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Química

Código: TANL1104    Sigla: Q
Área Científica: Química

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 16 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_1A

Teórico-Práticas: 48,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria José Cambalacho Rosa Mendes Diogo - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rute Maria Filipe Vitor - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar e consolidar os conhecimentos básicos de química geral.

Conteúdos programáticos

Componente Teórica: 1. Estrutura Atómica e Tabela Periódica. 2. Ligação Química. 3. Compostos de Coordenação. 4. Água e soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6. Cinética Química. 7. Equilíbrio Químico. 8. Reacções Ácido-Base. 9. Reacções de Precipitação. 10. Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução.
Componente Prática: 1. Concentração de soluções-cálculos e preparação de soluções. 2. Reacções ácido-base: Volumetria, soluções tampão. 3. Equilíbrio químico. 4. Solubilidade de sais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teórico práticas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos e efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada. Nas sessões laboratoriais pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos nas sessões teórico práticas através da realização de trabalhos práticos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico, tutorial presencial e laboratorial.


Avaliação

É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular.
Todas as avaliações deverão ter classificação igual ou superior a 8 valores.
-Dispensas parciais:
Componente teórica: 4 testes escritos (TE), a serem realizados durante o período letivo, com inscrição obrigatória na plataforma LMS,
TE=média dos testes escritos igual ou superior a 10.
Componente Laboratorial: 4 Relatórios/Fichas de trabalho (TL) relativos à componente prática;
TL=média dos relatórios/fichas igual ou superior a 10.
-Dispensa total:
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 TL
- Exame final:
1 prova escrita (PE) + 1 prova laboratorial (PL)
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 PL

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teórico práticas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos e efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada. Nas sessões laboratoriais pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos nas sessões teórico práticas através da realização de trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Atkins, P.& Beran, J. (1992). General Chemistry (2nd ed.). USA: Scientific American Books, 922 pp.
Boikess, R. (2009). How to Solve General Chemistry Problems (8th ed.). USA: Prentice Hall, 325 pp.
Chang, R.& Goldsby, K. A. (2013). Química (11ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill, 1085 pp.
Weiss, G. S., Greco, T. G & Rickard, L. H. (2014). Experiments in General Chemistry (9th ed.). Harlow:
Pearson, 328 pp.

Observações