Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular aprofunda o conhecimento estratégico aplicado às organizações de economia social, destacando a sua relevância para o desenvolvimento sustentável. Estimula a investigação e o pensamento crítico, promove competências de trabalho em equipa, comunicação e argumentação estratégica, preparando os estudantes para elaborar estratégias, executar planeamento e tomar de decisões fundamentadas.
OA1 - Desenvolver o conhecimento técnico e científico sobre estratégia nas organizações de economia social,
OA2 - Promover a consciencialização da importância da estratégia e da competitividade na vida destas organizações;
OA3 - Desenvolver as capacidades de investigação e de síntese,
OA4 - Capacitar para o trabalho em equipa;
OA5 - Avaliar a capacidade de apresentação escrita e oral;
OA6 - Proporcionar o desenvolvimento da aptidão de argumentar utilizando vocabulário técnico para apresentar conceitos, discutir e defender as posições estratégicas e utilizar o pensamento crítico.
Conteúdos programáticos
1- Estratégia. Conceitos.
2 - Analise Externa
3 - Análise Interna
4 - Ligação envolvente/organização
5 - Formulação estratégica para a criação de valor nas OES
6 - Implementação e controlo
7 - Direção Estratégica nas OES
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As sessões programadas revestem um caráter de exposição temática visando a apreensão dos conhecimentos técnicos e científicos atualmente disponíveis no domínio em estudo (visando concretizar OA1 e OA2), disponibilizando-se aos alunos, para cada uma das sessões, um guião designado por Página de Bordo, com índice do tema a abordar e bibliografia de suporte. Será igualmente disponibilizada bibliografia de suporte para desenvolvimento de trabalho extra-aula para posteriormente ser apresentado em aula (visando dar resposta a OA3 a OA6).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método geral adotado para a aquisição e desenvolvimento de conhecimento é baseado no modelo de aprendizado significativo que prioriza a dinâmica de ensino teórico e aplicação prática dos conceitos. Assim, as sessões letivas da unidade curricular compreendem:
M1: Sessões expositivas com conteúdo teórico;
M2. Sessões de metodologia ativa proporcionando trabalho em equipa via estudos de casos, sala de aula invertida e aprendizado orientado à solução de problemas (problem-based learning).
Avaliação
O Regime de Avaliação Contínua é baseado no desempenho dos mestrandos em diversas atividades que tem por objetivo a aplicação prática dos conteúdos para a construção dos objetivos de aprendizagem. Elas estão divididas da seguinte maneira:
Avaliação Contínua
- Trabalho escrito individual realizado em etapas (TE1) - 40%
- Trabalho escrito individual ou em grupo (TE2) - 40%
- Apresentação Oral do TE2 - 20%
Nota mínima em cada avaliação - 8 valores
A nota é a somatória do TE1 e TE2.
Avaliação de exame em época normal e de Recurso e outras avaliações (especial ou extraordinária)
- Prova escrita individual presencial sem consulta - 100%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A perceção da relevância dos conhecimentos na vida das organizações de economia social, a aptidão para resolver problemas de natureza estratégica e a valorização da redação de textos é promovida pela discussão e resposta escrita a um conjunto de questões propostas casos selecionados. A exposição dos temas associado à resolução de casos pressupõe dar resposta aos OA1 e OA2, assim como o trabalho em equipa favorecido pela realização dos estudos de caso mencionados e pela produção da recensão temática aos objetivos OA3 a OA6.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Base: MENESES, J. (2016). Gestão de Organizações e Criação de Valor Partilhado. Universidade Católica Editora. Complementar: BRYSON, J. (2011). Strategic Planning for Public and Non Profit Organizations. 4th Edition. Jossey-Bass FREIRE, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora JOHNSON, G.; WHITTINGTON, R.; SCHOLES, K.; ANGWIN, D. and REGNÉR, P. (2016). Exploring Strategy. text & cases, 10th Ed., Pearson. KAPLAN, R and NORTON, D. (2009). Prémio de Execução, Concretize a estratégia do seu negócio com eficácia e reforce a sua vantagem competitiva. Coleção Harvard. Actual. TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. Guia de Gestão de Projetos para Profissionais de Desenvolvimento PMD Pro-2 Ed. Download em https://www.pm4ngos.org/project-dpro/ MEAL Dpro (2022). Guia de Monitoramento, Avaliação, Responsabilidade e Aprendizagem-1 Ed. Download emhttps://www.pm4ngos.org/meal-dpro-guide/