Código: | LLCFS1146 | Sigla: | FIT II | |
Área Científica: | Técnico-Pedagógica |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLDCFS | 145 | Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 | 1º | 7 | 105 | 175 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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MÓDULOS: AERÓBICA E STEP (AS); LOCALIZADA (LOC); MUSCULAÇÃO I (MC1). AS:1.Conhecer a Aeróbica e Step (AS);2.Conhecer e saber aplicar as metodologias de AS;3.Saber ensinar uma aula de AS;4.Saber planear e periodizar uma aula de AS.LOC:Conhecer:1.Origem, evolução;2.Objetivos, benefícios;3.Equipamento;4. Materiais;5. e 6.Conceitos;7.Realizar análise cinesiológica;8.Executar com bom alinhamento postural;9.Aplicar variação de intensidade e complexidade;10.BPMs;12.Segurança e prevenção de lesões;13.Identificar fases da aula;11.Enquadrar exercícios na música;14.Lecionar exercícios.MC1:1.Conhecer a origem, conceitos, benefícios e adaptações do treino de força e a atividade de musculação,2.Conhecer e identificar as máquinas, materiais e protocolos de avaliação;3.Conhecer e identificar os exercícios, participação muscular e componentes críticas;4.Saber instruir os exercícios;5.Conhecer e aplicar métodos de treino e saber planear.
AS: A. Caracterização da AS e suas habilidades motoras B. Estrutura musical; C. Estrutura da aula, prescrição de exercício, monitorização da intensidade, métodos de aula, de ensino e de montagem coreográfica, níveis de aula, transições, sequências coreográficas, periodização; D. Intervenção pedagógica; E. Prática pedagógica; F. Variantes de AS. LOC: A. Caraterização da Localizada; B. Exercícios específicos; C. Metodologia; D. Intervenção pedagógica. MC1: A. História, modalidades e conceitos de treino de força; B. Fundamentos biológicos; C. Fundamentos metodológicos; D. Análise cinesiológica e técnicas de execução; E. Planeamento e intervenção pedagógica; F. Técnicas de ajuda.
Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
AS:
OA1 - CP A, E
OA2 ¿ CP B, C, E
OA3 ¿ CP C, D, E e consolidação dos CP inerentes aos OA1 E OA2
OA4 ¿ CP C, D, E, F e consolidação dos CP inerentes ao OA1, OA2,e OA3
LOC:
OA 1 - CP A.1
OA 2, 14 ¿ CP A.2, A.3
OA 3 ¿ CP A.4
OA 4, 14 ¿ CP A.5
OA 5, 14 ¿ CP B.3, C.1.1
OA 6, 14 ¿ CP C.1.2, C.1.3, C.1.4
OA 7, 8, 14 ¿ CP B.1, B.4, B.5
OA 9, 14 ¿ CP B.3, B.4
OA 10, 11, 14 ¿ CP A.6, B.2, D
OA 12, 14 ¿ CP B.4, B.6
OA 13, 14 ¿ CP D
MC1:
OA1 ¿ CP A, B
OA2 ¿ CP C
OA3 ¿ CP D
AO4 ¿ CP E, F
AO5 ¿ consolidação e articulação dos CPs anteriores
AS: I. Análise e discussão de situações sobre o contexto real; II. Autoanálise; III. Exposição conteúdos; IV. Questionamento; V. Aulas práticas; VII. Exercícios e Prática Pedagógica; VII. Avaliações.
LOC: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas; IV. Exercícios; V. Prática Pedagógica; VI. Análise de situações de contexto real; VII. Documentação; VIII. Acompanhamento; IX. Avaliações.
MC1: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas; IV. Análise e discussão de situações apresentadas na aula; V. Exercícios e prática pedagógica; VI. Avaliações; VII. E-learning
AS - Av. Cont.: Teste Teórico (20%;mín. 10 v);Teste prát. (40%; mín. 10 v);Trab. (10%);Tarefas aula (30%). Ex. Final: Teste teórico (25%; mín. 10 v);Oral (35%; mín. 10v);Teste prát. (40%; mín. 10 v).
LOC - Av. Cont.: Teste Teórico (25%; mín. 10);Teste prát.+Oral (60%; mín. 10);Trab. (10%);Relat. (5%).Ex. Final: Teste Teórico (25%; mín. 10);Teste prát. (60%; mín. 10);Trab. (10%);Oral (5%).
MC1 - Av. Cont. e Ex. Final: Teste Teórico (50%; mín. 10 v);Teste prát.+oral (50%; mín. 10 v).
Mínimo de presenças obrigatórias para aceder à avaliação contínua: 2/3.
AS:American Council on Exercise. (2016). Group Fitness Instructor Manual (3rd Ed.). San Diego, CA: American Council on Exercise.Franco, S. & Santos, R. (1999).A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM.Franco, S. & Simões, V. (Eds.) (2020).Pedagogia do Fitness-Contributos para a Intervenção dos Profissionais. Lisboa: Omniserviços, Edições e Representações, Lda.LOC:American College of Sports Medicine (2021).ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.).Philadelphia: Wolters Kluwer. Correia, P. P., Homens, P., M. & Mendonça, G. V. (Eds.; 2017).Treino da Força: Avaliação, Planeamento e Aplicações. Volume II. Cruz Quebrada: Edições FMH.MC1:Bompa, T. O., Pasquale, M. D., & Cornacchia, L. (2012).Serious Strength Training (3rd Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.Gentil, P. (2019).Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia (6.ª Ed.). Rio de Janeiro: Sprint. NSCA (2018).NSCA¿s Essentials of Training Special Populations. Champaign, IL: Human Kinetics
Em contexto pandémico as aulas poderão ser em formato online.