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Análise de Dados

Código: MGOES030    Sigla: AD
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGOES 10 Despacho n.º 4183/2024, de 16 de abril 6 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

MGOES-1-13ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

As Organizações de Economia Social estão fortemente implementadas na sociedade e são geradoras de grandes volumes de dados. Contudo nem sempre os dados traduzem-se em informação para os decisores. A análise de dados já é possível com recurso a software de código aberto, livre e gratuito, características essas apreciáveis por qualquer utilizador. Todavia a metodologia estatística nem sempre está presente, o que inviabiliza a validação de resultados. Ciente desta realidade, destacam-se como objetivos de aprendizagem (OA):
OA1- Construir, codificar, validar e preparar um ficheiro de dados para posterior análise
OA2-Utilizar as técnicas estatísticas mais apropriadas com recurso ao R. Para o efeito será necessário corroborar os pressupostos de aplicabilidade subjacentes a cada técnica
OA3 - Formular as hipóteses de investigação, modelar, ler e interpretar os resultados em conformidade com a metodologia estatística lecionada e vocacionada para casos de estudo.


Conteúdos programáticos

A unidade curricular contempla os seguintes conteúdos programáticos (CP):
CP1.Estatística Descritiva.
CP1.1Dados e variáveis;
CP1.2Organização de dados em tabelas e gráficos;
CP1.3Características amostrais: medidas de localização, dispersão (absoluta e relativa), dddforma e associação/relação.
CP2. Inferência Estatística
CP2.1Testes de hipóteses (paramétricos vs não paramétricos), intervalos de confiança e gggmecanismo dos erros.
CP2.2Testes de hipóteses para uma amostra: teste ao valor médio; teste à proporção e teste à variância
CP2.3Testes de hipóteses para duas amostras independentes: teste t-Student; teste de Welch e teste de Mann Whitney
CP2.4Testes de hipóteses para amostras emparelhadas: teste t-pares; teste de Wilcoxon e teste dos Sinais
CP2.5Testes de hipóteses para três ou mais grupos independentes: ANOVA e Friedman.
CP3 Regressão Linear.
CP4 Análise Fatorial.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos (CP) estão em linha com os objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar os conceitos base de estatística e análise de dados, nomeadamente nas OES. As metodologias e técnicas implementadas presentes nos CP apresentam uma relação estreita com os objetivos de aprendizagem (OA) sendo indissociáveis (OAi = soma(CPj) para i=1,2,3 e j=1,...,4). As referidas técnicas serão implementadas no R, o que permite a análise e tratamento de um grande volume de informação de forma rápida, sendo dada primazia à formulação e validação de hipóteses sobre a temática em apreço. Desta forma os profissionais ligados `as OES terão as suas decisões futuras fundamentadas de forma quantitativa.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino e de aprendizagem (M) terão como base:
M1. Método expositivo relativamente à componente teórica subjacente a cada técnica estatística presente nos CP;
M2. Método demonstrativo com recurso a casos práticos e resolução de exercícios referentes a cada tópico do CP;
M3 - método participativo tendo presente uma interação permanente com os discentes, onde: (i) ao início de cada aula é feito uma revisão dos principais conceitos ministrados na aula anterior; (ii) esclarecimento de dúvidas referentes a exercícios e desafios propostos aos alunos; (iii) fomentar o debate participativo com o objetivo de resolução de desafios apresentados. A presente estratégia visa uma maior e melhor assimilação dos conceitos ministrados.
M4. Método experimental, quando aplicável e sempre que possível, com recurso a simulações nos recursos informáticos disponibilizados;
M5. Método ativo presente para a realização de tarefas individuais e em grupo.
M6. Auto estudo: disponibilização de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostas. Adicionalmente incentivar os discentes para a implementação das metodologias expostas na resolução de problemas do seu quotidiano laboral/académico.
Nas horas de contacto à distância síncronas serão utilizadas igualmente as metodologias referidas.


Avaliação

Recorre-se à avaliação contínua ou exame final. Serão admitidos à avaliação contínua alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66% caso contrário serão avaliados por exame. Serão utilizados os seguintes ponderadores na avaliação (A): A1 - 25% da participação em aula com a resolução das atividades propostas; A2 - 75% da nota da avaliação escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os alunos adquiram competências relacionadas com a estatística e análise de dados. Para o efeito os alunos têm de aprender a resolver problemas sobre as diversas metodologias e técnicas, problemas esses presentes no diverso material de acompanhamento (fichas, diapositivos e desafios) que integra a unidade curricular. Adicionalmente importa aos alunos realizarem análises multivariadas e multivariáveis, com recurso à linguagem de programação R, em dados obtidos em ambiente acadêmico/profissional. Para cada OA estão afetos as M mais adequadas bem como a ponderação da A adotada, nomeadamente:
OA1: M3, M4 e M5 (A1)
OA2 :M1, M2 e M6 (A2)
O regime de avaliação foi concebido para medir até que ponto as competências foram de facto assimiladas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Crawley, M (2012), The R Book, Wiley;

Field, A. P., Miles, J., & Field, Z. (2012), Discovering statistics using R. London: Sage.

Fox, J. (2016). Using the R Commander: A Point-and-Click Interface for R (1st ed.). Chapman and Hall/CRC. https://doi.org/10.1201/9781315380537

Irizarry, R. A. (2019). Introduction to data science: Data analysis and prediction algorithms with R. CRC Press. Acessível grauitamente em https://leanpub.com/datasciencebook

R Core Team (2024). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.

Wickham, H., & Grolemund, G. (2016). R for data science: import, tidy, transform, visualize, and model data. " O'Reilly Media, Inc.". Acessível gratuitamente em https://r4ds.had.co.nz/

Observações