Código: | LZOO1155 | Sigla: | M&T | |
Área Científica: | Produção Agrícola e Animal |
Área de Ensino: | Produção Agrícola - PAG |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LZOO | 52 | Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 | 1º | 2,5 | 30 | 70 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Pretende-se dotar os alunos de capacidades científicas e tecnológicas que lhes permitam aplicar no mercado de trabalho os conceitos adquiridos na disciplina.
Aptidões e competências:
Conhecimento e identificação dos elementos constituintes dos tratores, bem como as suas normas de utilização e o conhecimento dos critérios a usar na seleção das melhores opções a adotar no planeamento da mecanização de uma exploração Agrícola.
TP: (22 H)
Máquinas simples e órgãos de máquinas
Estudo dos motores de explosão e diesel; Constituição, funcionamento e sistemas mais importantes;
Tratores Agrícolas e Florestais: tipos, constituição e funcionamento; cuidados de manutenção e utilização.
TC: (8 H)
Utilização no campo dos tratores agrícolas.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar os alunos dos conhecimentos dos sistemas gerais de motores, uso e manutenção dos mesmos.
Estes objetivos e conteúdos programáticos permitem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre os principais temas e o desenvolvimento de competências profissionais a fim de os preparar para a entrada no mercado de trabalho.
Métodos pedagógicos :
Método expositivo;
Método demonstrativo;
Método activo.
Avaliação:
Avaliação contínua:
Dois testes escritos (TE1:50% + TE2: 50%) maior ou igual a 10 valores.
Os testes escritos têm que ter classificação mínima de 8 valores.
Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular.
Condições para dispensa total:
Obter uma média de 10 valores nos testes escritos;
Exame final: uma prova escrita.
Em sessões de caráter mais teórico, utilizar-se-á preferencialmente, o método expositivo.
As atividades práticas de campo realizadas fora da sala de aula (exploração agrícola) assentaram essencialmente no método
demonstrativo, nomeadamente cuidados de manutenção e uso de tratores.
Finalmente, e para que os estudantes participem de uma forma quase permanente na aprendizagem faremos a sua avaliação através
de uma prova escrita e discussão do trabalho prático/pesquisa de grupo.
Atares, P. e Blanca, A (1996):Tractores y motores agrícolas, Ediciones Mundi-Prensa, Madrid
Briosa, F. (1984):Glossário Ilustrado de Mecanização Agrícola, segunda edição, Lisboa
Canavete, J.O. (1989):Técnica de la mecanizacion Agricola, terceira edição. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa
Canavete, J.O. (1989):Las maquinas de mecanizacion agricola, terceira edição. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa
CEMAGREF (1991):Les tracteurs agricoles. Antony, France
CNEEMA- Les materiels de fertalization de semis de plantation et de binage. trois edition, Antony