Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao concluir a unidade curricular, o estudante deverá ter os
conhecimentos e competências em genética e melhoramento animal com
aplicação na gestão técnica das populações pecuárias, nomeadamente: Conhecimento das aplicações da genética à identificação e ao controlo de paternidade em animais Conhecimento e compreensão da variação e do condicionamento genético dos caracteres económicos Conhecimento e compreensão dos objetivos de melhoramento nos principais sistemas pecuários Conhecimento e compreensão dos métodos de avaliação genética dos animais Conhecimento e compreensão dos componentes do progresso genético e das suas inter-relações Capacidade de esquematizar programas de melhoramento animal ajustados a diferentes sistemas de produção Capacidade de recolher e transmitir informação útil, prática e atual sobre genética e melhoramento animal
Conteúdos programáticos
As Genéticas: enquadramento; conceitos e
definições; aplicações zootécnicas. Identificação genética e controlo de
filiação. Melhoramento animal: caracteres de interesse económico
(classificação; variação; efeitos genéticos e heritabilidade; interações
genótipo-ambiente); genealogia, parentesco, consanguinidade e
emparelhamentos; seleção no sentido lato; seleção no sentido restrito
(índice de seleção; progresso genético por geração e anual; pressão,
diferencial e intensidade de seleção; precisão do índice; variação
aditiva; intervalo entre gerações); BLUP; seleção assistida por
marcadores; seleção genómica e biotecnologias; programas de melhoramento
genético (esquema geral e adaptações às principais espécies pecuárias).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos da UC de Genética e
Melhoramento Animal implicam a aquisição de conhecimentos e o
desenvolvimento de competências sobre o conhecimento dos fundamentos da
seleção e melhoramento genético das principais espécies pecuárias de
interesse económico. Tendo em conta os referidos objetivos, os conteúdos
programáticos irão permitir que os alunos adquiram conhecimentos
teóricos e práticos sobre genética de populações animais, diferentes
esquemas de seleção e melhoramento genético de animais domésticos, com o
intuito de melhoria da eficácia produtiva dos sistemas produtivos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino-aprendizagem:
Aulas teórico-práticas, com exposição, estudos de caso e resolução de
problemas. Seminários para apresentação e discussão dos trabalhos de
grupo.
Avaliação
- Provas escritas: 2; Trabalho de pesquisa: 1;
- Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos a exame final
- Dispensa de exame final: Obtenção de um mínimo de 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e de 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame; Fórmula de dispensa de exame: (0,8 x média das Provas escritas) + (0,2 x Trabalho pesquisa);
- Exame final: prova escrita - 1
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
a) Conhecimentos e capacidade de compreensão: ver conteúdos programáticos.
b)
Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade
de compreensão: Exercícios de: 1. interpretação de testes de
identificação genética e controlo de filiação; 2. cálculo de
coeficientes de parentesco e de consanguinidade; 3. escolha e
emparelhamento de reprodutores; apreciação crítica de programas de
melhoramento em funcionamento.
c) Capacidade de resolução de problemas e de argumentação: ver b); justificação das soluções propostas.
d)
Capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação
relevante: pesquisa para a elaboração de monografia sobre tema dos
conteúdos programáticos.
e)
Capacidade de comunicação: comunicação escrita inerente à elaboração
dos trabalhos referidos em b), c) e d); apresentação oral sobre o tema
da monografia, em seminário; debates nos seminários.
f) Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e monitorização da elaboração da monografia.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bowling, A. T. & Ruvinsky, A. (2000) The Genetics of the Horse. CAB International. CABI Publishing. 517 pp.