Código: | TMTA1102 | Sigla: | ECRN | |
Área Científica: | Ciências do Ambiente |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TMTA | 22 | Despacho n.º 9079/2021 de 13/09 | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas, dinâmica e evolução das populações, conservação e biodiversidade, técnicas de análise ambiental, legislação e políticas de ambiente.
1. Panorama ambiental em Portugal e no mundo. 2. Objetivos, princípios e conceitos de ecologia. 3. Influência do ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos e populações. 4. Relações tróficas, cadeias alimentares e relações intra e interespecíficas. 5. Organização e diversidade de comunidades, ecossistemas e biomas; os ecossistemas mediterrânicos. 6. Dinâmica e demografia das populações: efetivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão ecológica. 7. Métodos de amostragem de populações animais e vegetais e sua identificação taxonómica. 8. Estudo da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 9. Biodiversidade, Conservação e Desenvolvimento Sustentável. 10. Poluição e Bioindicadores. 11. Sistemas de Gestão Ambiental e Legislação Ambiental e Políticas de Ambiente: no âmbito das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal.
Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre o funcionamento dos ecossistemas e sobre os principais impactos ambientais da atividade antropogénica. Igualmente, através da análise dos problemas e dos desafios ambientais, mas também dos instrumentos de gestão ambiental, esta UC pretende dotar os alunos das competências necessárias para promoverem o desenvolvimento sustentável em diversas atividades.
Metodologia
As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.
Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os principais aspectos da ciência ecológica e da sua aplicabilidade. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.
Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC.
Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta.
Casetta, Elena, 2018. Biodiversidade: o que é e porque é importante. Gradiva.
Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco.
Molles JR., Manuel C.& Sher, Anna A. (2019). Ecology: concepts and applications. New York: McGrawHill
Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press.
Oliveira, Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel Edições Técnicas, Ldª.
Pereira, H.M.L.F., 2009. Ecossistemas e bem-estar humano: avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora.
Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Soares, A. & Cunha F., 2010. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Verlag Dashöfer.