Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e competências fundamentais
na área da química analítica, que serão utilizados em unidades curriculares
subsequentes, desenvolvendo capacidades de interligação de conhecimentos
teóricos e de aplicação prática e experimental, que lhe permitam compreender, planear
e executar adequadamente, de forma autónoma ou integrando uma equipa, procedimentos
e tarefas comummente realizadas num laboratório de análises químicas: reconhecer
e saber utilizar aparelhos e outros materiais; executar operações unitárias e técnicas
de amostragem comuns em laboratório; usar metodologias clássicas de análise
química; desenvolver o cálculo analítico; realizar o registo, tratamento,
interpretação e controlo de resultados analíticos
Conteúdos programáticos
1. Fundamentos
de análise laboratorial. 1.1. Reagentes químicos e suas aplicações:
água para usos laboratoriais; reagentes químicos, padrões e materiais de referência;
segurança, preparação, purificação e armazenamento de reagentes. 1.2. Material
de laboratório: características, usos, limpeza/descontaminação. 1.3. Operações
unitárias comuns em laboratório, aparelhos e montagens típicas para o
laboratório. 1.4. Procedimentos básicos de amostragem e preparação de amostras.
2. Metodologias analíticas clássicas.
2.1. Análise gravimétrica: fundamentos teóricos, métodos gravimétricos mais relevantes,
boas práticas; aplicações em ambiente laboratorial. 2.2. Análise volumétrica:
fundamentos teóricos, uso do sistema equivalente nos cálculos químicos, métodos
titrimétricos mais significativos (acidimetria e alcalimetria, argentimetria,
complexometria e oxidimetria), boas práticas; aplicações em ambiente
laboratorial.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O desenvolvimento de conhecimentos teóricos e sua aplicação experimental, permitirão ao estudante executar adequadamente tarefas básicas realizadas num laboratório de análises químicas, nomeadamente: a utilização adequada de material de vidro volumétrico ou não; pesagem; seleção de reagentes e de água apropriada a diversos fins; executar operações unitárias, tais como filtração, centrifugação, destilação; efectuar técnicas de amostragem; usar metodologias básicas de análise química, tais como a volumetria e a gravimetria; desenvolver o cálculo analítico, realizando não só o registo, como o tratamento e interpretação dos resultados obtidos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
No ensino teórico-prático são transmitidos conhecimentos aplicados nas sessões práticas e de laboratório. Nas sessões tutoriais os estudantes são orientados na resolução de problemas e estruturação de relatórios/fichas de trabalhos.
Avaliação
- Avaliação contínua: obrigatória a assistência a 75% das sessões presenciais, incluindo todas as sessões com elementos de avaliação;
- 1 Prova escrita (PE);
- 3 Relatórios/ Fichas de trabalho (PL);
- Fórmula de dispensa total: 60% PE + 40% (média PL): média de dispensa >=10; nenhuma avaliação pode ser < 8;
- Dispensas parciais com >= 10;
- Exame final: são admitidos a exame final os estudantes inscritos na disciplina. O exame final consta de uma prova escrita.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
AOAC (2016) Official Methods of Analysis of AOAC International. Vol. 2. 20nd ed. George Latimer, Jr. Arlington. Association of Official Analytical Chemists, Inc. Virginia. 3172 p.; FUNK, W.; DAMMANN, G. & DONNEVERT, G. (1995) Quality assurance in analytical chemistry; Gray, A. VCH Pub, Weinheim. 238p.; OHLWEIER, O.A. (1981), Química analítica quantitativa 2. Vol. 2. 3ª ed. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.: Rio de Janeiro. 226p.; NOLLET, L.M.L. [ed. lit.] (1996), Handbook of food analysis. Vol. 1. Marcel Dekker Inc.: New York. 1088p.; VOGEL, A. (1981) Análise inorgânica quantitativa; Basset, J. et al., Espinola, A. 4th ed. Ed. Guanabara Dois S.A. Rio de Janeiro. p. 168-375.