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Projecto

Código: MTA2200    Sigla: PROJ
Área Científica: Ciência e Tecnologia Alimentar

Ocorrência: 2024/25 - A

Área de Ensino: Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTA 5 Despacho n.º 13844/2011 de 14/10 10

Horas Efetivamente Lecionadas

MTA_2

Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Orientação Tutorial: 2,66

Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 2,66
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA   1,33
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Gabriela Oliveira Lima Basto de Lima - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC permite ao estudante a preparação e organização do trabalho/estágio/projeto/dissertação. Pretende-se que os alunos adquiram competências em áreas de conhecimento emergentes, privilegiando a interação com entidades da indústria agroalimentar e do sistema de investigação científico e tecnológico. Os alunos desta UC irão beneficiar do conhecimento existente e capacidade de inovação nas empresas e noutras organizações deste setor. Pretende-se promover a capacidade de planeamento e desenvolvimento de um trabalho de investigação técnico-científica e/ou de criação/inovação, de forma autónoma, ao longo do estágio e da elaboração da dissertação. Os estudantes elaboram uma proposta escrita do tema que irão desenvolver que, conforme o regulamento em vigor será apresentada no Conselho Técnico-Científico para aprovação.

Conteúdos programáticos

1. Apresentação de seminários com temáticas atuais, com o intuito de promoção de ideias e escolha de temas para o estágio e dissertação.
2. Organização do trabalho de investigação científica e/ou tecnológica de natureza profissional desenvolvendo a capacidade de pesquisar e de selecionar um tema que tenha relevância na área da ciência e tecnologia dos alimentos, considerando também, a inovação e a contribuição potencial que o estágio/dissertação poderá oferecer, concomitantemente, com uma revisão bibliográfica consistente e bem enquadrada, metodologias de abordagem bem fundamentadas e, consequente, análise e interpretação dos resultados científicos e/ou técnicos, de forma crítica.
3. Apresentação escrita e oral, de forma clara, do projeto de investigação/criação desenvolvido.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os estudantes devem ser incentivados pelos respetivos orientadores e docentes da UC, a refletir sobre como as teorias e conceitos estudados na formação curricular se aplicam às situações enfrentadas no estágio. Devem definir objetivos claros para o estágio, alinhando-os com as competências que desejam desenvolver e com o conteúdo programático da formação, o que ajudará a manter o foco no entrosamento entre a teoria e a prática. A colaboração com os orientadores no ambiente de estágio proporciona contributos valiosos sobre como aplicar a teoria na prática. Ao longo do estágio, os estudantes podem ser envolvidos em projetos que exijam a aplicação de conhecimentos adquiridos, permitindo que integrem teoria e prática de forma concreta.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Não se aplica.


Avaliação

Na última semana letiva do 1º semestre os estudantes deverão submeter por escrito à coordenação do curso a sua proposta de trabalho, conducente à realização do estágio/projeto/dissertação, do tema que irão desenvolver na área da ciência e tecnologia dos alimentos, que inclua: título, área, palavras-chave, resumo, objetivos, introdução/estado da arte, descrição das tarefas a executar e recursos necessários para a sua execução, resultados esperados, cronograma, e referências bibliográficas da matéria em estudo.

No final da unidade curricular, o estudante deverá fazer uma apresentação individual de um relatório preliminar escrito (RPE) e apresentação oral sob a forma de seminário (AO), enquadrando a introdução, metodologia e resultados preliminares do estágio/dissertação em desenvolvimento, em data a considerar.

Classificação final: 60% RPE + 40% AO.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Ao longo da unidade curricular o estudante é acompanhado de forma a conseguir planificar a sua componente de estágio e a efetuar o delineamento das atividades a desenvolver, procurando perspectivar no tempo a sua duração.
Os estudantes são estimulados a efetuar uma revisão bibliográfica sobre o tema analisado, de modo a constituir uma base de fundamentação e discussão dos resultados obtidos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

A bibliografia depende do tema abordado por cada estudante.

Observações