Código: | TAC10 | Sigla: | CJNEF | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TACJ | 24 | Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
1. Necessidades específicas de educação em crianças e jovens
- Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
- Enquadramento legal, modelos e práticas em necessidades específicas de educação em Portugal
- Caracterização das necessidades específicas de educação e necessidades de saúde especiais
- Crianças e jovens com doenças crónicas
- Papel da família
- Papel da equipa educativa
- Deficiência e agressividade
2. Intervenção precoce em crianças com necessidades específicas de educação
- Conceito e âmbito da intervenção precoce
- Modelos de intervenção precoce
3. Desenvolvimento sexual da criança e jovem com deficiência
- Educação sexual na deficiência
- Cognição, valores e sexualidade
- Direito à sexualidade
4. Participação de crianças e jovens com necessidades específicas de educação
4.1 Abordagem educativas
4.2 Crianças e jovens com necessidades específicas - atividades pedagógicas
4.3 Espaços equipamentos e materiais
A unidade curricular (UC) tem como referência paradigmática o conceito de INCLUSÃO, cujo objetivo essencial é o desenvolvimento global de todos/as em condições de igualdade de oportunidades e participação, no respeito pela diferença e autonomia de cada um/a. Visa proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da intervenção socioeducativa para pessoas cuja condição física, afetiva, cognitiva, social, psicológica ou outra, exijam uma intervenção diferenciada que responda às necessidades específicas. Os conteúdos da UC promovem a consolidação de competências psicopedagógicas para desenhar, promover e implementar práticas inclusivas, promovendo um profundo respeito pelas diferenças individuais e acolhendo a diversidade numa perspetiva positiva, onde as qualidades pessoais e os recursos de todos/as os/as intervenientes são considerados/as e valorizados/as como parte integrante de um processo, espelho da realidade em que nos encontramos inseridos/as.
A abordagem a esta unidade curricular organiza-se em momentos alternados de:
- Método expositivo com apresentação e informações sistematizadas pelos docentes, promovendo uma atitude participativa por parte dos/as estudantes através da colocação de questões de natureza prática, promovendo reflexão pessoal , a organização e integração de ideias previamente adquiridas e em aquisição, e a partilha de vivências pessoais.
- Técnicas de dinâmica de grupo, estudos de caso, debates, atividades de reflexão, análise de documentos, análise de vídeos, apresentação de trabalhos desenvolvidos em pequenos grupos e/ou individuais.
O regime de avaliação contínua inclui: Ficha de avaliação (50%) necessidade de obter pelo menos metade do valor. Trabalho de grupo (50%) (Trabalho 40% e Apresentação 10%).Carga média de trabalho autónomo: trabalhos de pesquisa, leitura e análise informação (20h); trabalho de grupo (22h); estudo para teste escrito (10h).
Avaliação por exame: prova escrita (100%).
A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que potencia a reflexão e desenvolvimento de competências psicossociais de intervenção que fomentam a implementação de práticas de sucesso. A diversificação de estratégias e de métodos educativos, promovem o desenvolvimento e a aprendizagem bem-sucedida baseando-se numa perspetiva que promove a equidade de oportunidades e uma visão inclusiva.
Both, T., & Ainscow, M. (2002). Index for Inclusion - Developing Learning Participation in School. Centre for Studies on Inclusive Education (CSIE).
Cruz, S. C. P. (2006). Educação, igualdade de oportunidades e inclusão na escola, na profissão e na sociedade democrática. [Tese de Mestrado, Universidade do Minho]. RepositoriUM https://hdl.handle.net/1822/6367
DGIDC-ME (2008). Educação Especial. Manual de Apoio à Prática. Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
DGIDC-ME (2011). Educação Inclusiva e Educação Especial. Indicadores chave para o desenvolvimento das escolas: um guia para diretores. Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
UNESCO (1994). Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na área das Necessidades Educativas Especiais. UNESCO
Warnock, M. (1978). Report on Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. HMSO