• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MESIC5012
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio Curricular

Código: MESIC5012    Sigla: EC
Área Científica: Ciências da Educação, Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2024/25 - A

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 4 Despacho n.º 8302/2023 45

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Francisco Paulo Vieira da Silva   0,10
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   0,90

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Responsável
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Aprofundar competências teórico-práticas para a análise e compreensão de contextos territoriais e institucionais (nos domínios estrutural e funcional) no âmbito da intervenção socioeducativa e/ou comunitária.
2. Conhecer, planear, aplicar e/ou avaliar modelos e/ou práticas de intervenção socioeducativa, com recurso a técnicas e instrumentos metodológicos teoricamente sustentados e ajustados aos contextos e públicos.
3. Propor, com base em processos investigativos levados a cabo durante o Estágio, linhas possíveis de intervenção, programas, projetos ou atividades, mobilizando o conhecimento teórico prático desenvolvido ao longo do percurso formativo pós-graduado.
4. Desenvolver um relatório, teórica e empiricamente fundamentado, que dê conta do processo formativo de caráter profissionalizante.
5. Aprofundar a perspetiva crítica e reflexiva sobre as funções do Educador Social em contextos socioeducativos amplos, bem como os princípios éticos e deontológicos da profissão.

Conteúdos programáticos

1. Levantamento e seleção de instituições e serviços de âmbito socioeducativo;
2. Organização e fundamentação de propostas para o desenvolvimento do Estágio;
3. Princípios e procedimentos éticos e deontológicos a adotar na integração e participação na dinâmica das instituições de acolhimento dos Estágios;
4. Estudo das características estruturais e dinâmicas das instituições bem como das características do público;
5. Desenho e desenvolvimento e/ou aplicação de modelos, práticas programas e/ou projetos de intervenção, partindo das características específicas da instituição, serviço e público;
6. Avaliação de modelos, práticas programas e/ou projetos de intervenção levados a cabo durante o Estágio;
7. Elaboração de um Relatório de Estágio.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos propostos vão ao encontro do processo de aprofundamento de competências de cariz profissional exigíveis num 2.º ciclo de estudos, concretizando-se o 5.º objetivo de aprendizagem de forma transversal e contínua ao longo do processo. A integração e participação na rotina da instituição e o desenvolvimento de procedimentos investigativos com vista ao conhecimento, em profundidade, da organização e do público que esta serve, planeada antecipadamente de um modo refletido e coerente, respondem ao 2.º objetivo. O desenho, desenvolvimento, aplicação e avaliação de modelos, práticas programas e/ou projetos de intervenção contribuem para a concretização do 3.º objetivo. O 4.º objetivo é concretizado com o desenvolvimento, supervisionado, do Relatório de Estágio.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologia de trabalho: sessões de supervisão e tutoria individualizada dos/as estudantes, antes, durante e após o período de Estágio, mediante a apresentação e discussão de produtos escritos intercalares, incidindo na preparação, desenvolvimento e avaliação do processo de estágio ¿ distribuídas da seguinte forma: 15 horas presenciais e 15 horas a distância.


Avaliação

Avaliação:
1- A apreciação quantitativa do desempenho em Estágio, atribuída pelo/a Orientador/a Cooperante (30%);
2- O Relatório de Estágio (70%), apresentado em provas públicas, onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no ano letivo, nomeadamente: revisão de literatura, caracterização da instituição e público-alvo, descrição, devidamente fundamentada dos modelos, práticas, programas e/ou projetos de intervenção implementados e avaliados ou em que se participou, reflexão acerca da dimensão ética e deontológica da prática profissional do Educador Social, bem como sobre das funções do Educador Social no contexto de Estágio.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino baseadas no acompanhamento tutorial, concretizadas de forma presencial e a distância consoante as etapas do processo e as necessidades identificadas, são coerentes com os objetivos de aprendizagem e com a etapa final de formação pós-graduada. O Estágio Curricular é enquadrado pelos/as orientadores/as da ESES através do acompanhamento e supervisão regular ao longo do ano letivo (presencialmente e a distância), sendo o/a orientador/a cooperante responsável por acompanhar o período de Estágio de forma mais ou menos direta, preservando, sempre que possível, a autonomia dos/as estudantes na participação ativa na rotina da organização e na aplicação ou implementação/avaliação dos modelos, práticas programas e/ou projetos de intervenção com este/a acordados. As sessões de supervisão, acompanhamento e tutoria pelos/as orientadores/as da ESES preveem, nomeadamente, a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os referenciais teóricos necessários, o que implica pesquisa, análise e revisão de literatura (160 horas); a construção, apresentação e debate de documentos necessários à ou resultantes da planificação e/ou aplicação de modelos, práticas programas e/ou projetos de intervenção socioeducativa desenvolvidos em trabalho autónomo (165 horas); e o acompanhamento do processo de elaboração do Relatório de Estágio (ao qual serão dedicadas cerca de 380 horas de trabalho autónomo).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

APTSES (2020). Documentos Profissionalizadores. Porto: Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social
Gueifão, R., Correia, F. & Azevedo, S. (2021). Educação Social: Contextos e Funções. Porto: Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social
Banks, S. & Kirtsten, N. (Coord.) (2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social, Coleção Educação e Trabalho Social, Nº 8. Porto: Porto Editora.
Capul, M., Lemay, M. (2005). Da Educação à Intervenção social. 1º e 2º volumes, Coleção Educação e Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
Carvalho, A. D. e Batista, I. (2004). Educação Social, Fundamentos e Estratégias, Coleção Educação e Trabalho Social, Nº 1, Porto: Porto Editora.

(Nota: Bibliografia específica de acordo com a área de intervenção do Estágio será construída por cada estudante com a supervisão do orientador).