Código: | MAFS006 | Sigla: | EFFEV | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MAFS | 22 | Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto | 1º | 4 | 30 | 100 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1-Identificar e saber aplicar princípios de treino em aulas de grupo e sala de exercício (treino cardiorrespiratório e força), em mulheres na gravidez e no pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas. 2-Conhecer e saber aplicar diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e de concentração/meditação nas diferentes populações abordadas. 3-Ser capaz de elaborar um programa de exercício eficiente e seguro para uma das populações abordadas nesta unidade curricular.
A-Objetivos e benefícios trabalho respiratório, de relaxamento e concentração/meditação em mulheres na gravidez e pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas. B-Identificação e abordagem prática das diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e concentração/meditação. C-Adaptação do exercício em aula de grupo a população idosa, com diferentes níveis de funcionalidade e condições clínicas. D- Adaptação do exercício a cada fase da gravidez e pós-parto. E- Adaptação do exercício em aulas de grupo para crianças e adolescentes bem com as linhas orientadoras de programas de treino dirigidos aos diferentes escalões etários, ao seu desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo, motor e de qualidades físicas. F-Adaptação do treino de força e cardiorrespiratório em sala de exercício na gravidez e pós-parto, a crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas.
As crescentes solicitações da área socioprofissional da Atividade Física e Saúde requerem uma formação especializada e aprofundada, no sentido de dar resposta aos objetivos e necessidades das populações-alvo que a caracterizam. Enquadrada na área da Atividade Física e Saúde, a unidade curricular de Exercício Físico nas Fases Especiais da Vida direciona-se para a aquisição de conhecimentos e competências para realizar um programa de exercício eficiente e seguro para determinada população especial (grávidas e pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações clínicas), com base nas características dos praticantes, para determinados objetivos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos e os Objetivos de Aprendizagem:
Objetivo 1-Conteúdos Programáticos C, D, E e F
Objetivo 2-Conteúdos Programáticos A e B
Objetivo 3-Conteúdos Programáticos C, D, E e F
Metodologia de Ensino:I - Exposição de conteúdos;II - Questionamento;III - Análise, reflexão e discussão sobre temas e situações apresentadas na aula;IV - Realização de exercícios e aulas práticas;V-Avaliações
Avaliação contínua: 1- Elaboração um programa de exercício. 2-Apresentação do trabalho + Defesa. Fórmula de cálculo: 0,5*PEx+0,25*AP+0,25*D. A média final dos elementos de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores.
Para alcançar todos os objetivos pretendidos, serão em cada um deles, utilizadas todas as metodologias de ensino descritas anteriormente. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino e os Objetivos de Aprendizagem:
Objetivo 1 e 2 ¿ Metodologias de Ensino I, II, III e IV
Objetivo 3 ¿ Metodologias de Ensino V
American College of Sports Medicine (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Williams & Wilkins; Anggraeni, N. P. D. A., Herawati, L., Widyawati, M. N., Leo, I. K., & Arizona, T. (2019). The Effect of Exercise on Postpartum Womens Quality of Life. Journal Ners, 14(3); da Rosa Orssatto, L. B., de la Rocha Freitas, C., Shield, A. J., Silveira Pinto, R., & Trajano, G. S. (2019). Du, M. C., Ouyang, Y. Q., Nie, X. F., Huang, Y., & Redding, S. R. (2019). Effects of physical exercise during pregnancy on maternal and infant outcomes in overweight and obese pregnant women: A meta analysis. Birth, 46(2), 211-221; Faigenbaum, A. D., Lloyd, R. S., & Oliver, J. L. (2019). Essentials of youth fitness. Human Kinetics Publishers; Gäbler, M., Prieske, O., Hortobagyi, T., & Granacher, U. (2018). Archives of Gerontology and Geriatrics, 103, 104787.
Em contexto pandémico as aulas poderão ser lecionadas em formato online.