Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer conhecimentos no âmbito: dos princípios ativos que compõem os diferentes fármacos; dos mecanismos através dos quais os fármacos exercem os seus efeitos; de medicamentos específicos e sua ação nos diversos sistemas; de farmacocinética e farmacodinamia (por forma a conhecer e compreender as potencialidades e limitações dos fármacos em terapêutica); das boas práticas aplicáveis.
Conteúdos programáticos
1. Objetivos da Farmacologia e da Terapêutica. 2. Noções gerais sobre o medicamento: definição; droga e fármaco; origem, classificação e categorias dos medicamentos. 3. Conceitos gerais de farmacocinética (absorção, distribuição, metabolismo e excreção) e farmacodinamia. 4. Vias de administração de fármacos no organismo. 5. Mecanismos gerais de ação. 6. Associações medicamentosas e posologia: dose, margem terapêutica. 7. Extrapolação posológica inter-espécies. 8. Toxicidade dos medicamentos: reações adversas e sobredosagem. 9. Técnicas de administração de medicamentos. 10. Enquadramento legislativo no espaço nacional e na união europeia. 11. O bem-estar animal e a ética em terapêutica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico assenta em sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos. O ensino prático laboratorial assenta em procedimentos e técnicas para apoio à compreensão das matérias teóricas. Na orientação tutorial é complementada a componente de ensino prático laboratorial. Avaliação:
Avaliação
Os estudantes inscritos estão admitidos a exame final. Na avaliação contínua os elementos de avaliação são duas provas escritas teóricas (PE) e um trabalho de pesquisa bibliográfica em grupo (TP), com a seguinte ponderação: [0,6 (média 2 PE) +0,4 TP]. Para dispensa de exame final é obrigatória: - a assistência a 75% das sessões de contacto; - que nenhum elemento de avaliação tenha classificação inferior a 8 valores e a média das provas escritas seja maior ou igual a 10 valores: [0,6 (média 2 PE) +0,4 TP] maior ou igual a 10 valores. O exame final consta de uma prova escrita.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Terapêutica Medicamentosa e Suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia). J. Garrett, W. Osswald e S. Guimarães (Eds), 5ª edição, Porto Editora, 2006. The Pharmacological Basis of Therapeutics. Goodman and Gilman (Last Ed.). International Edition. Veterinary Pharmacology and Therapeutics. H. Richard Adams (Last Ed.). Iowa State Edition.