• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LQANH1301
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Toxicologia

Código: LQANH1301    Sigla: TOXICO
Área Científica: Ciências Químicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 14 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_3A

Ensino Teórico: 13,50
Teórico-Práticas: 22,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conceitos fundamentais de Toxicologia aplicáveis às suas diferentes vertentes com principal incidência na Toxicologia Alimentar. Conhecer os efeitos biológicos dos principais agentes tóxicos e saber identificá-los perante casos clínicos práticos. Saber aplicar métodos de Toxicologia Analítica para a identificação, quantificação e estudo de mecanismo de ação de agentes tóxicos de relevância alimentar.

Conteúdos programáticos

1) A toxicologia na história. Utilização humana dos tóxicos.
2) Áreas da toxicologia como ciência e sua relação com outras ciências.
3) Conceitos fundamentais de toxicologia geral e alimentar.
4) Tipos e mecanismos de ação tóxica.
5) Agentes tóxicos naturalmente presentes nos alimentos.
6) Contaminantes tóxicos de relevância alimentar.
7) Compostos que surgem nos alimentos durante o processamento e armazenagem.
8) Aditivos alimentares.
9) Carcinogéneos alimentares.
10) Métodos experimentais para avaliação da segurança alimentar.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se ilustrar a importância e evolução da Toxicologia ao longo da História assim como enquadrar a Toxicologia Moderna, como ciência multidisciplinar, no âmbito de outras ciências; Transmitir conceitos base de Toxicologia no que respeita a doses, fontes, vias de exposição, e distribuição de agentes tóxicos e seus mecanismos de ação no organismo humano. Dar a conhecer toxinas e agentes tóxicos de relevância alimentar no que respeita à sua ocorrência, mecanismos de ação tóxica e efeitos. Abordar metodologias e técnicas analíticas para identificar efeitos tóxicos e compreender mecanismos de toxicidade inerentes.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico e teórico-prático, envolvendo exposição dos conceitos, por meio de apresentação audiovisual, e análise de resultados em situações de aplicação. Ensino prático laboratorial com realização de métodos de toxicologia analítica para a identificação/ quantificação de tóxicos de relevância alimentar. A avaliação contínua, que pode conduzir à dispensa de exame final pressupõe a assistência obrigatória a 75% das sessões teórico-práticas e práticas laboratoriais, constando de duas provas escrita teóricas (PET) e três fichas de trabalho teórico/prático (FTP); nenhum dos elementos de avaliação para dispensa total pode ter uma classificação inferior a 8 valores, sendo que a média destas avaliações deverá ser maior ou igual a 10 e calculada de acordo com a fórmula: [0,6 PET + 0,4 (média FTPs)]. O exame final consta de uma prova escrita, havendo dispensas parciais para elementos de avaliação com classificação igual ou superior a 10.   


Avaliação

 A avaliação contínua, que pode conduzir à dispensa de exame final pressupõe a assistência obrigatória a 75% das sessões teórico-práticas e práticas laboratoriais, constando de duas provas escrita teóricas (PET) e três fichas de trabalho teórico/prático (FTP); nenhum dos elementos de avaliação para dispensa total pode ter uma classificação inferior a 8 valores, sendo que a média destas avaliações deverá ser maior ou igual a 10 e calculada de acordo com a fórmula:
[0,6 PET + 0,4 (média FTPs)].

O exame final consta de uma prova escrita, havendo dispensas parciais para elementos da avaliação contínua com classificação igual ou superior a 10.   

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teóricas pretende-se transmitir fundamentos de Toxicologia geral e posteriormente aprofundar a Toxicologia de Alimentos; Nas sessões teórico práticas pretende-se analisar artigos científicos relevantes para a unidade e fornecer fichas de trabalho para consolidação e aplicação prática dos conhecimentos transmitidos nas sessões teóricas. Nas sessões laboratoriais os estudantes irão adquirir conhecimentos sobre técnicas analíticas quantitativas destinadas à identificação de efeitos tóxicos em Humanos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Repetto J. M. & Repetto K. G. (2009). Toxicología Fundamental. (4ª ed.). Ediciones Díaz de Santos, 432 pp;
2. Klaasen C., Amdur M &, Doull J., eds. (2008) Casarett and Doull's Toxicology. The Basic Science of Poisons. (7th ed.), New York: The MacGraw-Hill Companies Inc, 1236 pp,
3. Greim, H. & Snyder R. (2008). Toxicology and Risk Assessment: A Comprehensive Guide. West Sussex, England: John Wiley and Sons Ltd, 698 pp;
4. Hodgson, E. (2010). A Textbook of Modern Toxicology. (4nd ed.). New Jersey, USA: John Wiley and Sons Inc, 538 pp.