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Contabilidade

Código: TDL09    Sigla: CONT
Área Científica: Contabilidade e Fiscalidade

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDL 25 Plano Ctesp Distribuição e Logistica 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TDL-1-AZB

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Cristiana Mata de Carvalho - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel João Martins Nogueira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer o papel da contabilidade nas organizações.
2. Compreender lógicas e os conteúdos das demonstrações financeiras.
3. Aplicar técnicas de custeio para a tomada de decisão.

Conteúdos programáticos

1. O papel da contabilidade nas organizacões.
2. Lógicas e conteúdos das demonstrações financeiras.
3. Técnicas de custeio para a tomada de decisão.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Incluem os principais conteúdos e conceitos do SNC e da contabilidade de gestão que conferem aos estudantes a capacidade de adquirir conhecimentos sobre os sistemas de informação das empresas, concretamente sobre a área financeira.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.  


Avaliação

Nesta unidade curricular a avaliação contínua de conhecimentos contempla duas provas escritas individuais com a ponderação de 50% cada.
Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação anterior uma nota não inferior a 10 (dez) valores.
Nos exames desta unidade curricular não haverá lugar a prova oral, pelo que só serão aprovados os alunos que na prova escrita obtenham uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As competências cognitivas e práticas são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de exercícios (acompanhada pelo professor).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Caiado, A. P. (2020). Contabilidade analítica e de gestão, 9ª Edição. Áreas Editora.
Mullis, D., & Orloff, J. (2009). O Jogo da Contabilidade. Centro Atlântico.
Porto Editora (2017). Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição. Porto Editora.