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Trabalho de Projeto

Código: MEZ2200    Sigla: TP
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEZ Registo n.º R/A-Cr 99/2024 30 45 750

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Orientação Tutorial: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 4,00
António Pedro Andrade Vicente - ESA   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro Andrade Vicente - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos ao longo do curso a uma atividade concreta, do respetivo perfil profissional, em contexto de trabalho. Desenvolvimento das competências apreendidas nas várias áreas de formação com especial ênfase para a produção agrícola e animal e realização de trabalho em contexto empresarial ou de pesquisa aplicada. Capacidade de integração em equipas de trabalho. O carácter profissionalizante desta unidade curricular é a sua principal característica. O objetivo é dotar o estudante de capacidades de pesquisa, estruturação do pensamento, investigação aplicada para a elaboração de um trabalho de projeto. O estudante deverá ainda desenvolver competências sociais e pessoais, nomeadamente capacidades de: comunicação escrita e oral; aprendizagem autónoma; pesquisa e análise de documentos de trabalho e/ou científicos; estruturação de um projeto integrado; coordenação; gestão do trabalho em equipa; análise crítica e tomada de decisão; auto-motivação.

Conteúdos programáticos

A definir consoante o tema a estudar/abordar.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Não aplicável.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aprendizagem articulada e integrada em contexto de trabalho em empresa para desenvolvimento de projeto de trabalho. Desenvolvimento e aprofundamento de capacidades e metodologias de pesquisa bibliográfica para elaboração de um projeto final de trabalho sobre uma temática no âmbito da engenharia zootécnica. Existirá ainda apoio tutorial aos estudantes aquando do desenvolvimento dos seus estudos e pesquisas. O estudante realizará a priori a estruturação de um projeto, na unidade curricular de Projeto no 1º ano do curso que esquematize/estruture a atividade a desenvolver durante o estágio para a realização do projeto de trabalho. A atividade prática decorrerá em ambiente de trabalho, na ESAS ou numa instituição/empresa exterior. O estágio de natureza profissional, em ambiente empresarial, visa a aplicação de conhecimentos e competências desenvolvidas para a resolução de problemas empresariais, introduzindo significativo valor acrescentado na resolução do problema existente para a elaboração de um projeto. O estudante será apoiado por um orientador interno, docente da escola, e um orientador externo, um técnico do local de estágio. Depois da realização do estágio em contexto de trabalho, o estudante redigirá um projeto de trabalho e fará a sua apresentação e defesa perante um júri, em sessão pública. Este projeto final, sendo um trabalho de natureza primordialmente aplicada ao ramo específico do curso de mestrado em engenharia zootécnica, deverá centrar-se na análise de um ¿estudo de caso¿, em que será valorizada a dimensão conceptual e teórico-metodológica, análise/diagnóstico de situação, formulação de resposta/intervenção e conclusões desenvolvidas a partir da análise realizada.


Avaliação

Elaboração de um projeto de trabalho sobre a temática estudada e versada durante o estágio, com entrega, apresentação e discussão oral perante um júri de peritos. Aprovação final no projeto de trabalho com nota igual ou superior a 10 valores conduzindo à conclusão do 2º ciclo de estudos em Engenharia Zootécnica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Dependente do tema da do Projeto de Trabalho No fim da unidade curricular o estudante deverá demonstrar que tem capacidade para desenvolvimento de atividade científica de pesquisa, integrar e sintetizar bibliografia relevante num determinado tópico utilizando metodologias e ferramentas especificas; formular perguntas e hipóteses; compreender as técnicas e metodologias disponíveis para abordar essas questões; e explicar os resultados previsíveis. Deverá ainda demonstrar capacidade para elaborar um projeto de trabalho devidamente estruturado.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Crespo, M.V.; Jorge: A. T. (2013) - Normas gerais para a elaboração de trabalhos escritos - segunda atualização. Escola Superior Agrária de Santarém. Ciclostilado, 29 pp.

 - Frada, J. J. C. (2005) - Novo Guia Prático para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. 1.ª Edição revista e aumentada. Sete Caminhos, Lisboa, 190 pp. 
 - Findlay, E. A. G., M. A. Costa e S. C. Guedes. (2006). Guia para elaboração de projetos de pesquisa. Universidade da região de joinville - Univille. 2.ª edição revista e atualizada.
 - Turbek, S.P., Chock, T.M., Donahue, K., Havrilla, C.A., Oliverio, A.M., Polutchko, S.K., Shoemaker, L.G. and Vimercati, L. (2016), Scientific Writing Made Easy: A Step-by-Step Guide to Undergraduate Writing in the Biological Sciences. Bull Ecol Soc Am, 97: 417-426. https://doi.org/10.1002/bes2.1258 

 - Bibliografia diversa consoante a área em que é desenvolvido o trabalho de projeto.