Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Contribuindo para o alcance dos objetivos OA 1,3 e 7 do CE, esta unidade curricular tem como
finalidade compreender os princípios da segurança digital, reconhecendo a sua complexidade,
nomeadamente no que se refere às dimensões individual e social.
Tem como objetivos de aprendizagem:
O1. Identificar riscos e ameaças pessoais e globais no mundo digital.
O2. Dominar a linguagem, terminologia, referenciais e enquadramento legal da segurança
digital.
O3. Conhecer os direitos e responsabilidades individuais na segurança digital.
O4. Reconhecer o impacto da segurança digital na sociedade.
O5. Promover a educação para a prevenção do risco.
Conteúdos programáticos
C1 - Cibersegurança: ciberespaço; infraestruturas críticas; ciberataque; cibercrime;
hacktivismo; estratégia europeia de cibersegurança; organismos europeus; políticas
socioeducativas; projetos em educação para a segurança
C2 - Comportamentos online: tipologias de utilizadores e meios de comunicação utilizados
C3 - Segurança digital: pegada digital; segurança dos equipamentos e pessoal; regras e
procedimentos; denúncia; veracidade; fiabilidade.
C4 - Políticas: responsabilidade pessoal; responsabilidade para com outros; direitos de autoria;
termos de utilização e netiqueta.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desenrolam-se em quatro pontos
fundamentais. Em todos eles privilegiar-se-á o aprofundamento de conteúdos teóricos no
domínio da cibersegurança e da segurança digital.
Deste modo, os conteúdos C2 e C3 responderão ao objetivo O1, enquanto que os conteúdos
C1 e C4 ligar-se-ão com o objetivo O2. Os conteúdos C3 e C4 responderão aos objetivos O3 e
O5, sendo o conteúdo C1 trabalhado em função do objetivo O4.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Serão utilizadas metodologias expositivas de cariz TP, e metodologias
demonstrativas em interação com os estudantes nas sessões presenciais e sessões online síncronas (Zoom), projeção/exploração de comportamentos, com recurso ao lançamento de um quiz para
fomentar a discussão e participação, e à utilização da plataforma Moodle. Serão promovidas sessões temáticas com intervenientes credenciados na área da cibersegurança;
A avaliação por frequência terá em conta: Avaliação contínua = 40%, que resultará da assiduidade e pontualidade, empenho no trabalho individual e na colaboração com o grupo.
Os estudantes desenvolverão atividades web based obrigatórias de carácter formativo e
sumativo.
Trabalho de natureza TP = 60% que tem como finalidade a compreensão e
apropriação dos conteúdos estudados.
A avaliação por exame incluirá um teste teórico (50%) e a apresentação e a discussão oral de
um trabalho (50%), previamente acordado com o docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Optar-se-á por uma metodologia ativa que envolva os estudantes na construção da sua
aprendizagem e que tenha em conta os seus referenciais académicos e sobretudo profissionais,
reservando-lhes um papel pró-ativo, com base na estrutura concetual para análise e resolução
de problemas.
A metodologia prática de aprendizagem adaptar-se-á às circunstâncias, necessidades,
interesses e ao contexto dos objetivos da unidade curricular (UC). O quadro concetual da UC,
estado de arte e a consulta ao grupo, assim como os dados estatísticos proporcionarão um
acesso prático e referencial, de forma a que os estudantes sejam capazes de desenvolver os
seus conhecimentos a partir de diversas propostas de trabalho que os levem à experiência,
discussão, análise e formulação de conclusões.
As aulas terão caráter teórico e prático, sendo o docente responsável pela apresentação dos
principais temas, orientando os estudantes através da sua exploração crítica.
A adoção desta metodologia envolve, na maioria das vezes, a distribuição dos estudantes por
pequenos grupos de trabalho.
A UC tem um total de 135h, sendo que 60h são de contacto e 75h de trabalho autónomo. Estima-se, assim, que o estudante, de forma a cumprir as atividades propostas pela UC, disponha de:
- elaboração do trabalho individual (pesquisa, seleção, análise, reflexão, redação, revisão, formatação) = 30h
- levantamento e análise de bibliografia sobre os temas abordados na UC = 10h
- elaboração de trabalhos práticos de grupo (exploração de ferramentas e desenvolvimento de recursos digitais, redação dos relatórios de acompanhamento) = 35h
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barbosa, M. (2016) As ameaças ao ciberespaço e a estratégia de cibersegurança
na UE e em Portugal. Disponível: http://cedis.fd.unl.pt/wp-content/uploads/2017/06/RevistaRDeS-n%C2%BA-8.pdf#page=163
Correia, M.; Santos, S.; Correia, M. (2017) Percepções sobre Cibersegurança e
Privacidade em Portugal. Disponível: http://177.101.17.124/index.php/rlagg/article/view/8062
Gouveia, B.; Morgado, R. (2017) Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço. Disponível
em: http://hdl.handle.net/10284/6032
Dias, A. (2014) Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. Disponível:
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_para_a_Defesa_a_Seguranca_e_a_Paz/documentos/refecencial_seguranca_online2016.pdf
Ramos, J.; Espadeiro, R. (2016) Estudo de avaliação de impacto do projeto
Seguranet. Disponível:
https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/20382/1/estudo%20de%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20de%20impacto%20seguranet_final.pdf