Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relativas a modelos de apoio à decisão, enquanto ferramentas que permitem a obtenção de informações que ajudam, facilitam e sistematizam o processo de tomada de decisão em agricultura.
Dar a conhecer aos estudantes a grande variedade de modelos utilizados no apoio à tomada de decisão e a sua integração com as novas tecnologias em agricultura.
Utilização de modelos e integração dos conhecimentos, tendo em vista uma abordagem sistémica, de forma a tornar os processos de decisão sobre a gestão de recursos naturais mais estruturados através da integração simultânea dos aspetos relevantes de cada problema.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos introdutórios: definição de modelo, modelos de simulação, tipo de modelos, taxas de crescimento.
2. Parâmetros agrometeorológicos. Aquisição, interpretação e processamento de dados agrometeorológicos. Utilização em modelos.
3. Modelos de desenvolvimento em função da temperatura. Integral térmico. Aplicação a cultura herbácea e arbórea. Estudos de caso.
4. Modelos para estimativa de carbono no solo
5. Modelos para a estimativa de risco em doenças e pragas.
6. Modelos de simulação cultural. Estudos de caso
7. Utilização de modelos ao nível do agro-sistema. Aplicação à empresa agrícola e sistema de produção.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular foram estruturados de forma a permitir que os estudantes adquiram conhecimentos que lhes possibilitem intervir ao nível do processo de tomada de decisão em agricultura através da utilização de vários tipos de modelos. Nesse sentido, após definições gerais sobre modelos, dados utilizados em modelagem e apresentação de vários tipos de modelos disponíveis, são apresentados estudos de caso que pretendem dotar os estudantes das competências necessárias para a utilização desses modelos, através de uma análise integrada dos problemas e desafios associados aos processos de tomada de decisão sobre a gestão dos recursos naturais
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Exposição de matéria em sessões presenciais teóricas e sua aplicação prática. Elaboração de trabalhos em contexto de sala de aula.
Avaliação
1. Condições para admissão a exame final: todos os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2. Condições de dispensa total ou parcial a exame final:
Classificação igual ou superior a 10 valores em quatro trabalhos individuais; a classificação de cada trabalho será ponderada em função do número de horas lecionadas em cada componente.
Modalidades de dispensa:
Dispensa total - Classificação igual ou superior a 10 valores nos quatro trabalhos individuais;
Dispensa parcial - Classificação igual ou superior a 10 valore em apenas em 1, 2 ou 3 trabalhos individuais.
3. Exame final: Uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O objetivo da unidade curricular é o de estimular a capacidade de aprender do estudante, aumentar a sua capacidade de adquirir metodologias de trabalho e de conhecimentos de forma autónoma. Nesse contexto, o estudante é estimulado a pensar, refletir e criar com autonomia soluções para problemas reais. O sistema de avaliação está organizado para que, através de trabalhos realizados ao longo do semestre, o estudante seja estimulado a construir o seu próprio conhecimento, a ser ator no seu processo de aprendizagem, a desenvolver a capacidade de procurar, selecionar, analisar e avaliar a informação a que tem acesso, de uma forma integrada.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Campbell, G.S. & Norman, J.M. An Introduction to Environmental Biophysics. Springer, 285p. 1998
Cao, Weixing, White, Jeffrey W., Wang, Enli. (2009). Crop Modeling and Decision Support. Cao, Weixing, White, Jeffrey W., Wang, Enli (Eds.). Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
Hannon, Bruce, Ruth, Matthias (2009). Dynamic Modeling of Diseases and Pests. Springer-Verlag New York.
Konrad Martin and Joachim Sauerborn (2013). Agroecology. Springer Netherlands.
McHaffie, P.; Hwang, S.; Follett, C. (2018). GIS: An Introduction to Mapping Technologies. (1st ed.). Boca Raton: CRC Press. 348 pp.
Reddy, O. & Singh, S. (Eds.). (2018). Geospatial Technologies in Land Resources Mapping, Monitoring and Management (Vol. 21). Springer.