• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS1146
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fitness II

Código: LLCFS1146    Sigla: FIT II
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 145 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 7 105 175

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 4 12,00
Ana Sofia Damas Barnabé - ESD   3,33
David Alexandre Mestre Brás - ESD   0,53
Isabel dos Santos Vieira   1,33
Liliana Ricardo Ramos - ESD   1,47
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   1,33
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva - ESD   1,33
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   1,33
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   1,33
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 16,00
Ana Sofia Damas Barnabé - ESD   4,53
Isabel dos Santos Vieira   2,40
Liliana Ricardo Ramos - ESD   1,87
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   1,60
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva - ESD   2,00
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

MÓDULOS: AERÓBICA E STEP (AS); LOCALIZADA (LOC); MUSCULAÇÃO I (MC1). AS:1.Conhecer a Aeróbica e Step (AS);2.Conhecer e saber aplicar as metodologias de AS;3.Saber ensinar uma aula de AS;4.Saber planear e periodizar uma aula de AS.LOC:Conhecer:1.Origem, evolução;2.Objetivos, benefícios;3.Equipamento;4. Materiais;5. e 6.Conceitos;7.Realizar análise cinesiológica;8.Executar com bom alinhamento postural;9.Aplicar variação de intensidade e complexidade;10.BPMs;12.Segurança e prevenção de lesões;13.Identificar fases da aula;11.Enquadrar exercícios na música;14.Lecionar exercícios.MC1:1.Conhecer a origem, conceitos, benefícios e adaptações do treino de força e a atividade de musculação,2.Conhecer e identificar as máquinas, materiais e protocolos de avaliação;3.Conhecer e identificar os exercícios, participação muscular e componentes críticas;4.Saber instruir os exercícios;5.Conhecer e aplicar métodos de treino e saber planear.

Conteúdos programáticos

AS: A. Caracterização da AS e suas habilidades motoras B. Estrutura musical; C. Estrutura da aula, prescrição de exercício, monitorização da intensidade, métodos de aula, de ensino e de montagem coreográfica, níveis de aula, transições, sequências coreográficas, periodização; D. Intervenção pedagógica; E. Prática pedagógica; F. Variantes de AS. LOC: A. Caraterização da Localizada; B. Exercícios específicos; C. Metodologia; D. Intervenção pedagógica. MC1: A. História, modalidades e conceitos de treino de força; B. Fundamentos biológicos; C. Fundamentos metodológicos; D. Análise cinesiológica e técnicas de execução; E. Planeamento e intervenção pedagógica; F. Técnicas de ajuda. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
AS:
OA1 - CP A, E
OA2 ¿ CP B, C, E
OA3 ¿ CP C, D, E e consolidação dos CP inerentes aos OA1 E OA2
OA4 ¿ CP C, D, E, F e consolidação dos CP inerentes ao OA1, OA2,e OA3
LOC:
OA 1 - CP A.1
OA 2, 14 ¿ CP A.2, A.3
OA 3 ¿ CP A.4
OA 4, 14 ¿ CP A.5
OA 5, 14 ¿ CP B.3, C.1.1
OA 6, 14 ¿ CP C.1.2, C.1.3, C.1.4
OA 7, 8, 14 ¿ CP B.1, B.4, B.5
OA 9, 14 ¿ CP B.3, B.4
OA 10, 11, 14 ¿ CP A.6, B.2, D
OA 12, 14 ¿ CP B.4, B.6
OA 13, 14 ¿ CP D
MC1:
OA1 ¿ CP A, B
OA2 ¿ CP C
OA3 ¿ CP D
AO4 ¿ CP E, F
AO5 ¿ consolidação e articulação dos CPs anteriores

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

AS: I. Análise e discussão de situações sobre o contexto real; II. Autoanálise; III. Exposição conteúdos; IV. Questionamento; V. Aulas práticas; VII. Exercícios e Prática Pedagógica; VII. Avaliações.

LOC: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas; IV. Exercícios; V. Prática Pedagógica; VI. Análise de situações de contexto  real; VII. Documentação; VIII. Acompanhamento; IX. Avaliações.

MC1: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas; IV. Análise e discussão de situações apresentadas na aula; V. Exercícios e prática pedagógica; VI. Avaliações; VII. E-learning


Avaliação

AS - Av. Cont.: Teste Teórico (20%;mín. 10 v);Teste prát. (40%; mín. 10 v);Trab. (10%);Tarefas aula (30%). Ex. Final: Teste teórico (25%; mín. 10 v);Oral (35%; mín. 10v);Teste prát. (40%; mín. 10 v).

LOC - Av. Cont.: Teste Teórico (25%; mín. 10);Teste prát.+Oral (60%; mín. 10);Trab. (10%);Relat. (5%).Ex. Final: Teste Teórico (25%; mín. 10);Teste prát. (60%; mín. 10);Trab. (10%);Oral (5%).

MC1 - Av. Cont. e Ex. Final: Teste Teórico (50%; mín. 10 v);Teste prát.+oral (50%; mín. 10 v).

Mínimo de presenças obrigatórias para aceder à avaliação contínua: 2/3.

Estudantes em situação especial devem cumprir a mesma AV.
Clas. final UC=(AS*4+LC*1,5+MC*1,5)/7

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

 As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
AS:
OA1 - ME I, III, IV, V, VI, VII
OA2 - ME I, II, III, IV, V, VI, VII
OA3 - ME I, II, III, IV, V, VI, VII
OA4 - ME I, II, III, IV, V, VI, VII
LOC:
OA 1-14 ¿ ME I, II, VII, VIII, IX
OA 7, 8, 9, 11, 14 ¿ ME III, IV, V, VI
MC1:
OA1 ¿ ME I, II, IV, V, VI, VII
OA2 ¿ ME I, II, III, IV, V, VI
AO3 ¿ ME I, II, III, IV, V, VI, VII
AO4 ¿ ME I, II, III, V, VI
AO5 ¿ ME V, VI

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

AS:American Council on Exercise. (2016). Group Fitness Instructor Manual (3rd Ed.). San Diego, CA: American Council on Exercise.Franco, S. & Santos, R. (1999).A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM.Franco, S. & Simões, V. (Eds.) (2020).Pedagogia do Fitness-Contributos para a Intervenção dos Profissionais. Lisboa: Omniserviços, Edições e Representações, Lda.LOC:American College of Sports Medicine (2021).ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.).Philadelphia: Wolters Kluwer. Correia, P. P., Homens, P., M. & Mendonça, G. V. (Eds.; 2017).Treino da Força: Avaliação, Planeamento e Aplicações. Volume II. Cruz Quebrada: Edições FMH.MC1:Bompa, T. O., Pasquale, M. D., & Cornacchia, L. (2012).Serious Strength Training (3rd Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.Gentil, P. (2019).Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia (6.ª Ed.). Rio de Janeiro: Sprint. NSCA (2018).NSCA¿s Essentials of Training Special Populations. Champaign, IL: Human Kinetics

Observações

Em contexto pandémico as aulas poderão ser em formato online.