Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer as metodologias de investigação em ACT; Conhecer as especificidades das adaptações fisiológicas crónicas e agudas ao esforço em função da idade, em relação ao factor temporal, à especificidade das situações de treino e dos mecanismos de fadiga; Conhecer os efeitos do treino no organismo humano, em condições especiais de temperatura e pressão; Conhecer procedimentos para a construção, validação e aplicação de testes de avaliação dos desportistas; Avaliar e interpretar parâmetros cardiorespiratórios e sanguíneos; Conhecer e aplicar testes para avaliação da função neuromuscular (Força e Potencia; Velocidade); Conhecer e aplicar testes de avaliação ergo-espirométricos, para avaliar a Capacidade e Potencia Aeróbia de atletas; determinar o limiar anaeróbio; Avaliar capacidades funcionais em testes adequados às diferentes modalidades desportivas; Controlar e avaliar as características gerais dos exercícios, através da frequência cardíaca e lactatémia; Saber interpretar os resultados dos testes e a sua utilidade e integração no processo de Treino; Saber detectar a fadiga e prevenir o sobretreino.
Conteúdos programáticos
A - 1. Objectivos da Avaliação e Controlo do Treino 2. Fundamentos de Medida e Avaliação a) Conceitos de Validade e Fiabilidade; b) Procedimentos para a aplicação de Testes; c) Etapas Básicas de Avaliação; d) Organização das Baterias de Testes; e) Testes de Campo vs Testes de Laboratório 3. Avaliação da Componente Fisiológica e Bioenergética a) Consumo de Oxigénio, Frequência Cardíaca, Pressão Arterial e Monitorização Bioquímica; b) Avaliação da Potência e Capacidade Aeróbias; c) Avaliação da Potência e Capacidade Anaeróbias. 4. Avaliação da Componente Neuro-muscular a) Avaliação da Força e Potência Muscular (Métodos, Testes e Instrumentos) b) Avaliação da Velocidade (Testes e Instrumentos) 5. Monitorização da carga de treino e Avaliação do estado de saúde do Desportista a) Detecção da Fadiga e Prevenção do Sobretreino b) Meios e Métodos a utilizar pelo Treinador (Diário de Treino, Escala de Borg) c) Aspectos médico-desportivos d) Índices Hematológicos e Imunológicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos da UC foram definidos para cada curso de modo a garantir a necessária coordenação transversal e a continuidade lógica ao longo dos semestres do plano de estudos. Sobre a coordenação entre unidades curriculares foram realizadas algumas reuniões com UCs de maior afinidade, mas tanto os docentes como os estudantes concordam que deverá fazer-se um esforço para que essa coordenação passe a existir em todas as unidades curriculares.Para a concretização dos objetivos de aprendizagem das UCs, previamente definidos, os programas das diferentes unidades curriculares seguem um modelo em que se apresentam os objetivos, o programa, o método de avaliação e a bibliografia. Este programa é distribuído e explanado aos Estudantes na aula de apresentação. Pretende-se que os objetivos de aprendizagem das unidades curriculares sejam atempadamente explicitados.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os tópicos a serem tratados ao longo da UC serão examinados através de exposição teórica e de atividades de natureza prática. As abordagens metodológicas serão baseadas nas necessidades comunicativas dos alunos e adequadas às suas características como futuros profissionais de exercício físico: exposição direta ao uso das competências e a situações problema enunciados oralmente e em textos selecionados; participação direta em interação comunicativa e em tarefas especialmente concebidas; combinação de apresentações, explicações e atividades de exploração. Os alunos terão tarefas de leitura em cada um dos tópicos do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em sala de aula.
No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação.
As sessões são compostas por transmissão de informação e de aplicação dos instrumentos, metodologias e de procedimentos apresentados.
Avaliação
A unidade curricular adotada a avaliação contínua sob a forma de testes e da realização e apresentação de trabalhos. Regime de frequência PRESENCIAL (avaliação contínua): frequência no mínimo de 2/3 das aulas teóricas e teórico-prática, classificação > 9,5 valores em cada prova: 1 teste escrito + 1 apresentação + 1 defesa de trabalho temático. Classificação final=média aritmética das 3 avaliações. Regime NÃO PRESENCIAL (avaliação final - época normal, de recurso ou especial): a não indicação da opção de frequência é assumida como avaliação contínua PRESENCIAL. É composto por: 1 prova oral e 1 prova escrita (exame época normal), com nota mínima em cada prova de 9,5 valores. Classificação final=[ prova oral+prova escrita]/2. Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular adotada a avaliação sob a forma da realização e apresentação de trabalhos. As diferentes componentes que constituem a avaliação consideram que o programa está adequado aos objetivos de aprendizagem. Pretende-se avaliar conhecimentos e competências devidamente identificadas no programa. No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação. Estas potenciam o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências, principalmente numa perspectiva profissionalizante como é exigida no contexto do Ensino Superior Politécnico. Esta metodologia incentiva o trabalho autónomo ao propor, por exemplo, a resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, a realização de visitas de estudo, de palestras.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Clemente, F.M. & Silva, R. (2022). Avaliar para Treinar. Um guia prático de avaliação e controlo do treino para o treinador. PrimeBooks. 1st ed. ISBN: 978-989-655-443-9
Miguel, M., Oliveira, R., Loureiro, N., García-Rubio, J. & Ibáñez, S.J. (2021). Load Measures in Training/Match Monitoring in Soccer: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health, 8, 2721. https://doi.org/10.3390/ijerph18052721
Oliveira, R., Brito, J.P., Moreno-Villanueva, A., Nalha, M., Rico-González, M., Clemente, F.M. (2022). Range Values for External and Internal Intensity Monitoring in Female Soccer Players: A Systematic Review. Int. J. Sports Sci Coach, 1-38. https://doi.org/10.1177/17479541221113014
Observações
Plano de Reajustamento da Atividades Letivas e de Acompanhamento dos Alunos (PRALAA)
Metodologias de ensino (inclui avaliação ¿ condições de acesso e critérios, dispensa, elementos e ponderação, alunos em situação especial)
Processos de avaliação: Avaliação Contínua e Exame Final.
Na época normal os alunos poderão optar por um dos dois tipos de avaliação: contínua ou final.
Cálculo da avaliação contínua: 2 testes escritos plataforma moodle+ 1 apresentação de trabalho plataforma zoom. Classificação final=[2 testes escritos+apresentação trabalho)]/3. . Cálculo da avaliação final: Fórmula de cálculo da avaliação: (somatório da classificação dos 3 elementos de avaliação)/3
Alunos em situação especial: Elementos de avaliação: 1 prova escrita via moodle; 1 prova oral efetuada via zoom Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno. Fórmula de cálculo da avaliação: (classificação do teste escrito no moodle) + (classificação da avaliação oral via zoom) /3
Aplica-se o disposto no Regulamento Específico dos Alunos em Situação Especial.
Metodologias de ensino
As aulas serão asseguradas por videoconferência (zoom) para veiculação de conteúdos e serão esclarecidas dúvidas dos alunos por mail e em sessões próprias de esclarecimento de dúvidas em videoconferência marcadas para o efeito. Serão fornecidos diapositivos, vídeos, artigos científicos e livros no moodle como material de apoio.