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Exercício Físico nas Fases Especiais da Vida

Código: MAFS006    Sigla: EFFEV
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 22 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   0,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,00
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,00
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,00
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1-Identificar e saber aplicar princípios de treino em aulas de grupo e sala de exercício (treino cardiorrespiratório e força), em mulheres na gravidez e no pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas. 2-Conhecer e saber aplicar diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e de concentração/meditação nas diferentes populações abordadas. 3-Ser capaz de elaborar um programa de exercício eficiente e seguro para uma das populações abordadas nesta unidade curricular. 

Conteúdos programáticos

A-Objetivos e benefícios trabalho respiratório, de relaxamento e concentração/meditação em mulheres na gravidez e pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas. B-Identificação e abordagem prática das diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e concentração/meditação. C-Adaptação do exercício em aula de grupo a população idosa, com diferentes níveis de funcionalidade e condições clínicas. D- Adaptação do exercício a cada fase da gravidez e pós-parto. E- Adaptação do exercício em aulas de grupo para crianças e adolescentes bem com as linhas orientadoras de programas de treino dirigidos aos diferentes escalões etários, ao seu desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo, motor e de qualidades físicas.  F-Adaptação do treino de força e cardiorrespiratório em sala de exercício na gravidez e pós-parto, a crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As crescentes solicitações da área socioprofissional da Atividade Física e Saúde requerem uma formação especializada e aprofundada, no sentido de dar resposta aos objetivos e necessidades das populações-alvo que a caracterizam. Enquadrada na área da Atividade Física e Saúde, a unidade curricular de Exercício Físico nas Fases Especiais da Vida direciona-se para a aquisição de conhecimentos e competências para realizar um programa de exercício eficiente e seguro para determinada população especial (grávidas e pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações clínicas), com base nas características dos praticantes, para determinados objetivos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos e os Objetivos de Aprendizagem:
Objetivo 1-Conteúdos Programáticos C, D, E e F
Objetivo 2-Conteúdos Programáticos A e B
Objetivo 3-Conteúdos Programáticos C, D, E e F

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologia de Ensino:I - Exposição de conteúdos;II - Questionamento;III - Análise, reflexão e discussão sobre temas e situações apresentadas na aula;IV - Realização de exercícios e aulas práticas;V-Avaliações

Avaliação contínua: 1- Elaboração um programa de exercício. 2-Apresentação do trabalho + Defesa. Fórmula de cálculo: 0,5*PEx+0,25*AP+0,25*D. A média final dos elementos de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores. 
Exame final: 1-Elaboração um programa de exercício. 2-Exame oral (Apresentação e Defesa do trabalho). Fórmula de cálculo: 0,50*PEx+0,25*AP+0,25*D. A média final dos elementos de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores. Regime de frequência: sem número mínimo de presenças para aceder à avaliação contínua ou ao exame final. Regime específico para alunos em situação especial: os alunos em situação especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado.


Avaliação

Avaliação contínua: 1- Elaboração um programa de exercício. 2-Apresentação do trabalho + Defesa. Fórmula de cálculo: 0,5*PEx+0,25*AP+0,25*D. A média final dos elementos de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores.

Exame final: 1-Elaboração um programa de exercício. 2-Exame oral (Apresentação e Defesa do trabalho). Fórmula de cálculo: 0,50*PEx+0,25*AP+0,25*D. A média final dos elementos de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores. Regime de frequência: sem número mínimo de presenças para aceder à avaliação contínua ou ao exame final. Regime específico para alunos em situação especial: os alunos em situação especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para alcançar todos os objetivos pretendidos, serão em cada um deles, utilizadas todas as metodologias de ensino descritas anteriormente. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino e os Objetivos de Aprendizagem:
Objetivo 1 e 2 ¿ Metodologias de Ensino I, II, III e IV
Objetivo 3 ¿ Metodologias de Ensino V

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American College of Sports Medicine (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Williams & Wilkins; Anggraeni, N. P. D. A., Herawati, L., Widyawati, M. N., Leo, I. K., & Arizona, T. (2019). The Effect of Exercise on Postpartum Womens Quality of Life. Journal Ners, 14(3); da Rosa Orssatto, L. B., de la Rocha Freitas, C., Shield, A. J., Silveira Pinto, R., & Trajano, G. S. (2019). Du, M. C., Ouyang, Y. Q., Nie, X. F., Huang, Y., & Redding, S. R. (2019). Effects of physical exercise during pregnancy on maternal and infant outcomes in overweight and obese pregnant women: A meta analysis. Birth, 46(2), 211-221; Faigenbaum, A. D., Lloyd, R. S., & Oliver, J. L. (2019). Essentials of youth fitness. Human Kinetics Publishers; Gäbler, M., Prieske, O., Hortobagyi, T., & Granacher, U. (2018). Archives of Gerontology and Geriatrics, 103, 104787. 

Observações

Em contexto pandémico as aulas poderão ser lecionadas em formato online.