Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de: -Compreender a diversidade de experiências de vida das crianças por forma a assumir nas práticas educativas uma dimensão integrante das culturas das famílias e das culturas de pertença; -Conhecer as orientações oficiais e o estado da arte sobre a qualidade da educação dos 0 aos 3; -Compreender o modo como as crianças aprendem e o papel do/a educador/a nesse processo assegurando o bem-estar e o envolvimento das crianças e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais; -Compreender a dinâmica da relação pedagógica; -Utilizar estratégias de avaliação e documentação pedagógica que fundamentem o processo de aprendizagem; -Perspectivar a sua própria intervenção na promoção da aprendizagem da criança nas várias literacias (linguística, matemática, artística, motora); -Construir um quadro referencial que fundamente a prática em creche.
Conteúdos programáticos
- A vinculação e importância dos primeiros Outros. Bons inícios para o acolhimento em creche das crianças e das famílias - Os contextos para acolhimento de crianças dos 0 aos 3 anos e a diversidade de experiências de vida das crianças - Perspectivas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e relação com o currículo - As parcerias com as famílias e com a comunidade - O papel do adulto na co-construção do currículo - Princípios Educativos e Práticas Pedagógicas em Creche - Avaliação e Documentação pedagógica - A valorização dos cuidados quotidianos (rotinas de qualidade: acolhimento, higiene, alimentação, repouso) - A organização do ambiente educativo (espaço, materiais, tempo, pessoal) - A promoção do bem estar e do envolvimento da criança - Educação da Motricidade e da Interação Motora em Contexto de Creche - Educação e Expressão Musical
- Potencial do livro para a infância-avaliação, seleção e dinâmicas de mediação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Esta unidade curricular articula-se com a de Prática de Ensino Supervisionada- Creche. Neste sentido pretende integrar as diferentes componentes didáticas, proporcionando ao/à futuro/a educador/a um quadro pedagógico que lhe permita ler e fundamentar a sua prática educativa na Creche.
Tendo como base uma perspectiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar, pretende-se que no final da frequência da unidade curricular os/as estudantes sejam capazes de construir um quadro referencial que fundamente a análise de contextos e as práticas durante o momento da iniciação à prática profissional em contexto de creche.
As 150 horas de trabalho autónomo serão divididas da seguinte forma:
Pesquisa e levantamento da informação -20h
Estudo da bibliografia especializada- 20h
Preparação de apresentações orais e dos exercícios solicitados em aula - 35h
Elaboração do portefólio- 75h
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A concretização dos objectivos prevê aulas expositivas ou centradas no desenvolvimento de atividades formativas a partir de textos essenciais, recursos audiovisuais, plataformas interativas, etc; Seminários organizados no âmbito da UC; Trabalho autónomo dos estudantes (nomeadamente trabalho complementar à sala de aula a realizar em EAD) A avaliação contínua incidirá sobre: - Participação nas aulas 10% - Trabalhos individuais e/ ou em pequeno grupo solicitados pelos docentes dos respectivos módulos 30% - Portefolio com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade curricular e que fundamentam a intervenção a realizar na prática pedagógica em Creche 60%. Os critérios de avaliação são: Estrutura e organização interna do trabalho Precisão e rigor do conteúdo e da linguagem utilizada Apropriação dos principais conceitos da bibliografia de referência Capacidade de reflexão crítica salientando os contributos para a prática profissional
Avaliação
A avaliação contínua incidirá sobre: - Participação nas aulas 10% - Trabalhos individuais e/ ou em pequeno grupo solicitados pelos docentes dos respectivos módulos 30% - Portefolio com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade curricular e que fundamentam a intervenção a realizar na prática pedagógica em Creche 60%. Os critérios de avaliação são: Estrutura e organização interna do trabalho Precisão e rigor do conteúdo e da linguagem utilizada Apropriação dos principais conceitos da bibliografia de referência Capacidade de reflexão crítica salientando os contributos para a prática profissional
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular funciona em articulação com os momentos de inserção em contexto profissional procurando cruzar momentos de observação e intervenção em contexto de creche com momentos de reflexão e de aprofundamento teórico. Neste sentido a maioria das horas de contato em sala de aula serão em momento anterior ou paralelo à PES em Creche e durante o período de inserção em contexto os docentes continuam a apoiar os estudantes com horas de orientação tutorial. O estudante deverá no tempo de trabalho autónomo construir um portfólio com evidências dos conhecimentos adquiridos, problematização de situações e evidências do trabalho prático em contexto de creche.
