Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimento dos conceitos e princípios do delineamento experimental. Desenvolvimento das capacidades de análise de condicionantes, gerais e específicas, à instalação e desenvolvimento de experiências e de escolha dos métodos de tratamento de resultados.
Conteúdos programáticos
Tipos de experiências. Planeamento e delineamento de experiências: definição de objectivos e da população de referência; formulação das hipóteses a testar; definição de variáveis, factores e níveis de factores; escolha do número de repetições e casualização. Exactidão e precisão. Avaliação de recursos para a condução da experiência, a realização de tratamentos e a recolha de dados. O modelo linear e os principais tipos de delineamentos experimentais. Utilização de métodos de análise estatística uni- e multivariada.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa procura: ao nível conceptual, fornecer a capacidade de formular perguntas rigorosas e válidas do ponto de vista do modelo estatístico; ao nível da gestão de recursos treinar o estudante na investigação bibliográfica, interacção com pares e partes interessadas e uso das suas competências próprias para a tomada de decisões pertinentes quanto ao objectivo, material e métodos de uma experiência; ao nível da análise de resultados, conferir aptidões para o tratamento de resultados e a sua interpretação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os métodos de ensino incluem sessões expositivas, sessões teórico-práticas e práticas.
Avaliação
A avaliação consiste de um exame final teórico-prático escrito, a que
estão admitidos todos os estudantes regularmente inscritos na unidade
curricular. É possível a dispensa total ou parcial de exame final.
Para este efeito estão previstos um trabalho (TR) e duas provas
escritas teórico-práticas (PE1, PE2). Parte A = 15% TR + 35% PE1 Parte B = 50% PE2 A
obtenção de um mínimo de 10 valores numa qualquer parte, permite a
dispensa de realização de exame final sobre a matéria nela avaliada. A nota final é a média algébrica das duas partes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos de aprendizagem carecem de exposição teórica para a componente conceptual, interação teórico-prática para as componentes de planeamento e análise de dados, seminários para estudos de caso e apoio tutorial para o trabalho autónomo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Andersson, Oivind (2012). Experiment!: Planning, Implementing and Interpreting. New Jersey: Wiley, 288 pp Box, G.E.P., Hunter, J. S. & Hunter, W.G. (2005). Statistics for Experimenters: Design, Innovation, and Discovery (2nd ed), New Jersey: John Wiley & Sons, 664 pp. Dytham, C. (2003). Choosing and Using Statistics - A Biologist's Guide (2nd ed.). Oxford: Blackwell Publishing, 249 pp. Hinkelmann, K. & Kempthorne, O. (2008). Design and Analysis of Experiments. Vol. 1 (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons, 631 pp. Hinkelmann, K. & Kempthorne, O. (2005). Design and Analysis of Experiments. Vol. 2. New Jersey: John Wiley & Sons, 780 pp. Moen, Ronald D., Nolan, Thomas W. & Provost, Lloyd P. (2012). Quality Improvement Through Planned Experimentation (3rd ed.). New York: McGraw-Hill Education, LLC., 512 pp. Ryan, T. P. (2007). Modern Experimental Design. New Jersey: John Wiley & Sons, 593 pp.