Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Em linha com os OA1, OA4 e OA5 do CE, e uma vez obtida aprovação na UC, o estudante deverá:
OA1 - Conhecer os aspetos fundamentais da cognição humana e a sua relação com a computação; OA2 - Identificar as diferentes teorias, modelos de aprendizagem e arquiteturas cognitivas; OA3 - Assimilar a importância da Interação Humano-Computador e do Design de Interação; OA4 - Compreender a importância do Design Instrucional na conceção de aplicações educativas; OA5 - Saber o que é a Autoria Multimédia e os seus aspetos fundamentais; OA6 - Distinguir e usar as diferentes ferramentas e sistemas de autoria multimédia;
Módulo 1 - Modelos de Aprendizagem e Arquiteturas Cognitivas
1.1 Psicologia Cognitiva e Ciência Cognitiva Computacional - Aspetos fundamentais na abordagem da cognição humana
1.2 Modelos e Teorias de Aprendizagem
1.3 Arquiteturas cognitivas
Módulo 2 - Interação Humano-Computador (HCI)
2.1 Aspetos fundamentais
2.2 O processo de Design
2.3 Modelos e Teorias
Módulo 3 - Design Instrucional
3.1 Definição e Contextualização histórica
3.2 Conceitos fundamentais
3.3 Objetivos e vantagens
3.4 Métodos e aplicabilidade
Módulo 4 - Autoria Multimédia
4.1 Aspetos fundamentais
4.2 Modelos e Paradigmas
4.3 Parâmetros de Avaliação de um Sistema de Autoria
4.4 Ferramentas de Autoria para o Desenvolvimento de Aplicações Multimédia Interativas
Módulo 5 - Projeto Multimédia
5.1 Gestão e Desenvolvimento
5.2 Análise e Planeamento
5.3 Design
5.4 Produção Multiplataforma
5.5 Teste e Validação
5.6 Distribuição
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC inicia-se com um conjunto de conteúdos de cariz mais teórico e de contextualização (módulo 1) que permitirá aos estudantes compreender os aspetos fundamentais da ciência cognitiva computacional (OA1) e inteirarem-se das principais teorias, modelos de aprendizagem e arquiteturas cognitivas (OA2). No seguimento (módulo 2), os estudantes irão aprofundar aspetos relacionados com a Interação Humano-Computador e com o Design de Interação (OA3), identificando e compreendendo a sua importância na conceção de aplicações multimédia. No seguimento serão abordados conteúdos relacionados com o desenho instrucional (módulo 3) e será discutida a sua importância na conceção de aplicações educativas (OA4).
Serão apresentados e discutidos conceitos (módulo 4) relacionados com a autoria multimédia (OA5). Os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes ferramentas de autoria, selecionando as que melhor se adequem às necessidades e especificidades de um projeto (OA6). No final (módulo 5), o estudante estará apto a conceber e desenvolver, na prática e em contexto real, recursos educacionais multimédia multiplataforma, com recurso a ferramentas de autoria multimédia (OA7).
Esta UC surge naturalmente como o culminar de competências desenvolvidas em UC anteriores (nomeadamente as UC de Laboratório Web, a UC de Escrita para Ambientes Multimédia e a UC de Design de Comunicação), em que os estudantes terão a oportunidade de integrar um conjunto de saberes adquiridos ao longo dos semestres anteriores, produzindo uma aplicação multimédia interativa. A UC de Autoria Multimédia irá, na vertente prática (módulo 5), trabalhar em estreita articulação com a UC de Educação a Distância, aplicando os conhecimentos teóricos a um projeto, por ser essencial combinar as competências de autoria multimédia.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino e aprendizagem nesta unidade curricular são articuladas com o modelo pedagógico do curso que enfatiza uma abordagem teórico-prática, alinhada com os objetivos delineados, visando proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem abrangente e aplicada. As aulas são concebidas para promover a participação ativa dos alunos, envolvendo-os diretamente com os conceitos e tecnologias abordados. Nesse contexto, os docentes desempenham um papel crucial, não apenas na transmissão de conteúdos teóricos, mas também na orientação dos alunos para uma exploração crítica e na aplicação prática do conhecimento adquirido.
A ênfase na participação interativa nas aulas e na plataforma online, assim como o cumprimento das tarefas semanais, reflete a importância dada ao envolvimento contínuo dos alunos no processo de aprendizagem. Essa abordagem contínua permite uma avaliação holística das contribuições dos alunos ao longo do curso.
