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Dissertação de Natureza Científica

Código: MEZ2202    Sigla: DNC
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEZ 7 Registo n.º R/A-Cr 99/2024 30 45 750

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Orientação Tutorial: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 4,00
António Pedro Andrade Vicente - ESA   0,80
Carla Giselly de Souza - ESA   0,40
Fabiano Dahlke - ESA   0,80
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA   0,80
Paulo Reis Branco Pardal - ESA   0,40
Sofia Varela Van Harten - ESA   0,40
Verónica Maria Piedade Duarte Ribeiro - ESA   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro Andrade Vicente - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos ao longo do curso a uma atividade concreta, do respetivo perfil profissional, em contexto de trabalho com desenvolvimento de investigação científica. Desenvolvimento das competências apreendidas nas várias áreas de formação com especial ênfase para a produção agrícola e animal e realização de um trabalho de pesquisa aprofundada. Capacidade de integração em equipas de trabalho. O objetivo desta unidade curricular é dotar o estudante de capacidades de pesquisa, investigação aplicada e/ou elaboração de uma dissertação final de natureza científica. O estudante deverá ainda desenvolver competências sociais e pessoais, nomeadamente capacidades de: comunicação escrita e oral; aprendizagem autónoma; pesquisa e análise de documentos científicos e de trabalho; coordenação; gestão do trabalho em equipa; análise crítica e tomada de decisão; auto-motivação.

Conteúdos programáticos

A definir consoante o tema a estudar/abordar.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Não aplicável.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aprendizagem articulada e integrada em contexto de trabalho em empresa para desenvolvimento de trabalho aplicado de investigação. Desenvolvimento e aprofundamento de capacidades de pesquisa bibliográfica para elaboração de uma dissertação sobre uma temática no âmbito da engenharia zootécnica. Existirá ainda apoio tutorial aos estudantes aquando do desenvolvimento dos seus estudos e pesquisas. O estudante realizará a priori um projeto de experimentação ou investigação elaborado na unidade curricular de Projeto que esquematize/estruture a atividade a desenvolver na dissertação de natureza científica. A atividade prática do estudo para dissertação decorrerá em ambiente de trabalho, na ESAS ou numa instituição/empresa exterior. O estágio, de natureza profissional, será objeto de elaboração de dissertação de natureza científica. O estudante será apoiado por um orientador interno, docente da escola, e um orientador externo, um técnico do local de estágio. Depois da realização do estágio em contexto de trabalho, o estudante irá desenvolver de uma dissertação, sendo um trabalho de investigação, original e inovador de natureza científica, que evidencie competências metodológicas preconizadas no âmbito do curso de mestrado.


Avaliação

Elaboração de uma dissertação de natureza científica com entrega, apresentação e discussão oral perante um júri de peritos. Aprovação final na dissertação escrita com nota igual ou superior a 10 valores conduzindo à conclusão do 2º ciclo de estudos em Engenharia Zootécnica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Dependente do tema da dissertação No fim da unidade curricular o estudante deverá demonstrar que tem capacidade para desenvolvimento de atividade científica de pesquisa, integrar e sintetizar bibliografia relevante num determinado tópico utilizando metodologias e ferramentas especificas; formular perguntas e hipóteses; compreender as técnicas e metodologias disponíveis para abordar essas questões; e explicar os resultados previsíveis. Deverá ainda demonstrar capacidade para elaborar uma tese científica de dissertação, incluindo a sua contextualização e "state of art", materiais e métodos, resultados e discussão e considerações finais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Crespo, M.V.; Jorge: A. T. (2013) - Normas gerais para a elaboração de trabalhos escritos - segunda atualização. Escola Superior Agrária de Santarém. Ciclostilado, 29 pp.

- Frada, J. J. C. (2005) - Novo Guia Prático para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. 1.ª Edição revista e aumentada. Sete Caminhos, Lisboa, 190 pp. 
- Findlay, E. A. G., M. A. Costa e S. C. Guedes. (2006). Guia para elaboração de projetos de pesquisa. Universidade da região de joinville - Univille. 2.ª edição revista e atualizada. 
- Turbek, S.P., Chock, T.M., Donahue, K., Havrilla, C.A., Oliverio, A.M., Polutchko, S.K., Shoemaker, L.G. and Vimercati, L. (2016), Scientific Writing Made Easy: A Step-by-Step Guide to Undergraduate Writing in the Biological Sciences. Bull Ecol Soc Am, 97: 417-426. https://doi.org/10.1002/bes2.1258 

- Bibliografia diversa consoante a área em que é desenvolvida a dissertação de natureza científica.