• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MRDE004
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ética, Segurança e Direitos de Autoria

Código: MRDE004    Sigla: ESDA
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3173
Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 11 Despacho n.º 6237/2018 4 24 108

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE1

Teórico-Práticas: 29,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,20
Nuno Ricardo Lopes Oliveira   2,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Ricardo Lopes Oliveira Responsável
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Dina Maria Gomes Rocha Coordenação Científica
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica
Luísa Maria da Silva Delgado Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.definir os conceitos de: ética, liberdade intelectual, privacidade, direitos de autor e normas de bom uso da informação online. 
2.conhecer as questões dos direitos de autor em relação à (re) utilização da informação na Web, de forma a cumprir normas legais existentes e questões éticas.
3.classificar recursos e metodologias de aplicação de forma a cumprir os preceitos normativos, as questões de ética enquanto princípio de base na formação de todos os intervenientes no processo educativo.
4.identificar a natureza das ciberameaças e o seu impacto individual e global.
5. reconhecer as responsabilidades do individuo e o seu papel enquanto agente ativo da cibersegurança e ciberdefesa.

Conteúdos programáticos

1.Ética na Sociedade da Informação Definição de conceitos Análise dos conceitos e sua interação
2.A (re)utilização da informação Direitos de autor enquadramento legal: legislação nacional e internacional Creative Commons e a (re) utilização da informação online
3.Plágio e auto-plágio
4. Análise e resolução de situações
5. Identificação de recursos e ferramentas de deteção de plágio
6. impacto das ciberameaças
7. cibersegurança e ciberdefesa do utilizador

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desenrolam-se em cinco pontos fundamentais. Em todos eles privilegia-se o aprofundamento de conteúdos teóricos no domínio da ética e da utilização da informação na Web, alcançando-se assim os dois primeiros objetivos desta uc. Partindo deste conhecimento teórico, serão analisadas situações práticas no âmbito das ciberameaças, da segurança na Internet e do cibercrime. Deste modo, procuramos alcançar os restantes três objetivos desta unidade.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Interação com os alunos através de sessões presenciais, com exposição por parte do docente, fomentando no entanto a discussão e participação dos alunos, em sessões práticas; Utilização da plataforma Moodle enquanto repositório de documentação e dinamização através de fóruns de discussão ou outras atividades.

A avaliação por frequência: avaliação contínua = 40%. Avaliação ao longo das sessões de trabalho que resultará da assiduidade, pontualidade, em presença ou a distância, empenho do estudante no trabalho individual e na colaboração com o grupo. Os estudantes desenvolverão atividades web based obrigatórios de carácter formativo e de carácter sumativo. Trabalho de natureza teórico prática = 60%. Finalidade de aferir a compreensão dos conceitos. A natureza do trabalho será definido em conjunto com o grupo de estudantes e de acordo com os seus interesses e necessidades.

A avaliação por exame incluirá um teste teórico (50%) e a apresentação e a discussão oral de um trabalho (50%) 


Avaliação

A avaliação por frequência: avaliação contínua = 40%. Avaliação ao longo das sessões de trabalho que resultará da assiduidade, pontualidade, em presença ou a distância, empenho do estudante no trabalho individual e na colaboração com o grupo. Os estudantes desenvolverão atividades web based obrigatórios de carácter formativo e de carácter sumativo. Trabalho de natureza teórico prática = 60%. Finalidade de aferir a compreensão dos conceitos. A natureza do trabalho será definido em conjunto com o grupo de estudantes e de acordo com os seus interesses e necessidades.

A avaliação por exame incluirá um teste teórico (50%) e a apresentação e a discussão oral de um trabalho (50%) 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com competências na área da (re) utilização, produção e comunicação da informação, conhecendo o enquadramento legal assim como todo o contexto sobre esta temática, podendo utilizar meios, recursos e ferramentas para solucionar estas situações. Permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolver competências de trabalho autónomo, de análise crítica e as capacidades de compreensão e resolução de problemas, sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Creative Commons.org. (2021) State of the Commons Report. Disponível: https://creativecommons.org/2021/03/18/our-2020-state-of-the-commons-report-is-here/
European Commision, 2021. Cybersecurity Policies | Shaping Europe¿s digital future. Disponível: https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/cybersecurity-policies
Internet Segura (2020). Centro Internet Segura. Disponível: https://www.internetsegura.pt/
Lopes, P., Carriço, B., Quintas, C. & Amaral, I. (2015). Direitos digitais: Uma password para o futuro - Relatório do inquérito UAL/DECO 2014-2015. Disponível: http://hdl.handle.net/11144/1865 
Marcos, M. I. (2016) Citar e referenciar: o uso ético da informação. Disponível: http://hdl.handle.net/10400.2/3929  
Willard, N. E. (2007). Cyber-safe kids, cyber-savvy teens: Helping young people learn to use the Internet safely and responsibly. Jossey-Bass.