• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10164
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão Comercial e Vendas

Código: LGEB10164    Sigla: GCV
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Página Web:https://siesgt.ipsantarem.pt/esgt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=LGEB10164&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2019
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 49 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-TA_TB

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ministrar conceitos e técnicas de vendas e providenciar instrumentos de gestão comercial. Pretende-se que os alunos compreendam os princípios e conceitos de venda pessoal, negociação e gestão de vendas em mercados competitivos. Simultaneamente, os alunos devem entender a importância da função venda no interior de cada organização e observar a forma como a tecnologia está a mudar esta função. Pretende-se a aquisição de competências de gestão de vendas e da ética associada à venda, integrando conceitos de marketing em situações de vendas reais, desenvolvendo a capacidade de decisão e melhorando as competências comerciais.

Conteúdos programáticos

1-Introdução à Gestão Comercial e Vendas 

2-Técnicas de Venda e Negociação.
3-Organização da Equipa de Vendas 
4-Recrutamento, Seleção e Formação de Vendedores 
5-Motivação da Força de Vendas 
6-Planeamento, Supervisão e Controlo de Vendas 
7-Evolução Tecnológica da Gestão Comercial.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente definidos. Para além do primeiro ponto, introdutório aos temas da unidade curricular, os objetivos específicos de aprendizagem irão ser explicados aos estudantes, nomeadamente os relacionados com as técnicas de venda (ponto 2 do programa), com a gestão de vendas (pontos 3 a 6) e com a evolução tecnológica da gestão comercial (ponto 7).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico, de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente, estudo de casos e teatro de vendas. 


Avaliação

A avaliação será realizada através de teste escrito (50%) e trabalho de grupo (50%). Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 7,5 valores no teste escrito terão sempre de realizar um exame final (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nos objetivos da unidade curricular e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de contínuo reforço da pretendida coerência.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Rodrigues, Dario. (2014). VENDER [E-Book]. Acedido em http://dariorodrigues.net/?p=481 

Rodrigues, Dario. (2015). DIRIGIR [E-Book]. Acedido em http://dariorodrigues.net/?p=518 
Tanner, John. Honeycutt, Earl. Erffmeyer, Robert. 2014. Sales Management: Shaping Future Sales Leaders. Essex: Pearson Education