Código: | LQANH1205 | Sigla: | NAH | |
Área Científica: | Ciências Químicas |
Área de Ensino: | Ciências Químicas e Físicas (CQF) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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QANH | 21 | Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 40,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Integração do metabolismo numa perspectiva nutricional; avaliação nutricional de indivíduos; aquisição de conhecimentos para elaboração de dietas e ementas.
1. Aspectos nutricionais do metabolismo dos nutrientes. 1.1. Metabolismo energético: reservas energéticas; vias catabólicas e anabólicas relacionadas com o fornecimento de energia ao organismo. 1.2. Regulação do metabolismo energético e homeostase da glucose. 1.3. Catabolismo das proteínas e balanço do azoto.
2. Alimentação humana. 2.1. História da alimentação. 2.2. Avaliação nutricional e avaliação de hábitos alimentares. 2.3. Cálculo das necessidades energéticas. 2.4. Necessidades nutricionais: valores de referência, "Dietary reference values "DRV (EFSA-Europa); "Dietary Reference Intakes", DRI (NAS-US). Recomendações alimentares. 2.5. Tipos de dietas alimentares. 2.6. Elaboração de dietas para estudos caso.
3. Avaliação de ementas. Avaliação qualitativa e quantitativa de ementas. Estudos caso.
A unidade é iniciada com uma revisão dos conceitos a nível de nutrientes e utilização dos nutrientes pelo organismo. A integração dos conhecimentos a nível de regulação da homeostase da energia e da glucose com os conhecimentos das necessidades nutricionais e recomendações alimentares pretendem permitir ao estudante relacionar nutrição, alimentação e saúde e aplicar esses conhecimentos na avaliação do estado nutricional a nível individual e elaboração de uma dieta adequada, assim como na avaliação e elaboração de ementas.
Ensino teórico-prático, envolvento exposição dos conceitos, seguido de análise de artigos científicos e casos estudo em grupo. Orientação tutorial para pesquisa bibliográfica e análise e tratamento de resultados de inquéritos alimentares. A avaliação será efetuada por meio de provas escritas e trabalhos de grupo.
Todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular têm acesso a exame final.
A avaliação contínua inclui 3 momentos de avaliação obrigatória: 1 Relatório individual (RI); 1 Ficha de avaliação individual (FAI) e 1 Trabalho de grupo (TG)
DISPENSA: 0,3 RI + 0,3 FAI + 0,4 TG.
Para avaliação contínua é obrigatória a presença em 75% das aulas. Nenhum dos elementos de avaliação pode ter nota inferior a 8 valores. A falta a um dos elementos de avaliação implica zero a esse elemento. Os alunos que não tenham dispensa total mas tenham obtido uma classificação igual ou superior a 10 em RI, FAI ou TG estarão parcialmente dispensados em exame final.
Exame final: 1 Prova escrita.
Nas sessões de apresentação audio-visual pretende-se dar os fundamentos teóricos. Em sessõesteórico-práticas pretende-se resolver estudos caso de avaliação nutricional, elaboração de dietas e elaboração de ementas, assim como fomentar o trabalho e discussão em grupo. As sessões tutoriais destinam-se a acompanhar os estudantes na pesquisa, análise de artigos científicos e tratamento de dados relevantes na unidade curricular.
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Watkins, B.A.; Smith, B.J.; Volpe, S.L.; Shen, C.-L. Exerkines, Nutrition, and Systemic Metabolism. Nutrients 2024, 16, 410. https://doi.org/10.3390/nu16030410