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Ciências Ômicas

Código: MEZ2105    Sigla: CO
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEZ 24 Registo n.º R/A-Cr 99/2024 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MEZOO1

Teórico-Práticas: 15,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Sofia Varela Van Harten - ESA   2,60
Vera Purificação Carvalho Pessoa - ESAS   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Varela Van Harten - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolvimento do conhecimento técnico-científico das Ciências Ómicas como importantes ferramentas na produção animal de precisão.
 Pretende-se que o estudante: 
 - Compreenda os fundamentos dos principais métodos usados em cada ómica (proteómica; genómica; transcritómica; metabolómica; e nutrigenómica) e respetivas metodologias; 
 - Conheça as ferramentas bioinformáticas e bases de dados associadas aos diferentes níveis das ómicas; 
 - Compreenda, para cada nível ómico, potenciais aplicações em áreas de investigação fundamental e de investigação aplicada, nomeadamente bioteconlogia e biomedicina;

Conteúdos programáticos

Estudos avançados em:
Biologia celular e molecular; 
Bioquímica; 
Fisiologia; 
Nutrição 
Abordagem das principais ferramentas usadas em: Genómica; Proteómica; Metabolómica; Nutrigenómica; Transcriptómica. 
Introdução à Bioinformática.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aprendizagem deve resultar de um treino avançado na utilização de aplicações bioinformáticas específicas a cada ómica, que permita: 
 i. A aquisição de conhecimentos actuais, incluindo conceitos, ferramentas e aplicações, relativas às diferentes ómicas; 
 ii. O desenvolvimento nos estudantes de uma atitude crítica, que simultaneamente permita aos docentes diagnosticar as principais dificuldades que possam instruir medidas de reforço da aprendizagem; 
 iii. Consolidar as competências definidas nos objectivos desta unidade curricular e estimular o interesse e a motivação dos estudantes, através da análise de case studies, artigos científicos, e ainda de dados experimentais fornecidos pelos docentes; 
 iv. Favorecer uma visão integrativa das diferentes ómicas, nomeadamente proteómica, genómica, transcritómica, metabolómica e nutrigenómica, que resulte numa abordagem holística que inclua os vários níveis de organização biológica desde os genes e proteínas às células, organismos e ecossistemas

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos programáticos serão expostos através de aulas teóricas, recorrendo ao uso de meios audiovisuais, com softwares de e-learning e interação com os alunos (brainstorming), e aulas práticas.


Avaliação

A avaliação baseada em:
1. Uma avaliação escrita (50%) 
2. Elaboração de um trabalho de grupo (25%) 
3. Apresentação/discussão de um trabalho científico em aula (25%) 
Fórmula dispensa de exame = 50%*ponto 1 + 25%*ponto 2 + 25% ponto 3
Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final.
Dispensa de exame final: classificação mínima de 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e de 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame.
Exame final: prova escrita - 1

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta UC encontra-se organizada em aulas teóricos e práticas que consistirão em abordagens expositivas, resolução de problemas e atividades hands-on potenciando-se a interação com os alunos. A otimização do processo de ensino é assente em princípios e métodos, que se baseiam na integração orgânica de actividades fundamentais como a aprendizagem-investigação-participação, adaptados à natureza teórico-prática da Unidade Curricular. A realização de actividades práticas como parte integrante e fundamental dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos será valorizada e estimulada

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- The 'Omics Age'. Cambridge, MA: NPG Education, 2010. January 17, 2014. Nature eBook (http://www.nature.com/wls/ebooks/the-omics-age-16549951/contents). 
 - Xiong, J. (2006). Essential bioinformatics. Cambridge University Press. 
 - Arivaradarajan, P., & Misra, G. (2018). Omics Approaches, Technologies And Applications. Springer Singapore. 
 - Barh, D., Zambare, V.P., & Azevedo, V. (2013). OMICS: Applications in Biomedical, Agricultural, and Environmental Sciences.