Código: | LGEB10139 | Sigla: | CGII | |
Área Científica: | Contabilidade |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGEB1 | 73 | Despacho 8934/2022, de 21 de julho | 3º | 5 |
Teórico-Práticas: | 18,00 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre os processos de planeamento e controlo orçamental. Assim, no final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
OA1. Conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão;
OA2. Compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações;
OA3. Conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
CP1 Planeamento e sistemas de contabilidade de gestão
CP2 Orçamento anual
CP3 Custos Básicos
CP4 Controlo Orçamental
CP5 Conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O CP1 permite ao estudante conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão (OA1). Os CP2, CP3 e CP4 permitem ao estudante compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações (OA2). O CP5 permite ao estudante conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão (OA3).
Nesta unidade curricular a metodologia de ensino tem base os seguintes métodos:
- Método expositivo (M1);
- Método demonstrativo (M2)
- Método participativo (M3);
- Método ativo (M4); e
- Autoestudo (M5).
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes duas componentes:
A1. Participação construtiva em aula (20%).
A2. Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 1 e 2 (40%).
A3. Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 3, 4 e 5 (40%).
Os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3) serão alcançados por intermédio da combinação de cinco diferentes métodos de ensino (M1, M2, M3, M4, M5) e avaliados através da participação individual em sala de aula (A1) e a realização de duas avaliações individuais escrita (A2 e A3)
Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão (8ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.
Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2020). Managerial Accounting (17th edition). New York City, NY: McGraw Hill Education.
Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (10.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.