Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aeróbica e Step: 1. Conhecer e caracterizar os níveis de alunos e de aulas; 2. Conhecer e saber aplicar métodos de montagem coreográfica de acordo com o nível de alunos; 3. Conhecer e saber aplicar progressões e modificações de passos base; 4. Saber controlar a intensidade e a complexidade de uma aula; 5. Caracterizar e lecionar uma aula coreografada, utilizando diferentes orientações espaciais; 6. Caracterizar e lecionar uma aula coreografada, utilizando diferentes formações e classes dividida; 7. Conhecer e saber executar passos com a técnica correta, explorando a expressão corporal; 8. Conhecer e saber aplicar formas de dinamizar coreografias com diferentes níveis de alunos; 9. Conhecer e saber aplicar variantes de aulas de Aeróbica e Step consoante o estilo das mesmas e, no caso do step, MultiStep. 10. Planear e lecionar uma aula de grupo coreografada para alunos intermédios e avançados; 11. Realizar um planeamento/periodização;
12. Criar uma simbiose entre a música e a coreografia.
Conteúdos programáticos
A. Conhecer características de aulas coreografadas para alunos iniciados, intermédios e avançados; B. Conhecer, saber realizar e ensinar métodos de montagem coreográfica (estilo livre, método associativo, pirâmides, split de trios, adição-subtração e adição pura) e métodos de montagem final (espelho de pares, espelho de trios, split de trios); C. Conhecer, saber realizar e ensinar progressões e modificações de passos; D. Conhecer, saber realizar e ensinar formas de modificação intensidade e complexidade; E. Conhecer, saber realizar e ensinar aulas utilizando diferentes orientações e formações. G. Conhecer, saber realizar e ensinar passos com técnica correta e expressão corporal; H. Conhecer, saber realizar e ensinar formas de dinamizar coreografias e produtos finais; I. Conhecer, saber realizar e ensinar diferentes estilos de aulas e multi-step;
J.
Saber elaborar plano de aula e lecionar uma aula para intermédios e avançados; K. Saber realizar uma periodização.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA). OA 1 CP A OA2 CP B OA3 CP C OA4 CP D OA5, 6 CP E OA7 CP G OA8 CP H OA9 CP I OA10 CP K OA11 CP L
OA12 CP J
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
I. Análise e discussão; II. Exposição de conteúdos; III. Questionamento; IV. Aulas práticas; V. Exercícios TP; VI. Prática pedagógica; VII. Auto-análise; VIII. Observação; IX. Avaliação P; X. Avaliação T; XI. Documentos de apoio;
Avaliação
Em cada módulo optar por avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O aluno não tem presenças mínimas na UC para poder aceder à avaliação contínua em Época Normal. Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico. Avaliação contínua: - Teste prático (50%; nota mínima 10 valores) - Tarefas propostas em aula (50% - 20%+30%) Exame final: - Teste prático (80%; nota mínima 10) - Prova oral (20%; nota mínima 10)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA). OA 1 ME I, II, VII, VIII OA 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 ME I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Lippincott Williams & Wilkins. ISBN/ISSN: 9781975150181. American Council on Exercise. (2016). Group Fitness Instructor Manual (3rd Ed.). American Council on Exercise Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM. Howley, ET, Franks, BD (1997). Health Fitness Intructor¿s Handbook. Champaign, Il: Human Kinetics. Jimenez, A. & Santos-Rocha, R. (Eds.; 2015). EuropeActive¿s Essentials for Fitness Instructors. Human Kinetics Pimenta, N. (2008). Documento de apoio de Frases Cruzadas. Rio Maior: ESDRM (documento não publicado). Pimenta, N. (2008). Documento de apoio de Níveis de Aulas de grupo. Rio Maior: ESDRM (documento não publicado). Pimenta, N. (2011). Documento de apoio de Multistep. Rio Maior: ESDRM (documento não publicado). Sánchez, D. (1999). Bases para la Enseñanza del Aerobic. Madrid: Gymnos Editorial Deportiva.