Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Interpretar o conceito One Health e os seus significados em diferentes contextos. Relacionar o conceito One Health com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Compreender as correlações entre biodiversidade e Saúde. Adquirir conhecimentos e competências transversais à Saúde Humana, Ambiental e Animal num formato holístico e multidisciplinar. Abordar problemas de saúde, passando do foco no indivíduo / população para uma visão mais abrangente, englobando a Saúde Animal, Saúde Humana e Saúde Ambiental e as suas interligações. Analisar criticamente unidades e sistemas de produção animal da perspetiva da abordagem One Health.
Conteúdos programáticos
1.Interações Homem-Animal-Natureza; 2.Crescimento da população humana, migração e desenvolvimento humano sustentável; 3.Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) e a abordagem One Health; 4.Princípios básicos de Epidemiologia e Epidemiovigilância; 5.Saúde Pública e saúde ambiental; 6.One Health: do conceito à abordagem - áreas de atuação: Alterações climáticas e fragmentação de habitats; zoonoses e doenças transmitidas por vetores; resistência a antibióticos; bem-estar Animal; energia, resíduos e poluição; segurança alimentar e os produtos de origem animal; 7.Abordagem One Health e a Zootecnia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos da UC One Health implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências associados à aplicação da abordagem One Health na Zootecnia, tendo em vista a necessidade de responder às necessidades alimentares de uma população humana em contínuo crescimento e, simultaneamente, de assegurar a saúde e o bem-estar de humanos, animais e ambiente. Os conteúdos programáticos reforçam a evidência de que as saúdes ambiental, animal e humana estão intimamente relacionadas, e também a necessidade de as abordar de forma colaborativa e multidisciplinar, fornecendo uma panorâmica alargada dos diferentes níveis e campos de abordagem do conceito One Health, incluindo a produção animal. Desta forma, pretende-se capacitar os alunos para uma reflexão crítica em torno da gestão e do maneio associados aos diferentes sistemas de produção, com o intuito de promover a produtividade, a sustentabilidade e a eficiência das unidades de produção, através da análise da tríade de interações animais-ambiente e equipamentos-trabalhadores.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino-aprendizagem: aulas teórico-práticas de natureza colaborativa (trabalhos de grupo) com integração de tecnologia online e seminários. Modelo pedagógico baseado em project-based learning, associando atividades síncronas e assíncronas.
Avaliação
Avaliação repartida em 3 momentos (+ item 4):
1- elaboração de poster (em grupo) com apresentação- 30%.
2- relatório final em grupo- 30%;
3- Componente de reflexão crítica individual no relatório final- 40%.
4- Avaliação desempenho em grupo (auto-, hetero- e avaliação pelos docentes)
Fórmula dispensa de exame = (0,8 x média dos elementos de avaliação [1 a 3]) + (0,2 x item 4) Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final. Dispensa de exame final: classificação mínima de 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e de 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame. Exame final: 1 prova escrita. Aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conhecimentos e capacidade de compreensão: ver conteúdos programáticos. Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: 1. elaboração de posters; 2. reflexões críticas individuais e em grupo; 3. Avaliação crítica de unidades de produção; 5. Relatório final
Capacidade de resolução de problemas e argumentação: ver b);
Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: pesquisa para realização das tarefas descritas em b);
Capacidade de comunicação: comunicação escrita e verbal inerente à elaboração das tarefas descritas em b); apresentação oral dos conteúdos do poster em Jornadas One Health e discussão dos temas em grupo
Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e monitorização da elaboração do poster e do relatório final.