| Código: | MAFS009 | Sigla: | APTF | |
| Área Científica: | Ciências do Desporto | |||
| Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto | 
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| MAFS | 21 | Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto | 1º | 5 | 45 | 125 | 
| Ensino Teórico: | 15,00 | 
| Teórico-Práticas: | 0,00 | 
| Seminários: | 25,00 | 
| Outras: | 0,00 | 
Docência - Horas Semanais
 
 
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Docência - Responsabilidades
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Inserida no contexto do MESTRADO EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (MAFS), Conduzir o estudante para um conhecimento mais aprofundado e integrado do corpo humano através de,
1.	Análise do desenvolvimento e alterações funcionais ao  longo da vida; 
2.	Análise postural e prescrição do exercício funcional objetivando a prevenção e correção dos desequilíbrios posturais.
.A. Análise das principais alterações anatomofuncionais em populações clínicas e em fases especiais da vida (crianças, mulher grávida e pós-parto e idosos)
B. Metodologias de avaliação que integram várias componentes da aptidão física, particularmente das alterações posturais
A coerência entre os os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (AO) fica demonstrada da seguinte forma:
¿	OA1 »CP A
¿	OA2 e 3 » CP B e C
I.	Exposição dos conteúdos e questionamento; 
II.	Realização de sessões práticas de avaliação e de intervenção pedagógica; 
III.	Análise, reflexão e discussão de situações especificas
Avaliação Contínua: 1. Individual - Conceção de um plano de treino funcional ajustado a uma das população abordadas (10%) + 2. Individual - lecionação de parte do plano de sessão (50%) + 1 trabalho de grupo ¿ programa de exercício funcional, ajustado ao modelo CERT (40%)
Nota mínima de cada elemento de avaliação: 9,5 valores.
Avaliação Final - Exame: 1 teste escrito (50%) + prova oral (25%) + prova prática (25%).
A coerência entre as metodologias de ensino (ME) e os objetivos de aprendizagem (AO) fica demonstrada da seguinte forma:
¿	AO1 » ME I; II; III
¿	AO2 e 3 » ME I, II, III
¿	ACSM (2016).ACSM¿s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (4ed). Human Kinetics. 
¿	ACSM (2017).ACSM's Health-Related Physical Fitness Assessment Manual (5ed). Wolters Kluwer.
¿	Earls, J. (2020).Born to Walk, Second Edition: Myofascial Efficiency and the Body in Movement (2nd ed.). North Atlantic Books.
¿	Hardman AE, Stensel DJ, Gill J (2018).Physical Activity and Health: The Evidence Explained (3ed). Routledge.
¿	Klinger, W. & Schleip, R. (2015).Fascia as a body-wide tensional network: Anatomy, biomechanics and physiology. Fascia in Sport and movement; 24-36.
¿	Myers, T. W. (2011).Anatomy Trains. London: Urban & Fischer.
¿	Pezarat-Correia, P., Mil-Homens, P., & Vilhena de Mendonça, G. (Eds) (2017).Treino da Força: Volume 2-Avaliação, Planeamento e Aplicações. Lisboa: Edições FMH.
¿	Pezarat¿Correia, P., Mendonça, G.,& Mil¿Homens, P. (2015) (Eds.).Treino da Força, Volume I: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Lisboa: Edições FMH