Deste modo procuraremos garantir a construção de um quadro referencial e o desenvolvimento de competências para o trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos.
A metodologia delineada para o desenvolvimento desta proposta de formação pressupõe que a preparação académica dos alunos se deverá organizar de forma consentânea com os princípios que se deseja que estes venham a por em prática na sua atuação futura. Pretende-se assim que os alunos desenvolvam uma importante autonomia de trabalho e de pesquisa e construam algumas ferramentas teóricas de suporte e fundamentação das suas práticas. A natureza complexa e vasta das temáticas abordadas, associada ao tempo disponível para o desenvolvimento das mesmas no presente ciclo de formação, exige entretanto um acompanhamento próximo das leituras propostas com vista à sua compreensão e aprofundamento, realizado nas horas de contacto/aulas. Neste sentido, a presença e participação nas aulas é valorizada. Parece-nos igualmente desejável e incontornável a dimensão expositiva assegurada pelo docente, com vista à síntese e aprofundamento dos conteúdos programáticos. O acompanhamento individual ou aos grupos na realização do Portfólio nas horas de atendimento visa assegurar assegura igualmente uma tutoria do processo de ensino-aprendizagem. Este Portefolio reúne as sínteses da pesquisa bibliográfica e das leituras efetuadas, reflexões e comentários críticos (realizados nas aulas e pelo grupo) e a transferência dos conhecimentos para a prática. Tem como objetivo a permanente atualização dos conteúdos trabalhados no âmbito da disciplina, a reflexão, articulação e integração dos conhecimentos pelos estudantes. O Portfólio inclui ainda devidamente contextualizado, comentado e refletido, material resultante de pesquisa autónoma dos estudantes (imagens, leituras várias, visionamento de filmes, artigos de jornais/revistas, etc) procurando estimular deste modo uma atitude de interesse, pesquisa e integração dos conhecimentos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Anning, A. e Edwards, A. (2006). Promoting Children ¿s Learning from birth to five.De- veloping the new early years professional. Open University Press.
Bilton, H., Bento, G & Dias, G. (2017). Brincar ao Ar Livre. Porto Editora.
Carvalho, C:M. e Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche. Porto Editora.
Goldschmied, E. e Jackson, S. (2000) La educación infantil de 0 a 3 años, Madrid, Ediciones Morata
Malavasi,L. e Zoccatelli, B ( 2013). Documentar os projetos nos serviços educativos. Ed. APEI. Oliveira- Formosinho, J. e Barros Araújo (2013). Educação em Creche: Participação e Diversidade. Porto: Porto Editora.
Parente, C. (2012). Observar e escutar na Creche para aprender sobre a criança. Porto :CNIS Portugal, G. (2012). Finalidades e práticas educativas em creche, das relações, atividades e organização dos espaços ao currículo na creche. Porto: CNIS. Post, J. e Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e primeiras Aprendizagens, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Observações
Nota: no caso de trabalhadores-estudantes e estudantes com estatuto de pai/ mãe a classificação referente à participação nas aulas poderá ser substituída por trabalho complementar a articular com a equipa docente.
Não será possível a realização de estágio em creche sem a aprovação ou a realização em simultâneo da Didática da Creche
Avaliação por Exame:O exame será de índole teórica e integrará conteúdos de todos os módulos desta unidade curricular.
Consultar Programa desenvolvido na plataforma moodle