Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer conhecimentos gerais sobre as propriedades químicas e físicas do solo, disponibilidade de nutrientes para as plantas e nutrição mineral das plantas.
Criar competências para que, no domínio dos princípios e das técnicas de análise de solos e de material vegetal, o estudante seja capaz de executar análises físico-químicas e interpretar os resultados, selecionando os métodos e as técnicas mais adequadas em contexto laboratorial.
Conteúdos programáticos
Considerações gerais sobre as principais propriedades físicas e químicas dos solos. Conceitos gerais sobre nutrição das plantas e comportamento dos elementos minerais na planta. Análises de solo. Métodos de amostragem, colheita e preparação de amostras de terra; Análises químicas (pH, matéria orgânica, carbonatos, macronutrientes, micronutrientes, capacidade de troca catiónica e bases de troca). Métodos analíticos utilizados, fundamentos e interpretação dos resultados. Análises físicas (textura, densidade real e aparente). Métodos utilizados, fundamentos e interpretação dos resultados. Análises de plantas. Métodos de amostragem, colheita e preparação de amostras de material vegetal. Determinações analíticas em materiais vegetais. Digestão por via seca e por via húmida. Determinação do azoto, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, sódio, cobre, ferro, manganês, zinco, boro, enxofre. Métodos analíticos utilizados. Fundamentos dos métodos e interpretação dos resultados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico é efetuado através de sessões de exposição dos temas definidos nos conteúdos programáticos. Estas sessões serão complementadas com sessões práticas onde os estudantes irão executar análises físico-químicas de solos e plantas bem como coligir e interpretar os resultados
Avaliação
1. CONDIÇÕES GERAIS
A avaliação contínua consta de uma prova escrita (PE) e de dois trabalhos práticos com apresentação oral (TP)
2. CONDIÇÕES PARA ADMISSÃO A EXAME FINAL
São admitidos a exame final todos os estudantes que estejam legalmente inscritos;
3. CONDIÇÕES PARA DISPENSA DE EXAME FINAL
Para efeitos de dispensa, os estudantes deverão obter uma classificação igual ou superior a 8 valores em todas as provas realizadas, sendo o resultado apurado a partir da seguinte expressão:
Nota final = 40% da PE + 30% do TP1 + 30% do TP2
Assistência a, pelo menos, 75% das sessões de contacto;
4. EXAME FINAL
Consiste numa prova escrita de avaliação de conhecimentos sobre a matéria lecionada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Costa, J. Botelho. 1979. Caracterização e Constituição do Solo. 2ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Portugal.
Sparks, D.L., A.L. Page, P.A. Helmke, and R.H. Loeppert (1996). Methods of Soil Analysis Part 3 - Chemical Methods. SSSA Book Ser. 5.3. SSSA, ASA, Madison, WI.
Ritas, J.L. e Melida, J.L. (1990). El diagnostic de suelos y plantas (metodos de campo y laboratorio). 4ª ed. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.