Código: | LQANH1200 | Sigla: | GEST | |
Área Científica: | Gestão e Marketing |
Área de Ensino: | Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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QANH | 31 | Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O principal objetivo da unidade curricular (uc) é o de introduzir os futuros tecnólogos alimentares na linguagem própria da gestão, sublinhando-se que constitui uma primeira oportunidade de relacionar os conceitos, modelos e técnicas apresentadas com problemas e situações reais da gestão das organizações. Nesta uc apresentam-se as principais áreas da gestão visando proporcionar conhecimento teórico e ferramentas de gestão organizacional e sensibilizando para a crescente importância da gestão nas organizações agroalimentares no tecido empresarial português. No final o estudante deve: compreender os conceitos básicos de gestão e o funcionamento das organizações; compreender e integrar o papel do marketing no modelo de gestão da organização bem como compreender as tendências do mercado alimentar; ter adquirido as competências básicas fornecidas pelas ferramentas e as técnicas necessárias à gestão das operações e de desempenho em indústrias agroalimentares.
INTRODUÇÃO: As Organizações. A Gestão. O gestor. Eficácia e eficiência. A Gestão Estratégica. Estruturas Organizacionais. Classificação de Empresas. Classificação portuguesa das atividades económicas, revisões 2.1 e 3. MARKETING: O conceito de marketing e a sua evolução. A importância do marketing agroalimentar. Tendências de evolução no consumo alimentar. A análise do mercado. Perceções e comportamento do consumidor. Introdução aos estudos de mercado. Segmentação e diferenciação. Seleção de mercados e posicionamento. Estratégias de marketing. As Políticas do marketing: a gestão do produto, as decisões de preço, o mix de comunicação e a política de distribuição. Estratégia, planeamento e controlo de marketing - integração na gestão da organização. GESTÃO DAS OPERAÇÕES: O Processo Produtivo. Layout das Instalações. Planeamento, programação e controlo da produção. Planeamento, programação e controlo de projetos. Noções de gestão de stocks.
O vasto conjunto de temáticas abordadas na Gestão levou a que se optasse pela sua distribuição por duas uc. Esta, que engloba a introdução à gestão, o marketing e a gestão da produção e uma uc subsequente onde são abordadas outras temáticas da Gestão, nomeadamente contabilidade geral, cálculo financeiro, análise de investimentos e gestão de pessoas. Ainda assim, a abordagem não pode deixar de ser superficial procurando se abranger os principais temas e mostrar as tendências mais atuais.
O conteúdo programático está, por isso, estruturado tendo em conta a natureza teórico-prática das sessões e de acordo com a necessidade objetiva de fornecer informação sobre temas relevantes de gestão, incluindo-se genericamente um primeiro módulo introdutório:
- conceitos básicos de gestão;
- gestão estratégica: conceito, processo e importância para alcançar vantagem competitiva;
- elementos básicos de estrutura organizacional e organigramas;
- classificação de empresas por atividade, dimensão, jurídica e por atividade económica.
Relativamente ao módulo de marketing pretende-se que os estudantes adquiram competências genéricas de marketing e que percecionem a importância crescente do marketing nas organizações. Os conteúdos apresentados refletir assim três linhas fundamentais:
- competitividade, orientação de mercado e estratégia de marketing;
- comportamento do consumidor e segmentação dos mercados;
- impacto da aplicação das políticas de marketing na gestão da empresa.
O conteúdo programático relativo à Gestão de operações pretende fornecer informação suficiente para que o estudante possa ser responsável pela organização e/ou a supervisão do processo produtivo numa indústria alimentar de forma eficiente. Três das principais responsabilidades da gestão de operações são abrangidas pelo conteúdo programático: conceção do processo produtivo, planeamento e programação da capacidade e logística e gestão de inventários.
Estes temas são fundamentais para entender como as organizações funcionam, têm sucesso e se adaptam a ambientes turbulentos e em constante mudança.
