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Comércio Eletrónico
Ocorrência: 2024/25 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LNI |
48 |
Despacho nº 6215/2023 |
1º |
4 |
45 |
100 |
Horas Efetivamente Lecionadas
1Ano-TA-TB
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 - Apresentar a evolução histórica do comércio eletrónico;
OA2 - Conhecer o contexto atual do comércio eletrónico;
OA3 - Apresentar os modelos de comércio eletrónico;
OA4 - Discutir as consequências para as empresas que querem participar neste novo canal de relacionamento com os
clientes e em particular no que se refere ao negócio móvel;
OA5 - Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam desenvolver um plano de negócio para implementar o
comércio eletrónico.
Conteúdos programáticos
CP1 - Introdução à economia digital e ao comércio eletrónico
CP2 - Modelos de negócio de comércio eletrónico
CP3 - Infraestrutura tecnológica para o comércio eletrónico
CP4 - Aspetos legais da construção de bases de dados de clientes (lei proteção de dados)
CP5 - Funcionamento das plataformas de e-commerce
CP6 - Outras tecnologias utilizadas no âmbito do e-commerce
CP7 - Métricas e indicadores de desempenho nos modelos de negócio digital
CP8 - Search Engine Marketing (SEM), Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA)
CP9 - Google Analytics.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teórico (T) e nas teórico-prático (TP),
explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: os pontos CP1 visam alcançar o
OA1 e o OA2, os pontos CP2 e CP3 visam alcançar o OA3, os pontos CP4, CP5 e CP6 visam alcançar o OA4, os pontos CP7,
CP8 e CP9 visam alcançar o OA5
OA1 - CP1
OA2 - CP1
OA3 - CP2 e CP3
OA4 - CP4, CP5 e CP6
OA5 - CP7, CP8 e CP9.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas teóricas (T) serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 - método expositivo (para a componente teórica)
M2 - método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)
M3 - método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de grupo, com
vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)
M4 - método ativo (para trabalho de grupo).
Avaliação
Periódica: 2/3 de presenças (obrigatório)
1 teste escrito (50%)
1 teste escrito (50%)
A não realização ou obtenção de nota inferior de 9,5 valores num dos elementos de avaliação, terá sempre de realizar o exame época normal
Época normal, recurso e especial: teste escrito (100%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A prossecução dos OA1 é coerente com M1, sendo a respetiva consecução aferida em A2;
A prossecução dos OA2 e OA3 é coerente com M2, sendo a respetiva consecução aferida em A2;
A prossecução dos OA4 coerente com M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
A prossecução dos OA5 coerente com M3 e M5, sendo a respetiva consecução aferida em A1.
OA1 - M1 (A2)
OA2 - M2 (A2)
OA3 - M2 (A1, A2)
OA4 - M3 (A1)
OA5 - M3, M4 (A1).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Kutz, M. (2016). Introduction to E-Commerce: Combining Business and Information Technology. 1th Edition, The eBook Company
- Remondes, J. (2020). Marketing Digital e E-commerce - Livro 3, Web Analytics e Métricas para Redes Sociais. Psicosoma
- Laudon, K., & Traver, C. (2022). E-Commerce 2021-2022: Business, techology, society. Pearson
- Mohapatra, S. (2013). E-Commerce Strategy: Text and Cases. Springer
- Sandra R., & Turchi (2018). Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce. 2ª Edição, Editora Atlas
- Sousa, I., Alturas, B., Cagica, L., & Isaías, P. (2017). E-Business e Economia Digital - Desafios e oportunidades num contexto global. Edições Sílabo