O método de avaliação, que compreende a média ponderada de elementos como participação interativa, exercício individual e um projeto final proposto pelos estudantes, destaca a importância de avaliar não apenas o conhecimento teórico, mas também a aplicação prática e a capacidade de desenvolver projetos multimédia interativos.
Além disso, a integração entre diferentes módulos do curso, incluindo a estreita colaboração entre a UC de Autoria Multimédia e a UC de Educação a Distância, destaca a importância de combinar competências teóricas e práticas. Isso permite aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos num contexto prático, consolidando as competências de autoria multimédia.
Em suma, as metodologias adotadas procuram equilibrar teoria e prática, promovendo uma abordagem interativa e contínua que prepara os estudantes não apenas para compreender conceitos, mas também para os aplicar de forma significativa no desenvolvimento de aplicações multimédia educativas e interativas.
Avaliação
O método de avaliação é contínuo e tem como base a média ponderada obtida, pelos estudantes, nos seguintes elementos de avaliação:
Participação interativa nas aulas e na plataforma e cumprimento das tarefas semanais: 30%
Relatório em Grupo (IA): 20%
Projeto Final em equipa proposto pelos estudantes e acordado com os docentes: 50%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A coerência entre as metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem nesta unidade curricular é notável, refletindo uma abordagem pedagógica estrategicamente alinhada com a consecução dos objetivos delineados.
Os objetivos de aprendizagem visam dotar os estudantes com conhecimentos sólidos em cognição humana, teorias de aprendizagem, design instrucional, interação humano-computador, e autoria multimédia. O método pedagógico adotado, fundamentado em uma abordagem teórico-prática, busca atingir esses objetivos ao integrar conceitos teóricos e práticos de forma equilibrada.
No âmbito das aulas expositivas, os docentes desempenham um papel crucial na transmissão de conteúdos teóricos, abordando conceitos essenciais aos objetivos de aprendizagem. A ênfase na participação ativa dos alunos durante as aulas, seja em sala de aula ou através de discussões na plataforma online, reflete a preocupação com a integração constante dos estudantes no processo de aprendizagem, conectando-se diretamente com o OA6.
O método de avaliação contínua é coerente com os objetivos propostos, pois não apenas avalia o entendimento teórico, mas também a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A participação interativa, representando 30%, é diretamente alinhada com o envolvimento dos estudantes no trabalho semanal. O exercício reflexivo em grupo, atribuindo 20%, avalia a capacidade dos alunos de aplicar os conhecimentos teóricos, conectando-se aos OA1, OA4, OA6, OA2 e OA3. O peso significativo dado ao Projeto Final (50%) está em conformidade com o objetivo de conceber aplicações multimédia interativas funcionais, acessíveis e esteticamente apelativas (OA7).
A coerência também é evidente na estrutura do exame, composto por questões teóricas abordando conceitos ao longo do semestre, proporcionando uma avaliação abrangente de todos os objetivos.
A integração entre diferentes módulos do curso, especialmente a colaboração estreita entre as UC de Autoria Multimédia e Educação a Distância, destaca a importância da interdisciplinaridade e complementaridade de competências teóricas e práticas, alinhando-se com os objetivos gerais do curso e promovendo uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Desta forma, as metodologias de ensino e avaliação demonstram coerência com todos os objetivos de aprendizagem, evidenciando uma abordagem estratégica e abrangente na formação dos estudantes nesta unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Costello, V. (2016). Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design. Burlington, MA: Focal Press.
Dirksen, J. (2015). Design for How People Learn. USA: New Riders.
Gitner, S. (2015). Multimedia Storytelling for Digital Communicators in a Multiplatform World. NY, USA: Routledge.
Mattos, D. P. D., Muchaluat-Saade, D. C., & Ghinea, G. (2021). Beyond multimedia authoring: On the need for mulsemedia authoring tools. ACM Computing Surveys (CSUR), 54(7), 1-31.
Morrison, G. R., Ross, S. J., Morrison, J. R., & Kalman, H. K. (2019). Designing effective instruction. John Wiley & Sons.
Piña, A. A. (2018). AECT instructional design standards for distance learning. TechTrends, 62(3), 305-307.
Preece, J.; Sharp, H.; Rogers, Y. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. Chichester, UK: John Wiley.
Vaughan, T. (2014). Multimedia: Making it Work. USA: McGraw-Hill.