• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEZ2152
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Formulação e Tecnologia do Fabrico de Alimentos Compostos para Animais

Código: MEZ2152    Sigla: FTFACA
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEZ 18 Registo n.º R/A-Cr 99/2024 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MEZOO1

Teórico-Práticas: 18,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Carla Giselly de Souza - ESA   0,80
Fabiano Dahlke - ESA   2,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fabiano Dahlke - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimento sobre as principais matérias-primas utilizadas na produção de alimentos compostos e sobre o controlo de qualidade de matérias-primas e do produto final. Ainda, que os alunos tenham conhecimento básico dos equipamentos e dos procedimentos tecnológicos associados ao fabrico de alimentos compostos, para desenvolverem competências sobre os processos, qualidade e segurança alimentar. Também, pretende-se capacitar os alunos a entender os princípios de elaboração de dietas equilibradas para animais conforme as recomendações alimentares de referência.

Conteúdos programáticos

1. Introdução e Legislação Aplicável; 2. A indústria dos alimentos compostos em Portugal e no mundo; 3. As matérias-primas utilizadas no fabrico de alimentos compostos; 3.1. Receção, controlo de qualidade e armazenamento de matérias-primas; 4. Equipamentos e técnicas de processamento, moagem, mistura, granulação, extrusão, expansão, refrigeradores e secadores; 5. Controlo de qualidade e transporte de alimentos compostos. 6. Nutrição e formulação de regimes alimentares.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo programático permite a integração dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências técnicas e científicas sobre a composição dos alimentos, dos processos e fluxo de produção de alimentos compostos, permitindo a aplicação destes conhecimentos no desenvolvimento de dietas para diferentes espécies animais. O estudo aplicado ao processamento é suportado por aulas teórico-práticas, discussão de trabalhos técnicos, publicados em revistas de divulgação científica e pela apresentação/defesa de temas propostos pelo professor.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas de cariz presencial serão expostos e discutindo conceitos teóricos e desenvolvidos exemplos práticos. Também serão expostos e discutidos resultados experimentais, publicados em revistas de divulgação científica, para ilustrar os temas em análise. A avaliação dos conceitos teóricos e práticos será realizada em prova de conhecimento. A prova de conhecimento (uma) será constituída por um conjunto de perguntas da matéria teórica e por um conjunto de perguntas de desenvolvimento sobre temas discutidos em aula (debate dos resultados experimentais).


Avaliação

 A avaliação será baseada em:
 1- Uma avaliação escrita (45%) 
 2- Apresentação de trabalho científico (30%)
 3 - Avaliação oral sobre a formulação de rações (25 %) 

Fórmula dispensa de exame: 0,45 x Avaliação escrita + 0,30 x apresentação trabalho científico + 0,25 x formulação de ração.
Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final. 
Dispensa de exame final: classificação mínima de 10 valores em cada um dos elementos de avaliação.
Exame final: prova escrita: 1

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A avaliação teórica permite ao aluno um contacto próximo com o conteúdo programático ao longo do semestre, resultando numa melhor e mais consolidada aquisição de competências. Nas aulas práticas aplicam-se os conhecimentos veiculados nas aulas teóricas, mediante exercícios práticos e a utilização de um `software¿ apropriado. A avaliação prática, permite um estudo continuado ao longo do semestre, reforçando os conhecimentos práticos e teóricos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Massuquetto A.; Panisson J.C.; Marx F.O.; Surek D.; krabbe E.L.; Maiorka A. Effect of pelleting and different feeding programs on growth performance, carcass yield, and nutrient digestibility in broiler chickens. Poultry Science, p. 5497-5503, 2019.


McDonald, P; Edwards, RA; Greenhalgh, JFD; Morgan, CA; Morgan, FC; Sinclair, LA; Wilkinson. 2010. 7th Edition. Longman, London and New York. 692 p.

Muramatsu, K. ; Maiorka, A.; Dahlke, F. ; Vaccari, I. C. M. ; Reis, R. N. ; Pinto, A. A. ; Orlando, U. A. D. ; Bueno, M. ; Imagawa, M. Impact of particle size, thermal processing, fat inclusion and moisture addition on pellet quality and protein solubility of broiler feeds. Journal of Agricultural Science and Technology (USA. Print), v. 3, p. 1017-1028, 2013.

Muramatsu K.; Massuquetto A.; Dahlke F.; Maiorka A. Factors that affect pellet quality: A Review. Journal of Agricultural Science and Technology, v. 51, p. 717-722, 2016.