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Alimentação e Saúde Pública

Código: MTA2104    Sigla: ASP
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTA 1 Despacho n.º 13844/2011 de 14/10 6

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante relacione e consolide conhecimentos anteriormente adquiridos de forma a poder colaborar na elaboração de sistemas proactivos de qualidade e segurança alimentar de forma a garantir a saúde pública.

Conteúdos programáticos

Alimentação e saúde: comportamentos alimentares-atitudes face à alimentação, caracterização de perfis. Riscos e doenças alimentares de origem biológica-doenças associadas à alimentação, riscos associados à alimentação, alimentos associados a riscos e doenças. Alteração dos padrões de consumo. Toxicologia geral e alimentar. Investigação toxicológica: métodos experimentais de avaliação da segurança alimentar. Ameaças tóxicas em segurança alimentar: contaminantes, resíduos, aditivos, tóxicos naturalmente presentes nos alimentos. Genotoxicidade alimentar. Novos alimentos e novas preocupações. A avaliação do risco em Toxicologia Alimentar. Educação alimentar: problemática das interacções entre estabelecimentos de ensino superior, direcções regionais de educação, instituições de saúde pública e empresas do cluster alimentar, na inversão do número crescente de patologias associadas a más práticas alimentares.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular é iniciada com uma abordagem geral sobre as alterações dos comportamentos alimentares ocorrida nas últimas décadas e sua relação com a prevalência de doenças de origem alimentar. São estudadas as doenças alimentares de origem biológica, com particular destaque para o estudo dos agentes zoonóticos e dos agentes patogénicos emergentes e reemergentes. Pretende-se também identificar os principais riscos para a segurança alimentar em termos toxicológicos, saber como os prevenir; conhecer os efeitos biológicos dos principais agentes tóxicos de relevância alimentar; aplicar ferramentas de avaliação do risco das potenciais ameaças em Toxicologia Alimentar. Por último, pretende-se chamar a atenção para a importância da educação alimentar das populações, particularmente dos jovens, e para a necessidade do estabelecimento de parcerias entre organizações com responsabilidades a diferentes níveis, em termos da segurança alimentar.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O processo de ensino aprendizagem inclui ensino a distância (EaD), com sessões síncronas, com metodologias expositivas com projeção audiovisual (criadas no programa PowerPoint) e discussão de estudos de caso que motivam a interação do grupo, usando videoconferências via Zoom ou Teams. O uso da plataforma Moodle privilegia a comunicação assíncrona, facilitando a orientação do trabalho de pesquisa e possibilitando aceder aos elementos de aprendizagem. A aprendizagem é complementada com resolução de casos-problema e exercícios.


Avaliação

Os estudantes estão admitidos a exame final. A avaliação contínua consta de um trabalho teórico-prático de pesquisa em grupo (TPG), com apresentação oral e discussão individual, e de uma prova escrita individual (PI) com a ponderação de, respetivamente, 60% e 40%. Para dispensa nenhum dos elementos de avaliação pode ter uma classificação < 10 valores. O exame final consta de uma prova escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos da unidade curricular Alimentação e Saúde Publica implicam uma consciencialização por parte dos estudantes dos vários riscos para a saúde coletiva e individual a que podem estar sujeitos em termos alimentares e a aplicação destes conhecimentos em cenários aproximados da realidade. Sendo objetivo fundamental da unidade curricular que os estudantes tenham as competências adequadas para analisarem situações de potencial risco e tomarem decisões para eliminar o risco ou prevenir a exposição e efeitos adversos, protegendo a saúde pública, é logicamente adequada a abordagem baseada em aulas teórico-práticas e de orientação tutorial, com preponderância de discussão crítica de casos e situações reais e análise de cenários possíveis em termos de plano de acção para resolução dos problemas.
É incentivado o trabalho de pesquisa em diversos browsers (B-On, ISI Web of knowlege ou Sciencedirect), suportado com a aplicação de conhecimentos das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Andrade, V.M., Mateus, M.L., Batoréu, M.C., Aschner, M.& Santos, A.P.M. (2015). Lead, Arsenic, and Manganese Metal Mixture Exposures: Focus on Biomarkers of Effect. Biol Trace Elem Res, 166(1):13-23.
WHO (2003).Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases.
EFSA-ECDPC (2022). EU One Health Zoonoses Report 2021. EFSA Journal 2022;20(12):7666.
FAO/WHO (2007). Report of FAO/WHO Expert Consultation on the Safety Assessment of Foods Derived from Recombinant-DNA Animals.
UE (2010). Food-related risks. Special Eurobarometer 354,European Commission, November.
Hodgson, E. (2010). A Textbook of Modern Toxicology. 4th ed., New Jersey, USA: John Wiley and Sons Inc, 538 pp.
Klaasen C., Amdur M &, Doull J., eds. (2008). Casarett and Doull's Toxicology - The Basic Science of Poisons. 7th ed., New York: The MacGraw-Hill Companies Inc, 1236 pp.
Shibamoto, T. & Bjeldanes, L.F. (2009). Introduction to Food Toxicology. 2nd ed., ELSEVIER, 320 pp.

Observações