A metodologia utilizada segue o regime presencial em sala onde se utiliza o método expositivo, com foco no diálogo e na participação dos estudantes promovendo, nomeadamente, a interpretação da informação relevante transmitida e os resultados de um vasto conjunto de exercícios que são propostos. Alia-se ainda o regime não presencial, beneficiando da informação disponibilizada na plataforma de ensino à distância e da pesquisa em bases de dados eletrónicas, por exemplo, a b-on.
A avaliação contínua consta de duas provas escritas.
É obrigatória a inscrição na primeira prova, no Moodle, até 24 horas antes da sua realização.
Só podem comparecer à 2.ª prova os alunos com nota igual ou superior a 8 valores na 1.ª prova.
Dispensa de exame final: obtenção de média igual ou superior a 10 valores no conjunto das provas escritas e um mínimo de 8 valores em cada uma das provas.
Dispensa parcial de exame final: nota igual ou superior a 10 valores na 1.ª ou na 2.ª prova. A opção pela dispensa de uma das partes deverá ser declarada na respetiva folha da prova escrita de exame.
O exame final consiste numa prova escrita, em que a classificação terá de ser igual ou superior a 10 valores.
A tipologia teórico-prática da uc conduz à escolha
de metodologias que incluem: o método expositivo (que combina as vertentes
verbal, demonstração, ilustração e exemplificação) e o trabalho independente
(potenciado pela disponibilização de informações diversas em aula e na
plataforma LMS). As metodologias escolhidas pretendem igualmente valorizar o
desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita). Estas metodologias
respondem à definição dos objetivos expressos considerando-se que para a
aquisição dos conceitos teóricos fundamentais o mais adequado será o método
expositivo, o que não implica que o estudante não seja incentivado para
participar na identificação dos novos conceitos. O ensino incluirá outras
componentes fortemente focadas na participação dos estudantes, quer em sala com
a realização de exercícios, quer através de desafios que são lançados em cada
sessão e cujas respostas são colocadas pelos estudantes na plataforma LMS.
Acresce ainda a existência de linhas orientadoras e suporte bibliográfico
específico que são disponibilizadas pelos docentes, assim como o acompanhamento
tutorial na realização dos desafios lançados e para que os estudantes tenham a
informação necessária para a tomada de decisão perante os vários cenários
alternativos nos problemas que hoje são propostos, ou com os quais poderão vir
a ser confrontados num contexto profissional.
Com as metodologias utilizadas pretende-se conseguir um ensino focado na
aprendizagem do estudante, incentivando o desenvolvimento de competências e que
assegure aos estudantes uma componente de aplicação do conhecimento às
atividades do respetivo perfil profissional como se espera de um licenciado do
politécnico. As metodologias que se pretendem utilizar asseguram que o conteúdo
programático definido é facilmente compreendido e assimilado, que se desenvolve
uma relação intensa entre o conhecimento teórico e prático e que se garanta a
solidez dos conhecimentos adquiridos para aplicação durante o curso ou no
futuro seja nível profissional ou para continuidade noutros ciclos de estudos.
de Baynast, A.; ...; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na era digital (17ª ed.). Dom Quixote.
Freire, A. (1997). Estratégia: Sucesso em Portugal. Ed Verbo.
Freire, A. (2020). Estratégia: Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais. Bertrand.
Lendrevie, J.; et al. (2015): Mercator da língua portuguesa: Teoria e Prática do Marketing (16ª ed.). Dom Quixote.
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Lisboa, J. & Gomes, C. (2018). Gestão de Operações (3.ª ed.). Vida Económica.
Robbins, S. & Coulter, M. (2014). Management (12th edition). Pearson Education.
Santos, A. (2008). Gestão estratégica: Conceitos, Modelos e Instrumentos. Escolar Editora.
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Teixeira, S. (2013). Gestão das organizações (3ª ed.). Escolar Ed.
Teixeira, S. (2020). Gestão Estratégica. Escolar Ed.