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Comércio Eletrónico e Serviços Digitais

Código: MGEST21    Sigla: CESD
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 22 Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG2E-1TA_TB

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,87

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,87
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • OA1: Apresentar a evolução histórica do comércio eletrónico e o impacto da descentralização digital. 
  • OA2: Conhecer o contexto atual do comércio eletrónico e serviços digitais, à luz das tecnologias emergentes.
  • OA3: Apresentar os modelos de comércio eletrónico, incluindo aqueles baseados em tecnologias descentralizadas. 
  • OA4: Discutir as consequências para as empresas que participarem neste novo canal de relacionamento com os clientes, especialmente os desafios éticos da IA e da descentralização no e-commerce. 
  • OA5: Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam desenvolver um plano de negócio para implementar o comércio eletrónico, considerando soluções inovadoras baseadas em blockchain e IA.
  • OA6: Explorar o impacto da IA e blockchain na privacidade, confiança e rastreabilidade das transações online,
  • OA7: Analisar a evolução do marketing digital na era descentralizada e como a tecnologia redefine a criação de valor, sustentabilidade e ética no comércio digital.

Conteúdos programáticos

CP1 - A Internet: evolução e particularidades

CP2 - Introdução à economia digital e ao comércio eletrónico

CP3 - Tendências da economia digital

CP4 - Consequências do serviços digitais

CP5 - Modelos de negócio eletrónico

CP6 - Customer relationship management

CP7 - Aspetos legais da construção de bases de dados de clientes (lei proteção de dados)

CP8 - Funcionamento das plataformas de e-commerce

CP9 - Outras tecnologias utilizadas no âmbito do e-commerce

CP10 - Métricas e indicadores de desempenho nos modelos de negócio digital

CP11 - Search Engine Marketing (SEM), Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA)

CP12 - Google Analytics, Business Analytics e IA no E-Commerce.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teórico (T) e nas teórico-

prático (TP), explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: os pontos

CP1 e CP2 visam alcançar o OA1, os pontos CP3 e CP4 visam alcançar o OA2, os pontos CP5 e CP6 visam

alcançar o OA3, os pontos CP7, CP8 e CP9 visam alcançar o OA4, os pontos CP10, CP11 e CP12 visam

alcançar o OA5, OA6 e OA7.

OA1 - CP1 e CP2

OA2 - CP3 e CP4

OA3 - CP5 e CP6

OA4 - CP7, CP8 e CP9

OA5, OA6 e OA7 - CP10, CP11 e CP12.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas teórico (T) presenciais, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

M1 - método expositivo (para a componente teórica)

M2 - método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)

M3 - método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de

grupo, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)

M4 - método ativo (para trabalhos individuais e de grupo).


Avaliação

A1 - Trabalho de grupo - 50%

A2 - Teste individual - 50%

O estudante fica aprovado se obtiver uma classificação final global não inferior a 10 valores e se em nenhum dos momentos de avaliação obtiver classificação inferior a 8 valores. O exame final irão os estudantes que tenham optado por esta situação ou aqueles que tenham sido reprovados na avaliação contínua.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A prossecução dos OA1 é coerente com M1, sendo a respetiva consecução aferida em A2;

A prossecução dos OA2 e OA3 é coerente com M2, sendo a respetiva consecução aferida em A2;

A prossecução dos OA4 coerente com M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1;

A prossecução dos OA5 coerente com M3 e M5, sendo a respetiva consecução aferida em A1.

OA1 - M1 (A2)

OA2 - M2 (A2)

OA3 - M2 (A1)

OA4 - M3 (A1)

OA5, OA6 e OA7 - M3, M4 (A1)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Costa, P. Baptista, D. (2024). E-Commerce para todos. Lisboa: Ed. Pactor

Kotler, P. Kartajaia, H. Setiawan, I. (2024). Marketing 6.0. Lisboa: Ed. Actual

Remondes, J. (2020). Marketing Digital e E-commerce - Livro 3, Web Analytics e Métricas para Redes Sociais, Porto: Ed. Psicosoma

Rodrigues, D. (2021). Marketing-mix metamorphosis and new trusted business practices. In Competitive Drivers for Improving Future Business Performance (pp. 46-66). Hershey: Ed. IGI Global.