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Química

Código: LQANH1101    Sigla: Q
Área Científica: Ciências Químicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 19 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_1A

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 18,00

QANH_1_REP

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 18,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   0,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rute Maria Filipe Vitor - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar e consolidar conhecimentos em química geral.

Conteúdos programáticos

Teórica
1. Estrutura Atómica e Tabela Periódica. 2. Ligação Química. 3. Compostos de Coordenação. 4. Água e soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6. Cinética Química. 7. Equilíbrio Químico. 8. Reações Ácido-Base. 9. Reações de Precipitação. 10. Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução.
Prática Laboratorial
1. Unidades de concentração: Cálculos e preparação de soluções. 2. Equilíbrio químico. 3. Reações ácido-base: Volumetria, soluções tampão. 4. Produto de solubilidade. 5. Reações redox.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se rever e aprofundar os conceitos de química geral, de modo a que o estudante compreenda os fenómenos químicos que ocorrem nos diversos compartimentos ambientais (solo, ar e água).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico, tutorial presencial e laboratorial.


Avaliação

É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular.
Todas as avaliações deverão ter classificação maior ou igual a 8 valores.
Dispensas parciais:
Componente teórica: 2 testes escritos (TE), com inscrição obrigatória na plataforma LMS, 
TE=média dos testes escritos maior ou igual a 10 valores. 
Componente Laboratorial: 4 Relatórios/Fichas de trabalho (TL) relativos à componente prática; 
TL=média dos relatórios/fichas maior ou igual a 10 valores. 
Dispensa total:
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 TL.
Exame final: 
1 prova escrita (PE) + 1 prova laboratorial (PL) 
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 PL.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos. Nas sessões tutoriais pretende-se efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada nas sessões teóricas. Nas sessões laboratoriais pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas através da realização de trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Atkins, P.& Beran, J. (1992). General Chemistry (2nd ed.). USA: Scientific American Books, 922 pp.
Boikess, R. (2009). How to Solve General Chemistry Problems (8th ed.). USA: Prentice Hall, 325 pp.
Chang, R.& Goldsby, K. A. (2013). Química (11ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill, 1085 pp.
Weiss, G. S., Greco, T. G & Rickard, L. H. (2014). Experiments in General Chemistry (9th ed.). Harlow:
Pearson, 328 pp.

Observações