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Olivicultura e tecnologia do azeite

Código: MEA2104    Sigla: OTA
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEA 29 Despacho n.º 5598/2020 de 18/05 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MEA_1_A

Teórico-Práticas: 10,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
ESA docente a contratar PAG/CTA (concurso a decorrer)   1,50
Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira - ESA   1,00
Raquel Alexandra Cardoso Costa Saraiva - ESA   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo fundamental da unidade curricular é transmitir aos alunos conhecimentos sobre as particularidades morfológicas da oliveira, dos seus processos fisiológicos específicos, dos diferentes sistemas de produção, das respectivas tecnologias culturais e das suas inovações, que fundamentem uma produção olivícola sustentável, de qualidade e competitiva. Pretende ainda abordar as Tecnologias de extracção de azeite e da qualidade e certificação do azeite, bem como a Gestão Ambiental ao longo da cadeia de produção de azeite.

Conteúdos programáticos

Importância Económica do Sector Olivícola e Oleícola. Constrangimentos e potencialidades do sector. Particularidades morfológicas e fisiológicas da oliveira. O Ciclo Vegetativo e Reprodutivo anual. Material vegetal e melhoramento genético. Propagação da oliveira. Implantação de olivais: Sistema intensivo e superintensivo. Técnicas culturais, sistemas de condução e poda. Colheita da azeitona. Estratégias de rega. Fertilização. Protecção fitossanitária da oliveira. Formação do azeite na azeitona. Maturação da azeitona. Composição química do azeite. Reações de degradação do azeite. Classificação comercial do azeite. Controlo da qualidade na receção. Tecnologias de extração de azeite. O armazenamento do azeite. A elaboração de lotes. O engarrafamento. Fatores que afetam a qualidade da azeitona e do azeite. Análise sensorial de azeites virgens. Análises de qualidade e de genuinidade. Legislação. Rotulagem. Subprodutos e efluentes. Gestão Ambiental ao longo da fileira de produção de azeite.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conhecimentos que serão adquiridos com o programa descrito, permitem fornecer bases para uma abordagem fundamentada dos diversos factores intrinsecos e extrinsecos á cultura da oliveira e à tecnologia da produção de azeite, que permita uma compreenção, do comportamento cultural das oliveiras e dos processos de extracção do azeite, de modo a fundamentar a tomada de decisão em relação às tecnologias culturais e às de extracção do azeite, assim como em relação ao impacto a nível dos recursos naturais e da sua viabilidade económica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As horas de contacto da UC constarão de aulas expositivas, exploração de websites e trabalhos de grupo e visitas de estudo fora do horário das aulas.



Avaliação

AVALIAÇÃO:
1. Condições de dispensa a exame
Avaliação continua: 1 teste escrito (PE) e realização de 2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2)
Nota de dispensa = (60% PE + 20% TG1 + 20% TG2) >=10 valores; cada elemento de avaliação deverá ter no mínimo 10 valores.
2. Avaliação por exame
Os estudantes matriculados na UC estão admitidos a exame final. O exame consta da realização de uma prova escrita.

Nota: As classificações dos trabalhos de grupo são consideradas por um período de 2 anos letivos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas expositivas destinam-se aos alunos adquirirem os conhecimentos básicos para poderem posteriormente individualmente ou em grupo, aprofundá-los e utilizá-los nos trabalhos que vão realizar durante o curso e confrontá-los com a realidade nas visitas de estudo, desenvolvendo assim competências de seleção, organização e na interligação do conhecimento que lhe permitirá posteriormente na vida activa avaliar e tomar decisões para as diversas situações com que são confrontados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barranco, D., Fernandez-Escobar, R. e Rallo, L. (2017). El Cultivo del Olivo. Edições Mundi-Prensa.
Böhm, Jorge, 2013. O grande livro da oliveira e do azeite : Portugal oleícola. Lisboa: Dinalivro, 288 p. ISBN 978-972-576-620
COI. 1990. Amélioration de la qualité de de l'huile d'olive. Conseil Oleicole International. Madrid.
COI. 1996.Enciclopedia Mundial del Olivo. Consejo Oleícola Internacional. Plaza e Janés Editores, SA. Madrid. Spain
Ferguson, L. e Sibbett, G. (2005) Olive production manual. University of California.
Guerra, António ; Leite, Elder Lima (2018). Nutrição e sanidade das culturas: olival. Porto : Quântica, 160 p.. ISBN 978-989-892-703-3
Jordão, Pedro , 2015. Boas práticas no olival e no lagar. Lisboa : Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, D.L. 290 p.. ISBN 978-972-579-041-0
Kiritsakis, A.K. 1991. El aceite de oliva. A. Madrid Vicente, Ediciones. Madrid, Spain.
Loussert, R.; Brousse, G. 1980. El Olivo. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid