• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEA2100
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Biodiversidade conservação e gestão dos recursos naturais

Código: MEA2100    Sigla: BCGRN
Área Científica: Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEA 27 Despacho n.º 5598/2020 de 18/05 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MEA_1_A

Teórico-Práticas: 21,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Angela Cristina de Brandão Fonseca Oliveira Prazeres - ESA   0,30
António do Patrocínio Amaral de Azevedo - ESA   0,30
Filipe José Nogueira Madeira - ESA   0,40
João André Evaristo de Matos Gago - ESA   1,00
Maria do Céu Godinho - ESA   0,40
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho - ESA   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição, aplicação e integração de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades, competências e experimentação ao nível da biodiversidade, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais, na perspetiva do desenvolvimento sustentável.
Integração dos conhecimentos de forma a promover uma agricultura sustentável que utiliza os recursos naturais como fatores de produção de forma racional, numa perspetiva de conservação, preservação e valorização dos patrimónios genéticos, da biodiversidade, do solo, da água e das paisagens agrícolas.

Conteúdos programáticos

Biodiversidade: Instrumentos jurídicos de conservação e gestão dos recursos naturais (Plano Sectorial da Rede Natura 2000; Rede Nacional de Áreas Protegidas; Estatutos de Proteção das Espécies). Biogeografia e Fitogeografia. Ecologia e evolução da paisagem agrária. Agroecologia e serviços dos ecossistemas.
Biodiversidade funcional e modelos de agricultura. Instalação e gestão de infraestruturas ecológicas. Práticas agrícolas compatíveis com a conservação da natureza e de fomento da biodiversidade.
Água e recursos hídricos: Origens e usos da água. Disponibilidades versus necessidades. Binómio qualidade-quantidade. Planeamento e gestão integrados de recursos hídricos. Novos paradigmas e soluções para a gestão de recursos hídricos.
Solo: Classificações. Erosão e conservação dos solos. Erosão hídrica e erosão eólica. Equação Universal da Perda de Solo. Defesa contra a erosão. Desertificação, evolução e combate.
Implicações das Alterações Climáticas nos Agro-ecossistemas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre os principais aspetos da gestão e conservação dos recursos naturais bióticos e abióticos. Igualmente, através da análise dos problemas e dos desafios da gestão sustentável dos recursos naturais associados à atividade agrícola, esta UC pretende dotar os alunos das competências necessárias para ações de mitigação dos impactos ambientais negativos e potenciação dos impactos ambientais positivos da atividade agrícola.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias de ensino:
O ensino será ministrado através de seminários, aulas teórico-práticas e de natureza tutorial.



Avaliação

Avaliação:
1. Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.

2. Condições de dispensa total ou parcial a exame final
Satisfazer as seguintes condições:
a) Realização de trabalhos individuais ou de grupo (máximo de 3 elementos) em cada componente da UC, e obter em qualquer dos trabalhos realizados uma classificação igual ou superior a 10 valores;
b) Realização de uma prova escrita às componentes da UC não efetivadas através de trabalhos, e obter na prova uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Exame final
Consta da realização de uma prova, de acordo com o artigo 23º (Avaliação Final - Exames) do RAALA (Regulamento Académico das Atividades Letivas e de Avaliação dos Estudantes da ESAS).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre a caracterização, gestão e conservação dos recursos naturais associados aos ecossistemas agrários. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amaro P. 2003. A Protecção Integrada; ISA/Press.
Brady N.C. & Weil R.R. 2008. The nature and properties of soil. Pearson Education, Inc., Upper Saddle River, New Jersey.
Carapeto A., Francisco A., Pereira P, Porto M. (eds.), 2020. Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 7. Lisboa
Cunha L.V. et al 1980 A gestão da Água - Princípios fundamentais e sua aplicação em Portugal. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa
Franco J.C., Ramos, A.P., Moreira, I. 2006. Infra-estruturas ecológicas e protecção biológica. Caso dos citrinos. ISA PRESS, Lisboa.
Holland J. et al. (Eds) 2014. Proceedings of the meeting Working Group "Landscape Management for Functional Biodiversity".
Lencastre. Loucks, D. P. and van Beek, E. 2005. Water Resources Systems Planning and Management, UNESCO, Paris.
United Nation Environment Programme, 2018. Integrated water resources management.
United Nations World Water. 2018. Nature-based Solutions for water. t

Observações