Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer a importância da contabilidade como um sistema de informação para a gestão das organizações.
Compreender os conceitos fundamentais de contabilidade necessários à interpretação da informação fornecida pelas demonstrações financeiras.
Conhecer o Sistema de Normalização Contabilística.
Compreender os principais conceitos de contabilidade de gestão tendo em vista a medição e análise de gastos, rendimentos e resultados, atendendo às necessidades de informação dos gestores nas organizações.
Conteúdos programáticos
Introdução: considerações gerais e o papel da contabilidade como sistema de informação organizacional.
Conceitos fundamentais da contabilidade financeira.
Sistema de Normalização Contabilística.
Estudo das contas: Meios Financeiros Líquidos; Contas a Receber e a Pagar; Inventários e Ativos Biológicos, Investimentos, Capital próprio, Gastos e Rendimentos.
Conceitos fundamentais da contabilidade de gestão.
Apuramento dos custos de produção de bens/serviços, centros de gastos, sistemas de custeio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes, que incluem os principais conteúdos e conceitos da contabilidade financeira e da contabilidade de gestão que conferem aos estudantes a capacidade de adquirir conhecimentos sobre o sistema de informação das empresas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Para além do necessário enquadramento teórico, realizado através da exposição dos respetivos conteúdos teóricos, o trabalho a desenvolver tem uma componente marcadamente prática. Assim, paralelamente às exposições teóricas serão apresentados e resolvidos diversos casos que permitam ilustrar a prática contabilística, em geral.
Avaliação
O método de avaliação de conhecimentos é a avaliação contínua. A ponderação na nota final é de 50% para o primeiro teste de avaliação e de 50% para o segundo. Nos exames desta unidade curricular não haverá lugar a prova oral, pelo que só serão aprovados os alunos que na prova escrita obtenham uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores. Uma nota final superior a 16 (dezasseis) poderá estar dependente de defesa de nota, mediante a realização de uma prova oral, exigida pelo docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular, para além do necessário enquadramento teórico, privilegia a componente prática. Assim, para além do necessário enquadramento teórico das temáticas, as mesmas serão sempre ilustradas com casos práticos que permitam visualizar e apreender a técnica contabilística.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27.ª Edição, Áreas Editora.
Caiado, António C. Pires (2020). Contabilidade analítica e de gestão, 9ª Edição, Áreas Editora.
Rodrigues, João (2022). Sistema de Normalização Contabilística explicado, 8.ª Edição, Porto Editora.
CNC - Comissão de Normalização Contabilística (2016). Sistema de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt/snc2016.html.