Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Compreender o método empreendedor, distinguir as abordagens efetual e adaptativa e reconhecer a aplicação dos seus princípios;
B. Distinguir os principais elementos de um modelo de negócio e a imaginar as respetivas características para uma nova ideia de negócio adaptada ao contexto do curso;
C. Avaliar a dimensão potencial do mercado alvo;
D. Reconhecer o empreendedorismo para a construção do seu próprio futuro, passo a passo, num processo dentro do seu controlo;
E. Preparar e apresentar um plano de negócio.
Conteúdos programáticos
1. Método empreendedor
1.1. Abordagem transformativa ou efetual
1.2. Abordagem adaptativa ou experimental
2. Modelo de negócio
2.1. Definição e elementos constituintes do modelo de negócio
2.2. Elementos do conceito de negócio: mercado-alvo com problema, proposta de valor, e modelo de receita;
3. Avaliação do potencial de mercado
4. Plano de negócios
4.1. Plano, planeamento e comunicação
4.2. Apresentação do plano de negócio
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O estudo do método empreendedor (1.) dota os estudantes dos conhecimentos necessários para que o compreendam (A) e dá-lhes os fundamentos conceptuais e teóricos para que desenvolvam a preferência por construir o seu próprio futuro, passo a passo, num processo dentro do seu controlo (D). O estudo do modelo de negócio (2.) dota os estudantes dos conhecimentos necessários para distinguir os principais elementos de um modelo de negócio (B). O estudo da avaliação do potencial de marcado e de métodos de exploração (3.) em conjunto com o estudo dos princípios, métodos e conteúdos inerentes à construção e utilização de um plano de negócios (C e E) e à respetiva apresentação (4.2.), dotam o os estudantes das competências necessárias para preparar e apresentar um plano de negócio (E).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Exposição de conteúdos, a realização de exercícios, a recolha de informação dos segmentos de mercado alvo e discussão de tarefas inerentes ao plano de negócio.
Avaliação
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores. Avaliação contínua A - Prova escrita x 20% B - Relatório dimensão potencial do mercado x 40% C - Plano de negócio e apresentação x 40% Exame final: A - Prova escrita x 20% B - Plano de negócio individual x 40% e Prova oral x 40% Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores. Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos relacionados com conhecimento de base (A e B) são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos mestrandos e avaliados através de teste escrito e de discussão durante as revisões de projeto. Os objetivos de integração e aplicação (C, D e E) são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios, recolha e da discussão em sala de aula das tarefas relacionadas com o projeto, e avaliados através das revisões de projeto e das apresentações do projeto.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Blank, S., & Dorf, B. (2012). The Startup Owners Manual. K&S Ranch. Ciletti, D., & Chadwick, S. (2012). Sports Entrepreneurship - Theory and Practice. West Virginia University, Fitness Information Technology. Finch, B. (2010). Como Elaborar um Plano de Negócios. Smartbook. Osterwalder, Alexander, & Pigneur, Yves. (2011). Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Altas Books. Ratten, V. (2018). Sports Innovation Management. Routledge. Read, S., Sarasvathy, S., Dew, N., & Wiltbank, R. (2017). Effectual Entrepreneurship. Routledge. Ries, Eric. (2012). Lean Startup. Carcavelos: PrimeBooks. Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora. Silva, A. (Ed.). (2022). Empreendedorismo e Inovação no Desporto. Quântica Editora.