perry, A., Stockert, P., & Hall, A. (2018). Fundamentos de enfermagem (9ª ed.) [Nursing fundamentals]. Elsevier
Sequeira, C. (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda [Clinical communication and help relationship]. Lidel

Observações