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Nutrição e Alimentação Humana

Código: LQANH1205    Sigla: NAH
Área Científica: Ciências Químicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 21 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_2A

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Integração do metabolismo numa perspectiva nutricional; avaliação nutricional de indivíduos; aquisição de conhecimentos para elaboração de dietas e ementas.

Conteúdos programáticos

1. Aspectos nutricionais do metabolismo dos nutrientes. 1.1. Metabolismo energético: reservas energéticas; vias catabólicas e anabólicas relacionadas com o fornecimento de energia ao organismo. 1.2. Regulação do metabolismo energético e homeostase da glucose. 1.3. Catabolismo das proteínas e balanço do azoto.
2. Alimentação humana. 2.1. História da alimentação. 2.2. Avaliação nutricional e avaliação de hábitos alimentares. 2.3. Cálculo das necessidades energéticas. 2.4. Necessidades nutricionais: valores de referência, "Dietary reference values "DRV (EFSA-Europa); "Dietary Reference Intakes", DRI (NAS-US). Recomendações alimentares. 2.5. Tipos de dietas alimentares. 2.6. Elaboração de dietas para estudos caso.
3. Avaliação de ementas. Avaliação qualitativa e quantitativa de ementas. Estudos caso.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade é iniciada com uma revisão dos conceitos a nível de nutrientes e utilização dos nutrientes pelo organismo. A integração dos conhecimentos a nível de regulação da homeostase  da energia e da glucose com os conhecimentos das necessidades nutricionais e recomendações alimentares pretendem permitir ao estudante relacionar nutrição, alimentação e saúde e aplicar esses conhecimentos na avaliação do estado nutricional a nível individual e elaboração de uma dieta adequada, assim como na avaliação  e elaboração de ementas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico-prático, envolvento exposição dos conceitos, seguido de análise de artigos científicos e casos estudo em grupo. Orientação tutorial para pesquisa bibliográfica e análise e tratamento de resultados de inquéritos alimentares. A avaliação será efetuada por meio de provas escritas e trabalhos de grupo.



Avaliação

Todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular têm acesso a exame final.
A avaliação contínua inclui 3 momentos de avaliação obrigatória: 1 Relatório individual (RI); 1 Ficha de avaliação individual (FAI) e 1 Trabalho de grupo (TG)
DISPENSA: 0,3 RI + 0,3 FAI + 0,4 TG.
Para avaliação contínua é obrigatória a presença em 75% das aulas. Nenhum dos elementos de avaliação pode ter nota inferior a 8 valores. A falta a um dos elementos de avaliação implica zero a esse elemento. Os alunos que não tenham dispensa total mas tenham obtido uma classificação igual ou superior a 10 em RI, FAI ou TG estarão parcialmente dispensados em exame final.
Exame final: 1 Prova escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões de apresentação audio-visual pretende-se dar os fundamentos teóricos. Em sessõesteórico-práticas pretende-se resolver estudos caso de avaliação nutricional, elaboração de dietas e elaboração de ementas, assim como fomentar o trabalho e discussão em grupo. As sessões tutoriais destinam-se a acompanhar os estudantes na pesquisa, análise de artigos científicos e tratamento de dados relevantes na unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berdanier, C. 2002. Handbook of Nutrition and Food. 1ª edição, CRC Press, USA
Lima, R. 2018.Orientações sobre Ementas e Refeitórios Escolares. Ministério da Educação - Direção Geral da Educação (
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/oere.pdf).
EFSA. Dietary reference values. https://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/dietary-reference-values.
Pinho et al. 2016. Padrão Alimentar Mediterrânico: promotor de saúde. (www.dgs.pt)
Moreno et al. 2022. Perspective: Striking a Balance between Planetary and Human Health-Is There a Path Forward?. Advances in Nutrition, 13(2), 355-375.
PortFir, Tabela de Composição de Alimentos, https://portfir-insa.min-saude.pt/.
USDA. Dietary Guidelines for Americans. www.dietaryguidelines.gov
Shah, A., & Wondisford, E. 2023. Gluconeogenesis Flux in Metabolic Disease. Ann. Review Nutr, 43, 153-177.
Watkins, B.A.; Smith, B.J.; Volpe, S.L.; Shen, C.-L. Exerkines, Nutrition, and Systemic Metabolism. Nutrients 2024, 16, 410. https://doi.org/10.3390/nu16030410