Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Com a realização da DISSERTAÇÃO do MESTRADO EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (MAFS) pretende-se que o estudante desenvolva, em contexto de investigação aplicada, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos decorrentes da sua formação académica, desenvolva capacidade para resolver problemas concretos e adquira as competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável inerentes à intervenção com populações especiais, nomeadamente através de programas de exercício, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal.
Conteúdos programáticos
A UC Dissertação-MAFS, implica um estudo de investigação aplicada ao contexto da atividade física/exercício, com uma das populações abordadas no curso. Implica a realização de uma dissertação e respetiva defesa pública. As normas de elaboração do projeto de dissertação e da dissertação final são fornecidas em documento específico. O funcionamento desta UC remete para o regulamento dos cursos de segundo ciclo do IPSANTARÉM.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em formação pós-graduada pretende-se que o estudante adquira autonomia na conceção e implementação de um projeto de estudo científico, dominando as ferramentas essenciais para pesquisa bibliográfica, redação de texto científico, conceção metodológica e análise e discussão de resultados; adicionalmente o aprofundamento de métodos de investigação propicia a aquisição de estratégias planeamento e avaliação da intervenção profissional eficientes.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Para a preparação do projeto e desenvolvimento dos trabalhos respetivos, o Estudante tem direito a 100 horas de orientação tutorial, de forma presencial ou utilizando os meios de comunicação disponíveis. Com base no projeto de dissertação e respetiva orientação, previamente aprovados em Conselho Técnico-Científico (CTC), a versão provisória da dissertação é entregue ao orientador, que por sua vez, apresenta a proposta de júri ao Coordenador de Curso. O Coordenador de Curso submete a proposta ao CTC. O júri avalia o documento e a respetiva defesa. O Júri atribui a classificação final. Após defesa, o estudante submete a versão final da dissertação. Estudantes em situação especial realizam os mesmos elementos de avaliação.
Avaliação
Com base no projeto de dissertação e respetiva orientação, previamente aprovados em Conselho Técnico-Científico (CTC), a versão provisória da dissertação é entregue ao orientador, que por sua vez, apresenta a proposta de júri ao Coordenador de Curso. O Coordenador de Curso submete a proposta ao CTC. O júri avalia o documento e a respetiva defesa. O Júri atribui a classificação final. Após defesa, o estudante submete a versão final da dissertação. Estudantes em situação especial realizam os mesmos elementos de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM. ACSM's Introduction to Exercise Science (3rd). Wolters Kluwer. 2017
Bickman L, Rog DJ. Handbook of applied social research methods. Sage Publications, Inc. 1997
Bowling A. Research methods in health: Investigating health and health services. New York: Open University Press. 2004
Fortin MF. O processo de investigação: Da concepção à realização. Loures: Lusociência ¿ Ed. Técnicas e Científicas, Lda. 2003
Housh TJ, Housh DJ, Johnson GO. Introduction to Exercise Science (5th). Routledge. 2017
Serrano P. Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Relógio D¿Água Editores. 1996
Stewart A. Basic Statistics and Epidemiology ¿ A Practical Guide (2nd). Oxford: Radcliffe Publishing Ltd. 2007
Thomas JR, Nelson JK. Research methods in Physical Activity. Champaign, IL: Human Kinetics. 1996