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Gestão Estratégica nas Organizações de Economia Social

Código: MGOES023    Sigla: GEOES
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGOES 10 Despacho n.º 4183/2024, de 16 de abril 5
Despacho n.º 9527/2017, de 27 de outubro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MGOES-1-13ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Irene Dobarrio Machado Ciccarino - ESGTS   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Irene Dobarrio Machado Ciccarino - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular aprofunda o conhecimento estratégico aplicado às organizações de economia social, destacando a sua relevância para o desenvolvimento sustentável. Estimula a investigação e o pensamento crítico, promove competências de trabalho em equipa, comunicação e argumentação estratégica, preparando os estudantes para elaborar estratégias, executar planeamento e  tomar de decisões fundamentadas.

OA1 - Desenvolver o conhecimento técnico e científico sobre estratégia nas organizações de economia social, 
OA2 - Promover a consciencialização da importância da estratégia e da competitividade na vida destas organizações;
OA3 - Desenvolver as capacidades de investigação e de síntese,
OA4 - Capacitar para o trabalho em equipa;
OA5 - Avaliar a capacidade de apresentação escrita e oral;
OA6 - Proporcionar o desenvolvimento da aptidão de argumentar utilizando vocabulário técnico para apresentar conceitos, discutir e defender as posições estratégicas e utilizar o pensamento crítico.

Conteúdos programáticos

1- Estratégia. Conceitos.
2 - Analise Externa
3 - Análise Interna
4 - Ligação envolvente/organização
5 - Formulação estratégica para a criação de valor nas OES
6 - Implementação e controlo
7 - Direção Estratégica nas OES

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As sessões programadas revestem um caráter de exposição temática visando a apreensão dos conhecimentos técnicos e científicos atualmente disponíveis no domínio em estudo (visando concretizar OA1 e OA2), disponibilizando-se aos alunos, para cada uma das sessões, um guião designado por Página de Bordo, com índice do tema a abordar e bibliografia de suporte.
Será igualmente disponibilizada bibliografia de suporte para desenvolvimento de trabalho extra-aula para posteriormente ser apresentado em aula (visando dar resposta a OA3 a OA6).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O método geral adotado para a aquisição e desenvolvimento de conhecimento é baseado no modelo de aprendizado significativo que prioriza a dinâmica de ensino teórico e aplicação prática dos conceitos. Assim, as sessões letivas da unidade curricular compreendem:


M1: Sessões expositivas com conteúdo teórico;
M2. Sessões de metodologia ativa proporcionando trabalho em equipa via estudos de casos, sala de aula invertida e aprendizado orientado à solução de problemas (problem-based learning).



Avaliação


O Regime de Avaliação Contínua é baseado no desempenho dos mestrandos em diversas atividades que tem por objetivo a aplicação prática dos conteúdos para a construção dos objetivos de aprendizagem. Elas estão divididas da seguinte maneira:  

Avaliação Contínua
- Trabalho escrito individual realizado em etapas (TE1) - 40% 
- Trabalho escrito individual ou em grupo (TE2) - 40%
-  Apresentação Oral do TE2 -  20%  

Nota mínima em cada avaliação - 8 valores
A nota é a somatória do TE1 e TE2.

 Avaliação de exame em época normal e de Recurso e outras avaliações (especial ou extraordinária) 
- Prova escrita individual presencial sem consulta - 100%.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A perceção da relevância dos conhecimentos na vida das organizações de economia social, a aptidão para resolver problemas de natureza estratégica e a valorização da redação de textos é promovida pela discussão e resposta escrita a um conjunto de questões propostas casos selecionados.
A exposição dos temas associado à resolução de casos pressupõe dar resposta aos OA1 e OA2, assim como o trabalho em equipa favorecido pela realização dos estudos de caso mencionados e pela produção da recensão temática aos objetivos OA3 a OA6.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Base:
MENESES, J. (2016). Gestão de Organizações e Criação de Valor Partilhado. Universidade Católica Editora.
Complementar:
BRYSON, J. (2011). Strategic Planning for Public and Non Profit Organizations. 4th Edition. Jossey-Bass
FREIRE, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora
JOHNSON, G.; WHITTINGTON, R.; SCHOLES, K.; ANGWIN, D. and REGNÉR, P. (2016). Exploring Strategy. text & cases, 10th Ed., Pearson.
KAPLAN, R and NORTON, D. (2009). Prémio de Execução, Concretize a estratégia do seu negócio com eficácia e reforce a sua vantagem competitiva. Coleção Harvard. Actual.
TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.
Guia de Gestão de Projetos para Profissionais de Desenvolvimento PMD Pro-2 Ed. Download em https://www.pm4ngos.org/project-dpro/
MEAL Dpro (2022). Guia de Monitoramento, Avaliação, Responsabilidade e Aprendizagem-1 Ed. Download emhttps://www.pm4ngos.org/meal-dpro-guide/